Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Heldemerina
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Fialho, Isabel, Saragoça, José, Bonito, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8360
Resumo: A qualidade do ensino superior tem sido uma das questões mais abordadas em programas de investigação educacional dos mais diversos países do mundo. Quase toda a Europa tem tido a preocupação de desenvolver a investigação neste campo de conhecimento, investindo somas avultadas. Os resultados das mais recentes investigações, apontam para uma correlação fortemente positiva entre o sucesso académico dos estudantes e a qualidade de ensino que lhes é disponibilizado. Em consequência, têm sido direccionados os estudos no sentido de identificar e definir os factores que, manifestamente, caracterizam a qualidade de ensino. A forma como os estudantes percepcionam os indicadores de qualidade tem sido um campo, contudo, ainda pouco explorado por parte da investigação. Sentindo esta necessidade, iniciámos uma investigação de carácter longitudinal em que pretendemos verificar o modo como os estudantes dos ensinos básico, secundário e superior fazem a leitura dos indicadores de qualidade de ensino e inferir a influência que os mesmos exercem sobre o seu grau de satisfação e sobre o seu rendimento académico. Assim, para o estudo elaborou-se um questionário estruturado em torno de três categorias (conceito de qualidade, representações de qualidade e grau de satisfação), direccionado para auscultação das opiniões dos alunos. Por ora, a partir da análise de dados referentes a alunos do 1.º ano do curso de 1º ciclo da Licenciatura em Gestão dum dos três estabelecimento de ensino superior do Alentejo, considerando a categoria representações de qualidade do ensino pretendemos verificar que relação existe entre duas das sub-categorias do questionário (empenho dos docentes do curso e metodologias de ensino) e o rendimento académico dos estudantes. Os dados para o estudo exploratório foram recolhidos no final do ano lectivo 2007/2008 junto de uma amostra de 78 estudantes, 26 do sexo masculino e 52 do sexo feminino. As idades variavam entre os 18 e os 52 anos.
id RCAP_8e3b161c739eab8df7173f2413762515
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejoqualidade de ensinoensino superiorindicadoresrendimento académicograu de satisfaçãoA qualidade do ensino superior tem sido uma das questões mais abordadas em programas de investigação educacional dos mais diversos países do mundo. Quase toda a Europa tem tido a preocupação de desenvolver a investigação neste campo de conhecimento, investindo somas avultadas. Os resultados das mais recentes investigações, apontam para uma correlação fortemente positiva entre o sucesso académico dos estudantes e a qualidade de ensino que lhes é disponibilizado. Em consequência, têm sido direccionados os estudos no sentido de identificar e definir os factores que, manifestamente, caracterizam a qualidade de ensino. A forma como os estudantes percepcionam os indicadores de qualidade tem sido um campo, contudo, ainda pouco explorado por parte da investigação. Sentindo esta necessidade, iniciámos uma investigação de carácter longitudinal em que pretendemos verificar o modo como os estudantes dos ensinos básico, secundário e superior fazem a leitura dos indicadores de qualidade de ensino e inferir a influência que os mesmos exercem sobre o seu grau de satisfação e sobre o seu rendimento académico. Assim, para o estudo elaborou-se um questionário estruturado em torno de três categorias (conceito de qualidade, representações de qualidade e grau de satisfação), direccionado para auscultação das opiniões dos alunos. Por ora, a partir da análise de dados referentes a alunos do 1.º ano do curso de 1º ciclo da Licenciatura em Gestão dum dos três estabelecimento de ensino superior do Alentejo, considerando a categoria representações de qualidade do ensino pretendemos verificar que relação existe entre duas das sub-categorias do questionário (empenho dos docentes do curso e metodologias de ensino) e o rendimento académico dos estudantes. Os dados para o estudo exploratório foram recolhidos no final do ano lectivo 2007/2008 junto de uma amostra de 78 estudantes, 26 do sexo masculino e 52 do sexo feminino. As idades variavam entre os 18 e os 52 anos.Universidade de Coimbra2013-02-13T14:55:53Z2013-02-132008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8360http://hdl.handle.net/10174/8360por127-145hsp@uevora.ptifialho@uevora.ptjsaragoca@uevora.ptjbonito@uevora.ptActas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o Sucesso: Políticas e Actores229Pires, HeldemerinaFialho, IsabelSaragoça, JoséBonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:37.883797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo
title Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo
spellingShingle Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo
Pires, Heldemerina
qualidade de ensino
ensino superior
indicadores
rendimento académico
grau de satisfação
title_short Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo
title_full Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo
title_fullStr Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo
title_full_unstemmed Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo
title_sort Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo
author Pires, Heldemerina
author_facet Pires, Heldemerina
Fialho, Isabel
Saragoça, José
Bonito, Jorge
author_role author
author2 Fialho, Isabel
Saragoça, José
Bonito, Jorge
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Heldemerina
Fialho, Isabel
Saragoça, José
Bonito, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv qualidade de ensino
ensino superior
indicadores
rendimento académico
grau de satisfação
topic qualidade de ensino
ensino superior
indicadores
rendimento académico
grau de satisfação
description A qualidade do ensino superior tem sido uma das questões mais abordadas em programas de investigação educacional dos mais diversos países do mundo. Quase toda a Europa tem tido a preocupação de desenvolver a investigação neste campo de conhecimento, investindo somas avultadas. Os resultados das mais recentes investigações, apontam para uma correlação fortemente positiva entre o sucesso académico dos estudantes e a qualidade de ensino que lhes é disponibilizado. Em consequência, têm sido direccionados os estudos no sentido de identificar e definir os factores que, manifestamente, caracterizam a qualidade de ensino. A forma como os estudantes percepcionam os indicadores de qualidade tem sido um campo, contudo, ainda pouco explorado por parte da investigação. Sentindo esta necessidade, iniciámos uma investigação de carácter longitudinal em que pretendemos verificar o modo como os estudantes dos ensinos básico, secundário e superior fazem a leitura dos indicadores de qualidade de ensino e inferir a influência que os mesmos exercem sobre o seu grau de satisfação e sobre o seu rendimento académico. Assim, para o estudo elaborou-se um questionário estruturado em torno de três categorias (conceito de qualidade, representações de qualidade e grau de satisfação), direccionado para auscultação das opiniões dos alunos. Por ora, a partir da análise de dados referentes a alunos do 1.º ano do curso de 1º ciclo da Licenciatura em Gestão dum dos três estabelecimento de ensino superior do Alentejo, considerando a categoria representações de qualidade do ensino pretendemos verificar que relação existe entre duas das sub-categorias do questionário (empenho dos docentes do curso e metodologias de ensino) e o rendimento académico dos estudantes. Os dados para o estudo exploratório foram recolhidos no final do ano lectivo 2007/2008 junto de uma amostra de 78 estudantes, 26 do sexo masculino e 52 do sexo feminino. As idades variavam entre os 18 e os 52 anos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2013-02-13T14:55:53Z
2013-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8360
http://hdl.handle.net/10174/8360
url http://hdl.handle.net/10174/8360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 127-145
hsp@uevora.pt
ifialho@uevora.pt
jsaragoca@uevora.pt
jbonito@uevora.pt
Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o Sucesso: Políticas e Actores
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136510558076928