O modo de ensino mútuo na formação dos mestres de primeiras letras. Uma experiência pedagógica no Portugal oitocentista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde,Maria Teresa Barros
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502005000200009
Resumo: No presente artigo,procede-se à análise sumária da problemática relativa à habilitação dos professores de ler,escrever e contar,em Portugal,na primeira metade do séculoXIX.Esta formaçãodestinava-sea adestrar osmestresdoensinooficial na aplicação do modo de ensino mútuo.A primeira Escola Normal,localizada em Lisboa,abre em 1824 mas,só após 1836,entram em funcionamento escolas con-géneres um pouco por todo o país. Para facilitar a compreensão desta temática, começa-se por fazer uma breve referência introdutória ao aparecimento deste "novo" ensino na cultura escolar europeia e aos seus princípios orientadores.
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