A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13466 |
Resumo: | Este trabalho de investigação tem como domínio o marketing relacional, e o foco nas redes sociais. Tem como objetivo “avaliar se as redes sociais influenciam as relações entre empresa e cliente”, assim como outros objetivos específicos. Com o objetivo de centralizar o problema de investigação, o qual seria muito vasto, irá apenas ser estudado nas pequenas e médias empresas em Portugal. Assim a revisão da literatura engloba os seguintes temas: o marketing relacional; as redes sociais e as PME´s. O estudo foi elaborado com base nos métodos qualitativos, onde a amostra foi não probabilística e propositada, a partir de 10 entrevistas semi-estruturadas a 10 responsáveis das redes sociais de pequenas e médias empresas. O estudo é essencial para perceber de que forma este avanço tecnológico, que envolve milhões de usuários, poderá ser aproveitado pelas empresas, de forma a estar em contato com o seu cliente 24 horas por dia. A importância de perceber mais rapidamente as necessidades do mesmo também é relevante e leva a empresa a puder por em prática todas as respostas no menor espaço de tempo possível. Um relacionamento a longo prazo poderá depender da forma como as empresas abordam as redes sociais da atualidade. |
id |
RCAP_6c60e3049ec8b2dbe5efbde4f0662a2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13466 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em PortugalMarketing relacionalRedes sociaisPMEDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEste trabalho de investigação tem como domínio o marketing relacional, e o foco nas redes sociais. Tem como objetivo “avaliar se as redes sociais influenciam as relações entre empresa e cliente”, assim como outros objetivos específicos. Com o objetivo de centralizar o problema de investigação, o qual seria muito vasto, irá apenas ser estudado nas pequenas e médias empresas em Portugal. Assim a revisão da literatura engloba os seguintes temas: o marketing relacional; as redes sociais e as PME´s. O estudo foi elaborado com base nos métodos qualitativos, onde a amostra foi não probabilística e propositada, a partir de 10 entrevistas semi-estruturadas a 10 responsáveis das redes sociais de pequenas e médias empresas. O estudo é essencial para perceber de que forma este avanço tecnológico, que envolve milhões de usuários, poderá ser aproveitado pelas empresas, de forma a estar em contato com o seu cliente 24 horas por dia. A importância de perceber mais rapidamente as necessidades do mesmo também é relevante e leva a empresa a puder por em prática todas as respostas no menor espaço de tempo possível. Um relacionamento a longo prazo poderá depender da forma como as empresas abordam as redes sociais da atualidade.Reis, RaquelRepositório ComumRibeiro, Nuno2016-05-03T11:41:24Z2015-09-07T00:00:00Z2015-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13466201141655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:57.088216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal |
title |
A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal |
spellingShingle |
A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal Ribeiro, Nuno Marketing relacional Redes sociais PME Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal |
title_full |
A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal |
title_fullStr |
A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal |
title_full_unstemmed |
A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal |
title_sort |
A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal |
author |
Ribeiro, Nuno |
author_facet |
Ribeiro, Nuno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Raquel Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Nuno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing relacional Redes sociais PME Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Marketing relacional Redes sociais PME Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Este trabalho de investigação tem como domínio o marketing relacional, e o foco nas redes sociais. Tem como objetivo “avaliar se as redes sociais influenciam as relações entre empresa e cliente”, assim como outros objetivos específicos. Com o objetivo de centralizar o problema de investigação, o qual seria muito vasto, irá apenas ser estudado nas pequenas e médias empresas em Portugal. Assim a revisão da literatura engloba os seguintes temas: o marketing relacional; as redes sociais e as PME´s. O estudo foi elaborado com base nos métodos qualitativos, onde a amostra foi não probabilística e propositada, a partir de 10 entrevistas semi-estruturadas a 10 responsáveis das redes sociais de pequenas e médias empresas. O estudo é essencial para perceber de que forma este avanço tecnológico, que envolve milhões de usuários, poderá ser aproveitado pelas empresas, de forma a estar em contato com o seu cliente 24 horas por dia. A importância de perceber mais rapidamente as necessidades do mesmo também é relevante e leva a empresa a puder por em prática todas as respostas no menor espaço de tempo possível. Um relacionamento a longo prazo poderá depender da forma como as empresas abordam as redes sociais da atualidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-07T00:00:00Z 2015-09-07T00:00:00Z 2016-05-03T11:41:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13466 201141655 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13466 |
identifier_str_mv |
201141655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553200372252672 |