Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8360 |
Resumo: | A qualidade do ensino superior tem sido uma das questões mais abordadas em programas de investigação educacional dos mais diversos países do mundo. Quase toda a Europa tem tido a preocupação de desenvolver a investigação neste campo de conhecimento, investindo somas avultadas. Os resultados das mais recentes investigações, apontam para uma correlação fortemente positiva entre o sucesso académico dos estudantes e a qualidade de ensino que lhes é disponibilizado. Em consequência, têm sido direccionados os estudos no sentido de identificar e definir os factores que, manifestamente, caracterizam a qualidade de ensino. A forma como os estudantes percepcionam os indicadores de qualidade tem sido um campo, contudo, ainda pouco explorado por parte da investigação. Sentindo esta necessidade, iniciámos uma investigação de carácter longitudinal em que pretendemos verificar o modo como os estudantes dos ensinos básico, secundário e superior fazem a leitura dos indicadores de qualidade de ensino e inferir a influência que os mesmos exercem sobre o seu grau de satisfação e sobre o seu rendimento académico. Assim, para o estudo elaborou-se um questionário estruturado em torno de três categorias (conceito de qualidade, representações de qualidade e grau de satisfação), direccionado para auscultação das opiniões dos alunos. Por ora, a partir da análise de dados referentes a alunos do 1.º ano do curso de 1º ciclo da Licenciatura em Gestão dum dos três estabelecimento de ensino superior do Alentejo, considerando a categoria representações de qualidade do ensino pretendemos verificar que relação existe entre duas das sub-categorias do questionário (empenho dos docentes do curso e metodologias de ensino) e o rendimento académico dos estudantes. Os dados para o estudo exploratório foram recolhidos no final do ano lectivo 2007/2008 junto de uma amostra de 78 estudantes, 26 do sexo masculino e 52 do sexo feminino. As idades variavam entre os 18 e os 52 anos. |
id |
RCAP_8e3b161c739eab8df7173f2413762515 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/8360 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejoqualidade de ensinoensino superiorindicadoresrendimento académicograu de satisfaçãoA qualidade do ensino superior tem sido uma das questões mais abordadas em programas de investigação educacional dos mais diversos países do mundo. Quase toda a Europa tem tido a preocupação de desenvolver a investigação neste campo de conhecimento, investindo somas avultadas. Os resultados das mais recentes investigações, apontam para uma correlação fortemente positiva entre o sucesso académico dos estudantes e a qualidade de ensino que lhes é disponibilizado. Em consequência, têm sido direccionados os estudos no sentido de identificar e definir os factores que, manifestamente, caracterizam a qualidade de ensino. A forma como os estudantes percepcionam os indicadores de qualidade tem sido um campo, contudo, ainda pouco explorado por parte da investigação. Sentindo esta necessidade, iniciámos uma investigação de carácter longitudinal em que pretendemos verificar o modo como os estudantes dos ensinos básico, secundário e superior fazem a leitura dos indicadores de qualidade de ensino e inferir a influência que os mesmos exercem sobre o seu grau de satisfação e sobre o seu rendimento académico. Assim, para o estudo elaborou-se um questionário estruturado em torno de três categorias (conceito de qualidade, representações de qualidade e grau de satisfação), direccionado para auscultação das opiniões dos alunos. Por ora, a partir da análise de dados referentes a alunos do 1.º ano do curso de 1º ciclo da Licenciatura em Gestão dum dos três estabelecimento de ensino superior do Alentejo, considerando a categoria representações de qualidade do ensino pretendemos verificar que relação existe entre duas das sub-categorias do questionário (empenho dos docentes do curso e metodologias de ensino) e o rendimento académico dos estudantes. Os dados para o estudo exploratório foram recolhidos no final do ano lectivo 2007/2008 junto de uma amostra de 78 estudantes, 26 do sexo masculino e 52 do sexo feminino. As idades variavam entre os 18 e os 52 anos.Universidade de Coimbra2013-02-13T14:55:53Z2013-02-132008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8360http://hdl.handle.net/10174/8360por127-145hsp@uevora.ptifialho@uevora.ptjsaragoca@uevora.ptjbonito@uevora.ptActas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o Sucesso: Políticas e Actores229Pires, HeldemerinaFialho, IsabelSaragoça, JoséBonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:37.883797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo |
title |
Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo |
spellingShingle |
Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo Pires, Heldemerina qualidade de ensino ensino superior indicadores rendimento académico grau de satisfação |
title_short |
Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo |
title_full |
Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo |
title_fullStr |
Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo |
title_full_unstemmed |
Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo |
title_sort |
Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo |
author |
Pires, Heldemerina |
author_facet |
Pires, Heldemerina Fialho, Isabel Saragoça, José Bonito, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Fialho, Isabel Saragoça, José Bonito, Jorge |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Heldemerina Fialho, Isabel Saragoça, José Bonito, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
qualidade de ensino ensino superior indicadores rendimento académico grau de satisfação |
topic |
qualidade de ensino ensino superior indicadores rendimento académico grau de satisfação |
description |
A qualidade do ensino superior tem sido uma das questões mais abordadas em programas de investigação educacional dos mais diversos países do mundo. Quase toda a Europa tem tido a preocupação de desenvolver a investigação neste campo de conhecimento, investindo somas avultadas. Os resultados das mais recentes investigações, apontam para uma correlação fortemente positiva entre o sucesso académico dos estudantes e a qualidade de ensino que lhes é disponibilizado. Em consequência, têm sido direccionados os estudos no sentido de identificar e definir os factores que, manifestamente, caracterizam a qualidade de ensino. A forma como os estudantes percepcionam os indicadores de qualidade tem sido um campo, contudo, ainda pouco explorado por parte da investigação. Sentindo esta necessidade, iniciámos uma investigação de carácter longitudinal em que pretendemos verificar o modo como os estudantes dos ensinos básico, secundário e superior fazem a leitura dos indicadores de qualidade de ensino e inferir a influência que os mesmos exercem sobre o seu grau de satisfação e sobre o seu rendimento académico. Assim, para o estudo elaborou-se um questionário estruturado em torno de três categorias (conceito de qualidade, representações de qualidade e grau de satisfação), direccionado para auscultação das opiniões dos alunos. Por ora, a partir da análise de dados referentes a alunos do 1.º ano do curso de 1º ciclo da Licenciatura em Gestão dum dos três estabelecimento de ensino superior do Alentejo, considerando a categoria representações de qualidade do ensino pretendemos verificar que relação existe entre duas das sub-categorias do questionário (empenho dos docentes do curso e metodologias de ensino) e o rendimento académico dos estudantes. Os dados para o estudo exploratório foram recolhidos no final do ano lectivo 2007/2008 junto de uma amostra de 78 estudantes, 26 do sexo masculino e 52 do sexo feminino. As idades variavam entre os 18 e os 52 anos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2013-02-13T14:55:53Z 2013-02-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/8360 http://hdl.handle.net/10174/8360 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/8360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
127-145 hsp@uevora.pt ifialho@uevora.pt jsaragoca@uevora.pt jbonito@uevora.pt Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o Sucesso: Políticas e Actores 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136510558076928 |