Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/22912 |
Resumo: | Este trabalho de projeto tem como objetivo geral a elaboração de um plano de Marketing para a Associação de Andebol de Aveiro. Tem como objetivos específicos a realização de uma análise diagnóstico da situação, a definição de objetivos, o estabelecimento de opções estratégicas, a definição do plano operacional para esta associação e a concretização de parte do plano. Em termos metodológicos, este trabalho baseou-se em dados primários, nomeadamente, entrevistas e os trabalhos efetuados de acordo com o plano de Marketing escolhido, apesar de também ter havido recolha de dados secundários, nomeadamente na história da Associação de Andebol de Aveiro. Realizámos uma revisão da literatura sobre Marketing, Marketing de serviços e Marketing desportivo e analisámos alguns modelos de planos de Marketing, propostos por alguns dos principais autores, adaptando-os e respondendo às necessidades do nosso projeto. Este trabalho propõe a transformação da Associação de Andebol de Aveiro numa associação impactante no mundo tecnológico-digital e físico, proativa, e, consequentemente, geradora de fundos para si própria e também para a região em que se insere, aumentando a sua capacidade de competição face a outros desportos e a outras instituições da mesma modalidade. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos no início deste trabalho de projeto, tendo-se desenvolvido um plano de intervenção de Marketing e concretizado parte deste, conseguindo dar à Associação uma maior visibilidade e proporcionando uma maior interação com os ‘clientes’ da Associação, atendendo aos dados recolhidos nas entrevistas efetuadas e na coleta de dados das redes sociais no período de colaboração-intervenção. |
id |
RCAP_8e3a14894e3171572906d8924bd2cd88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/22912 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketingMarketingDesportosAndebol - AveiroEste trabalho de projeto tem como objetivo geral a elaboração de um plano de Marketing para a Associação de Andebol de Aveiro. Tem como objetivos específicos a realização de uma análise diagnóstico da situação, a definição de objetivos, o estabelecimento de opções estratégicas, a definição do plano operacional para esta associação e a concretização de parte do plano. Em termos metodológicos, este trabalho baseou-se em dados primários, nomeadamente, entrevistas e os trabalhos efetuados de acordo com o plano de Marketing escolhido, apesar de também ter havido recolha de dados secundários, nomeadamente na história da Associação de Andebol de Aveiro. Realizámos uma revisão da literatura sobre Marketing, Marketing de serviços e Marketing desportivo e analisámos alguns modelos de planos de Marketing, propostos por alguns dos principais autores, adaptando-os e respondendo às necessidades do nosso projeto. Este trabalho propõe a transformação da Associação de Andebol de Aveiro numa associação impactante no mundo tecnológico-digital e físico, proativa, e, consequentemente, geradora de fundos para si própria e também para a região em que se insere, aumentando a sua capacidade de competição face a outros desportos e a outras instituições da mesma modalidade. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos no início deste trabalho de projeto, tendo-se desenvolvido um plano de intervenção de Marketing e concretizado parte deste, conseguindo dar à Associação uma maior visibilidade e proporcionando uma maior interação com os ‘clientes’ da Associação, atendendo aos dados recolhidos nas entrevistas efetuadas e na coleta de dados das redes sociais no período de colaboração-intervenção.The present project work has the general aim of eleborating a Marketing plan for the Handball Association of Aveiro. Its specific objectives are to carry out a diagnostic analysis of its situation, defining objectives, establishing strategies, delineating an operational plan and implementing part of it. Concercing the methods used, this work was based on primary data, namely, interviews and the carried out works according to the chosen marketing plan; as well as secondary data, like the history of the Aveiro’s Handball Association. In order to meet our project requirements, we performed a thorough review of the literature on Marketing, Service Marketing and Sports Marketing and then analyzed and adapted marketing models proposed by some of the main authors. This thesis proposes the transformation of the Handball Association of Aveiro into an outstanding and proactive association in the technological-digital and physical world, consequently, generating funds for itself and its the region, increasing its competitive value compared to other sports and same modality institutions. According to data collected over conducted interviews and social networks in the collaboration-intervention period, we consider that the initially proposed aims for this project work were accomplished by developing and initiating a Marketing intervention plan which gave the Association greater visibility and interaction with its comunity.Universidade de Aveiro2018-04-19T07:50:02Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22912TID:201945231porFerreira, Bárbara Patrícia Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:49Zoai:ria.ua.pt:10773/22912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:54.749977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing |
title |
Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing |
spellingShingle |
Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing Ferreira, Bárbara Patrícia Rodrigues Marketing Desportos Andebol - Aveiro |
title_short |
Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing |
title_full |
Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing |
title_fullStr |
Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing |
title_full_unstemmed |
Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing |
title_sort |
Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing |
author |
Ferreira, Bárbara Patrícia Rodrigues |
author_facet |
Ferreira, Bárbara Patrícia Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Bárbara Patrícia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Desportos Andebol - Aveiro |
topic |
Marketing Desportos Andebol - Aveiro |
description |
Este trabalho de projeto tem como objetivo geral a elaboração de um plano de Marketing para a Associação de Andebol de Aveiro. Tem como objetivos específicos a realização de uma análise diagnóstico da situação, a definição de objetivos, o estabelecimento de opções estratégicas, a definição do plano operacional para esta associação e a concretização de parte do plano. Em termos metodológicos, este trabalho baseou-se em dados primários, nomeadamente, entrevistas e os trabalhos efetuados de acordo com o plano de Marketing escolhido, apesar de também ter havido recolha de dados secundários, nomeadamente na história da Associação de Andebol de Aveiro. Realizámos uma revisão da literatura sobre Marketing, Marketing de serviços e Marketing desportivo e analisámos alguns modelos de planos de Marketing, propostos por alguns dos principais autores, adaptando-os e respondendo às necessidades do nosso projeto. Este trabalho propõe a transformação da Associação de Andebol de Aveiro numa associação impactante no mundo tecnológico-digital e físico, proativa, e, consequentemente, geradora de fundos para si própria e também para a região em que se insere, aumentando a sua capacidade de competição face a outros desportos e a outras instituições da mesma modalidade. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos no início deste trabalho de projeto, tendo-se desenvolvido um plano de intervenção de Marketing e concretizado parte deste, conseguindo dar à Associação uma maior visibilidade e proporcionando uma maior interação com os ‘clientes’ da Associação, atendendo aos dados recolhidos nas entrevistas efetuadas e na coleta de dados das redes sociais no período de colaboração-intervenção. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-19T07:50:02Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/22912 TID:201945231 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/22912 |
identifier_str_mv |
TID:201945231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137623162224640 |