A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Nuno
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13466
Resumo: Este trabalho de investigação tem como domínio o marketing relacional, e o foco nas redes sociais. Tem como objetivo “avaliar se as redes sociais influenciam as relações entre empresa e cliente”, assim como outros objetivos específicos. Com o objetivo de centralizar o problema de investigação, o qual seria muito vasto, irá apenas ser estudado nas pequenas e médias empresas em Portugal. Assim a revisão da literatura engloba os seguintes temas: o marketing relacional; as redes sociais e as PME´s. O estudo foi elaborado com base nos métodos qualitativos, onde a amostra foi não probabilística e propositada, a partir de 10 entrevistas semi-estruturadas a 10 responsáveis das redes sociais de pequenas e médias empresas. O estudo é essencial para perceber de que forma este avanço tecnológico, que envolve milhões de usuários, poderá ser aproveitado pelas empresas, de forma a estar em contato com o seu cliente 24 horas por dia. A importância de perceber mais rapidamente as necessidades do mesmo também é relevante e leva a empresa a puder por em prática todas as respostas no menor espaço de tempo possível. Um relacionamento a longo prazo poderá depender da forma como as empresas abordam as redes sociais da atualidade.
id RCAP_6c60e3049ec8b2dbe5efbde4f0662a2c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13466
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em PortugalMarketing relacionalRedes sociaisPMEDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEste trabalho de investigação tem como domínio o marketing relacional, e o foco nas redes sociais. Tem como objetivo “avaliar se as redes sociais influenciam as relações entre empresa e cliente”, assim como outros objetivos específicos. Com o objetivo de centralizar o problema de investigação, o qual seria muito vasto, irá apenas ser estudado nas pequenas e médias empresas em Portugal. Assim a revisão da literatura engloba os seguintes temas: o marketing relacional; as redes sociais e as PME´s. O estudo foi elaborado com base nos métodos qualitativos, onde a amostra foi não probabilística e propositada, a partir de 10 entrevistas semi-estruturadas a 10 responsáveis das redes sociais de pequenas e médias empresas. O estudo é essencial para perceber de que forma este avanço tecnológico, que envolve milhões de usuários, poderá ser aproveitado pelas empresas, de forma a estar em contato com o seu cliente 24 horas por dia. A importância de perceber mais rapidamente as necessidades do mesmo também é relevante e leva a empresa a puder por em prática todas as respostas no menor espaço de tempo possível. Um relacionamento a longo prazo poderá depender da forma como as empresas abordam as redes sociais da atualidade.Reis, RaquelRepositório ComumRibeiro, Nuno2016-05-03T11:41:24Z2015-09-07T00:00:00Z2015-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13466201141655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:57.088216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal
title A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal
spellingShingle A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal
Ribeiro, Nuno
Marketing relacional
Redes sociais
PME
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal
title_full A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal
title_fullStr A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal
title_full_unstemmed A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal
title_sort A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em Portugal
author Ribeiro, Nuno
author_facet Ribeiro, Nuno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Raquel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing relacional
Redes sociais
PME
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing relacional
Redes sociais
PME
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Este trabalho de investigação tem como domínio o marketing relacional, e o foco nas redes sociais. Tem como objetivo “avaliar se as redes sociais influenciam as relações entre empresa e cliente”, assim como outros objetivos específicos. Com o objetivo de centralizar o problema de investigação, o qual seria muito vasto, irá apenas ser estudado nas pequenas e médias empresas em Portugal. Assim a revisão da literatura engloba os seguintes temas: o marketing relacional; as redes sociais e as PME´s. O estudo foi elaborado com base nos métodos qualitativos, onde a amostra foi não probabilística e propositada, a partir de 10 entrevistas semi-estruturadas a 10 responsáveis das redes sociais de pequenas e médias empresas. O estudo é essencial para perceber de que forma este avanço tecnológico, que envolve milhões de usuários, poderá ser aproveitado pelas empresas, de forma a estar em contato com o seu cliente 24 horas por dia. A importância de perceber mais rapidamente as necessidades do mesmo também é relevante e leva a empresa a puder por em prática todas as respostas no menor espaço de tempo possível. Um relacionamento a longo prazo poderá depender da forma como as empresas abordam as redes sociais da atualidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-07T00:00:00Z
2015-09-07T00:00:00Z
2016-05-03T11:41:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13466
201141655
url http://hdl.handle.net/10400.26/13466
identifier_str_mv 201141655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553200372252672