O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/15026 |
Resumo: | O desenvolvimento económico e social assenta, em grande medida, no conhecimento humano. A forma como as pessoas trabalham e se envolvem requer uma postura de aprendizagem ao longo da vida e de participação. O papel do ensino superior é fundamental, não apenas para estímulo ao desenvolvimento de competências cognitivas, mas também para o desenvolvimento de competências funcionais e sociais. Neste trabalho descreve-se a aplicação de Inquiry Based Learning (IBL) numa turma de Desenvolvimento de Software I num Curso Técnico Superior Profissional para a aprendizagem da programação, verificando-se como os alunos participam e colaboram na construção do seu conhecimento. Palavras-chave: pensamento de ordem superior; ensino da programação; ensino superior. |
id |
RCAP_8e40bdc10038087499aff6016dba181e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15026 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superiorThe impact of higher education in the development of higher-order thinkingHigher-order thinkingProfessional skillsHigher educationO desenvolvimento económico e social assenta, em grande medida, no conhecimento humano. A forma como as pessoas trabalham e se envolvem requer uma postura de aprendizagem ao longo da vida e de participação. O papel do ensino superior é fundamental, não apenas para estímulo ao desenvolvimento de competências cognitivas, mas também para o desenvolvimento de competências funcionais e sociais. Neste trabalho descreve-se a aplicação de Inquiry Based Learning (IBL) numa turma de Desenvolvimento de Software I num Curso Técnico Superior Profissional para a aprendizagem da programação, verificando-se como os alunos participam e colaboram na construção do seu conhecimento. Palavras-chave: pensamento de ordem superior; ensino da programação; ensino superior.The economic and social development depends on human knowledge. The way people work and collaborate demand a posture of participation and of life-long learning. Higher education has a fundamental role in the development of these profssionals, not only by stimulating the development of cognitive skills, but also by the development of social and functional skills. The work presented in this paper describes the application of Inquiry- Based Learning (IBL) in the class of Software Development I of the Superior Technical and Professional program for programming learning, to assess how students participate and collaborate in the development of their own knownledge.Universidade da CoruñaBiblioteca Digital do IPBLopes, Rui PedroMesquita, Cristina2018-01-24T10:06:15Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15026porLopes, Rui Pedro; Mesquita, Cristina (2017). O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior = The impact of higher education in the development of higher-order thinking. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 7, p. 127-1312386-741810.17979/reipe.2017.0.07.3027info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:35:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:49.330080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior The impact of higher education in the development of higher-order thinking |
title |
O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior |
spellingShingle |
O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior Lopes, Rui Pedro Higher-order thinking Professional skills Higher education |
title_short |
O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior |
title_full |
O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior |
title_fullStr |
O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior |
title_full_unstemmed |
O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior |
title_sort |
O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior |
author |
Lopes, Rui Pedro |
author_facet |
Lopes, Rui Pedro Mesquita, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Rui Pedro Mesquita, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Higher-order thinking Professional skills Higher education |
topic |
Higher-order thinking Professional skills Higher education |
description |
O desenvolvimento económico e social assenta, em grande medida, no conhecimento humano. A forma como as pessoas trabalham e se envolvem requer uma postura de aprendizagem ao longo da vida e de participação. O papel do ensino superior é fundamental, não apenas para estímulo ao desenvolvimento de competências cognitivas, mas também para o desenvolvimento de competências funcionais e sociais. Neste trabalho descreve-se a aplicação de Inquiry Based Learning (IBL) numa turma de Desenvolvimento de Software I num Curso Técnico Superior Profissional para a aprendizagem da programação, verificando-se como os alunos participam e colaboram na construção do seu conhecimento. Palavras-chave: pensamento de ordem superior; ensino da programação; ensino superior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-24T10:06:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/15026 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/15026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lopes, Rui Pedro; Mesquita, Cristina (2017). O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior = The impact of higher education in the development of higher-order thinking. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 7, p. 127-131 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.07.3027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135296620593152 |