Contributos da intervenção precoce na rede de apoio à criança com cegueira
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.10837 |
Resumo: | A criança cega estabelece relações interpessoais, estrutura a personalidade e desenvolve competências a partir de fontes percetivo sensoriais e cinestésicas, olfativas, gustativas, auditivas e táteis. A grave implicação das limitações visuais no desenvolvimento e na aprendizagem exige uma intervenção precoce, centrada na criança e na família, mobilizando serviços e recursos diversificados da comunidade. A especificidade do trabalho inerente à cegueira e a necessidade de responder positivamente às solicitações da família, constitui uma preocupação para o técnico de Intervenção Precoce (IP), pelo que efetuámos uma investigação qualitativa, com recurso à observação participante, para conhecer a perspetiva dos pais sobre os contributos da IP na sua rede de apoio formal e informal. Para tal, realizámos entrevistas semiestruturadas aos pais e mães de duas crianças com Amaurose Congénita de Leber, e desenhámos ecomapas ilustrativos da sua rede de apoio. Através da análise de conteúdo realizada, identificámos diferentes modalidades de intervenção e algumas variantes na forma como ambas influem as famílias na identificação e satisfação das suas preocupações e necessidades, na mobilização de fluxos de energia para encontrar recursos, no fortalecimento de relações com os diferentes sistemas que integram o seu espaço social, e ainda, na aceitação e convivência com a deficiência. Preocupações com o futuro, sentimentos de tristeza e insegurança foram comuns, assim como, de esperança e resiliência. A forma como foram perspetivadas as redes de apoio, o tipo de relações estabelecidas e o envolvimento na educação e crescimento dos filhos difere entre pais e mães. |
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Contributos da intervenção precoce na rede de apoio à criança com cegueiraArtigosA criança cega estabelece relações interpessoais, estrutura a personalidade e desenvolve competências a partir de fontes percetivo sensoriais e cinestésicas, olfativas, gustativas, auditivas e táteis. A grave implicação das limitações visuais no desenvolvimento e na aprendizagem exige uma intervenção precoce, centrada na criança e na família, mobilizando serviços e recursos diversificados da comunidade. A especificidade do trabalho inerente à cegueira e a necessidade de responder positivamente às solicitações da família, constitui uma preocupação para o técnico de Intervenção Precoce (IP), pelo que efetuámos uma investigação qualitativa, com recurso à observação participante, para conhecer a perspetiva dos pais sobre os contributos da IP na sua rede de apoio formal e informal. Para tal, realizámos entrevistas semiestruturadas aos pais e mães de duas crianças com Amaurose Congénita de Leber, e desenhámos ecomapas ilustrativos da sua rede de apoio. Através da análise de conteúdo realizada, identificámos diferentes modalidades de intervenção e algumas variantes na forma como ambas influem as famílias na identificação e satisfação das suas preocupações e necessidades, na mobilização de fluxos de energia para encontrar recursos, no fortalecimento de relações com os diferentes sistemas que integram o seu espaço social, e ainda, na aceitação e convivência com a deficiência. Preocupações com o futuro, sentimentos de tristeza e insegurança foram comuns, assim como, de esperança e resiliência. A forma como foram perspetivadas as redes de apoio, o tipo de relações estabelecidas e o envolvimento na educação e crescimento dos filhos difere entre pais e mães.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2017-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.10837por1646-2335Sousa, Helena Paula MartinsPiscalho, Iabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:55.840151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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