O ensino/aprendizagem da acentuação gráfica nas aulas de PLNM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lidivine da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93691
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_8e5d7826e1b202ba469aaa8af05bab43
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93691
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino/aprendizagem da acentuação gráfica nas aulas de PLNMThe teaching/learning of graphic accentuation in Portuguese as a non-native language (PNN) classesortografiaacentuaçãoensinoportuguês língua não materna (PLNM)orthographyaccentuationteachingportuguese non-native language (PNN)Relatório de Estágio do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de LetrasA dificuldade no ensino/aprendizagem da acentuação gráfica no Português Europeu (PE) motivou a sua escolha como objeto de estudo do presente Relatório e como principal domínio de intervenção no âmbito do Estágio Pedagógico - integrados no Programa de Iniciação à Prática Profissional do 2.º Ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). O estudo do tema envolveu: (i) a distinção do fenómeno prosódico da acentuação e da convenção ortográfica do acento e a apresentação dos conceitos fundamentais para a sua descrição; (ii) a análise do tratamento dado à acentuação nos documentos orientadores para o ensino de línguas estrangeiras (e do português) e em manuais didáticos e gramáticas para aprendentes não nativos de português; (iii) a descrição das dificuldades de aprendizagem da acentuação gráfica nos aprendentes de Português Língua Não Materna (PLNM), identificadas em alguns estudos; (iv) a descrição e fundamentação das atividades com relevância para o ensino da acentuação gráfica, com apresentação de alguns resultados obtidos nesse contexto. Embora sejam em número limitado, os dados obtidos permitiram verificar que: (i) num contexto de ensino explícito, os alunos não aparentam ter grandes dificuldades na identificação da sílaba tónica e no uso do sinal diacrítico em palavras frequentes; (ii) num contexto de ensino implícito, parece existir uma tendência para a ocorrência de desvios por omissão do diacrítico.The difficulty in teaching/learning graphic accentuation in European Portuguese (EP) motivated its choice as the object of study for the present Report and as a main intervention domain for the Pedagogical Internship - integrated in the Programme of Initiation to Professional Practice of the Master’s Degree in Portuguese as a Foreign Language and Second Language (PLELS) at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra. The study of the subject has involved: (i) the distinction of the prosodic phenomena of accentuation and the orthographic conventions of the accent and the presentation of fundamental concepts for their description; (ii) the analysis of the treatment given to accentuation in guideline documents used in teaching foreign languages (and Portuguese) and in manuals and grammars to non-native Portuguese speakers; (iii) the description of difficulties in the learning of graphic accentuation by learners of Portuguese as a non-native language (PNN), identified in a number of studies; (iv) the description and explanation of the activities relevant to the teaching of graphic accentuation, with the presentation of some results obtained in that context.Although limited in number, the data obtained allow to verify that: (i) in a context of explicit teaching, the students do not show great difficulty in the identification of the tonic syllable and the use of the diacritical sign in common words; (ii) in a context of implicit teaching, a trend arises in the occurrence of deviations by omission of the diacritic.2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93691http://hdl.handle.net/10316/93691TID:202675033porSilva, Lidivine dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:06:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:36.398293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino/aprendizagem da acentuação gráfica nas aulas de PLNM
The teaching/learning of graphic accentuation in Portuguese as a non-native language (PNN) classes
title O ensino/aprendizagem da acentuação gráfica nas aulas de PLNM
spellingShingle O ensino/aprendizagem da acentuação gráfica nas aulas de PLNM
Silva, Lidivine da
ortografia
acentuação
ensino
português língua não materna (PLNM)
orthography
accentuation
teaching
portuguese non-native language (PNN)
title_short O ensino/aprendizagem da acentuação gráfica nas aulas de PLNM
title_full O ensino/aprendizagem da acentuação gráfica nas aulas de PLNM
title_fullStr O ensino/aprendizagem da acentuação gráfica nas aulas de PLNM
title_full_unstemmed O ensino/aprendizagem da acentuação gráfica nas aulas de PLNM
title_sort O ensino/aprendizagem da acentuação gráfica nas aulas de PLNM
author Silva, Lidivine da
author_facet Silva, Lidivine da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lidivine da
dc.subject.por.fl_str_mv ortografia
acentuação
ensino
português língua não materna (PLNM)
orthography
accentuation
teaching
portuguese non-native language (PNN)
topic ortografia
acentuação
ensino
português língua não materna (PLNM)
orthography
accentuation
teaching
portuguese non-native language (PNN)
description Relatório de Estágio do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93691
http://hdl.handle.net/10316/93691
TID:202675033
url http://hdl.handle.net/10316/93691
identifier_str_mv TID:202675033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134021389647872