Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4705 |
Resumo: | A garantia de qualidade de ensino tem sido, desde há muito, um dos temas fundamentais da discussão académica e, mais recentemente, nos órgãos de informação pública. Neste trabalho, integrado num projecto de maior dimensão, começamos por traçar um breve percurso da aplicação do conceito de qualidade ao ensino superior, debruçando-nos sobre os mais recentes estudos nesta área. Seguidamente, apresentamos as principais conclusões retiradas da aplicação de um questionário sobre indicadores de qualidade de ensino, aplicado aos alunos que frequentavam os terceiros anos dos cursos de licenciatura em Enfermagem no Alentejo durante o ano lectivo de 2007/2008. Os resultados relativos à definição de qualidade revelam que os alunos associam, essencialmente, qualidade de ensino ao desempenho dos professores, seguido das infra-estruturas e recursos adequados para a realização das aprendizagens. |
id |
RCAP_b46af7bdf1a47dea6651bf65d9393ea4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/4705 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratórioEnfermagemQualidade de ensinoEnsino superiorRepresentaçõesGrau de satisfaçãoA garantia de qualidade de ensino tem sido, desde há muito, um dos temas fundamentais da discussão académica e, mais recentemente, nos órgãos de informação pública. Neste trabalho, integrado num projecto de maior dimensão, começamos por traçar um breve percurso da aplicação do conceito de qualidade ao ensino superior, debruçando-nos sobre os mais recentes estudos nesta área. Seguidamente, apresentamos as principais conclusões retiradas da aplicação de um questionário sobre indicadores de qualidade de ensino, aplicado aos alunos que frequentavam os terceiros anos dos cursos de licenciatura em Enfermagem no Alentejo durante o ano lectivo de 2007/2008. Os resultados relativos à definição de qualidade revelam que os alunos associam, essencialmente, qualidade de ensino ao desempenho dos professores, seguido das infra-estruturas e recursos adequados para a realização das aprendizagens.Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación2012-01-31T02:37:25Z2012-01-312009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4705http://hdl.handle.net/10174/4705por1138-16631,217jbonito@uevora.ptmsaraiva@uevora.ptifialho@uevora.ptjpb@estig.ipbeja.ptjsanto@eseb.ipbeja.ptmaria.jose.martins@mail.telepac.ptteresa.oliveira@mail.esep.ipportalegre.pt229Bonito, JorgeSaraiva, MargaridaFialho, IsabelBarros, João PauloEspírito Santo, JoséMartins, Maria JoséOliveira, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:53.169903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório |
title |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório |
spellingShingle |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório Bonito, Jorge Enfermagem Qualidade de ensino Ensino superior Representações Grau de satisfação |
title_short |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório |
title_full |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório |
title_fullStr |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório |
title_sort |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório |
author |
Bonito, Jorge |
author_facet |
Bonito, Jorge Saraiva, Margarida Fialho, Isabel Barros, João Paulo Espírito Santo, José Martins, Maria José Oliveira, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva, Margarida Fialho, Isabel Barros, João Paulo Espírito Santo, José Martins, Maria José Oliveira, Teresa |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonito, Jorge Saraiva, Margarida Fialho, Isabel Barros, João Paulo Espírito Santo, José Martins, Maria José Oliveira, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Qualidade de ensino Ensino superior Representações Grau de satisfação |
topic |
Enfermagem Qualidade de ensino Ensino superior Representações Grau de satisfação |
description |
A garantia de qualidade de ensino tem sido, desde há muito, um dos temas fundamentais da discussão académica e, mais recentemente, nos órgãos de informação pública. Neste trabalho, integrado num projecto de maior dimensão, começamos por traçar um breve percurso da aplicação do conceito de qualidade ao ensino superior, debruçando-nos sobre os mais recentes estudos nesta área. Seguidamente, apresentamos as principais conclusões retiradas da aplicação de um questionário sobre indicadores de qualidade de ensino, aplicado aos alunos que frequentavam os terceiros anos dos cursos de licenciatura em Enfermagem no Alentejo durante o ano lectivo de 2007/2008. Os resultados relativos à definição de qualidade revelam que os alunos associam, essencialmente, qualidade de ensino ao desempenho dos professores, seguido das infra-estruturas e recursos adequados para a realização das aprendizagens. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2012-01-31T02:37:25Z 2012-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/4705 http://hdl.handle.net/10174/4705 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/4705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1138-1663 1,2 17 jbonito@uevora.pt msaraiva@uevora.pt ifialho@uevora.pt jpb@estig.ipbeja.pt jsanto@eseb.ipbeja.pt maria.jose.martins@mail.telepac.pt teresa.oliveira@mail.esep.ipportalegre.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136481596407808 |