Indústria farmacêutica e marketing relacional: que realidade em Portugal?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/15367
Resumo: A Indústria Farmacêutica e o Marketing Relacional estão ligados intimamente. Daí irmos ao encontro da realidade em Portugal. Logo no início das pesquisas, foi fácil confirmarmos que há inúmeras ligações entre ambos. Identificamos a interligação do marketing relacional com os diversos tipos de clientes da indústria farmacêutica, que nesta tese, são os administradores hospitalares/aprovisionamento, os médicos, os farmacêuticos e enfermeiros. Na evolução, ficamos também a saber que a satisfação dos clientes é fator primordial para o êxito das vendas. No entanto, a abrangência do marketing relacional, sendo tão transversal, levou-nos a confirmar que outros conceitos, tais como, o Compromisso, a Lealdade, a Fidelização e a Confiança, são igualmente fundamentais para a identificação da realidade portuguesa. Terminado o percurso tão estimulante e após analisar e avaliar os inquéritos feitos, verificamos ter atingido o objetivo: conhecemos com fundamentada base, aquilo que se passa entre os principais clientes da indústria farmacêutica e as opiniões que aqueles mais valorizam para se tornarem clientes satisfeitos, leais, fiéis, comprometidos, confiantes, capazes de retribuírem. Fizemos os questionários em todo o país (incluindo Açores e Madeira), em ambiente hospitalar e ambulatório (centros de saúde), e ficamos a saber quais as perspetivas que os 617 inquiridos têm para o futuro próximo na relação com os profissionais da indústria farmacêutica.
id RCAP_8e433231e6945a84cafbd8364146ff47
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/15367
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Indústria farmacêutica e marketing relacional: que realidade em Portugal?Marketing relacionalIndústria farmacêuticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA Indústria Farmacêutica e o Marketing Relacional estão ligados intimamente. Daí irmos ao encontro da realidade em Portugal. Logo no início das pesquisas, foi fácil confirmarmos que há inúmeras ligações entre ambos. Identificamos a interligação do marketing relacional com os diversos tipos de clientes da indústria farmacêutica, que nesta tese, são os administradores hospitalares/aprovisionamento, os médicos, os farmacêuticos e enfermeiros. Na evolução, ficamos também a saber que a satisfação dos clientes é fator primordial para o êxito das vendas. No entanto, a abrangência do marketing relacional, sendo tão transversal, levou-nos a confirmar que outros conceitos, tais como, o Compromisso, a Lealdade, a Fidelização e a Confiança, são igualmente fundamentais para a identificação da realidade portuguesa. Terminado o percurso tão estimulante e após analisar e avaliar os inquéritos feitos, verificamos ter atingido o objetivo: conhecemos com fundamentada base, aquilo que se passa entre os principais clientes da indústria farmacêutica e as opiniões que aqueles mais valorizam para se tornarem clientes satisfeitos, leais, fiéis, comprometidos, confiantes, capazes de retribuírem. Fizemos os questionários em todo o país (incluindo Açores e Madeira), em ambiente hospitalar e ambulatório (centros de saúde), e ficamos a saber quais as perspetivas que os 617 inquiridos têm para o futuro próximo na relação com os profissionais da indústria farmacêutica.Conde, RosaRepositório ComumSantos, José2016-11-10T20:15:16Z2013-09-132013-09-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/15367TID:201148706pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-12T20:38:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/15367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-12T20:38:24Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Indústria farmacêutica e marketing relacional: que realidade em Portugal?
title Indústria farmacêutica e marketing relacional: que realidade em Portugal?
spellingShingle Indústria farmacêutica e marketing relacional: que realidade em Portugal?
Santos, José
Marketing relacional
Indústria farmacêutica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Indústria farmacêutica e marketing relacional: que realidade em Portugal?
title_full Indústria farmacêutica e marketing relacional: que realidade em Portugal?
title_fullStr Indústria farmacêutica e marketing relacional: que realidade em Portugal?
title_full_unstemmed Indústria farmacêutica e marketing relacional: que realidade em Portugal?
title_sort Indústria farmacêutica e marketing relacional: que realidade em Portugal?
author Santos, José
author_facet Santos, José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conde, Rosa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing relacional
Indústria farmacêutica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing relacional
Indústria farmacêutica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A Indústria Farmacêutica e o Marketing Relacional estão ligados intimamente. Daí irmos ao encontro da realidade em Portugal. Logo no início das pesquisas, foi fácil confirmarmos que há inúmeras ligações entre ambos. Identificamos a interligação do marketing relacional com os diversos tipos de clientes da indústria farmacêutica, que nesta tese, são os administradores hospitalares/aprovisionamento, os médicos, os farmacêuticos e enfermeiros. Na evolução, ficamos também a saber que a satisfação dos clientes é fator primordial para o êxito das vendas. No entanto, a abrangência do marketing relacional, sendo tão transversal, levou-nos a confirmar que outros conceitos, tais como, o Compromisso, a Lealdade, a Fidelização e a Confiança, são igualmente fundamentais para a identificação da realidade portuguesa. Terminado o percurso tão estimulante e após analisar e avaliar os inquéritos feitos, verificamos ter atingido o objetivo: conhecemos com fundamentada base, aquilo que se passa entre os principais clientes da indústria farmacêutica e as opiniões que aqueles mais valorizam para se tornarem clientes satisfeitos, leais, fiéis, comprometidos, confiantes, capazes de retribuírem. Fizemos os questionários em todo o país (incluindo Açores e Madeira), em ambiente hospitalar e ambulatório (centros de saúde), e ficamos a saber quais as perspetivas que os 617 inquiridos têm para o futuro próximo na relação com os profissionais da indústria farmacêutica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-13
2013-09-13T00:00:00Z
2016-11-10T20:15:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/15367
TID:201148706
url http://hdl.handle.net/10400.26/15367
identifier_str_mv TID:201148706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817542904301748224