Análise à incorporação de etanol em motores de combustão interna para a melhoria do seu desempenho e rendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, António José da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34915
Resumo: Num contexto de grandes preocupações ambientais, nomeadamente com o aumento da eficiência energética, a gestão sustentável dos recursos, especialmente a redução de consumo de combustíveis fósseis, o setor automóvel tem vindo a tentar adaptar-se aos novos desígnios através, a título de exemplo, da utilização de combustíveis renováveis com menor impacto ambiental. Neste sentido, com o presente estudo, pretendeu-se realizar uma investigação sobre a otimização do uso de misturas de etanol com gasolina, em diferentes proporções. Para cumprir este objetivo, recorreu-se ao software AVL, procedendo-se às modificações necessárias a um motor de combustão interna através do AVL BOOST, de forma a otimizar as potencialidades do etanol, a fim de se obterem os melhores resultados num compromisso potência/eficiência. Através das simulações realizadas, conclui-se, portanto, que a utilização de combustíveis com maior incorporação de etanol, na sua constituição, numa aplicação de acelerador totalmente aberto e, por conseguinte, focada no desempenho, proporcionou um aumento: da potência máxima em 11%, do binário máximo em 12% e do rendimento em 6,2%, ao longo de toda a gama de rotações do motor, comparando o uso de gasolina convencional (E0) ao do etanol (E100). Por fim, para o uso de etanol (E100), as otimizações efetuadas à taxa de compressão e lambda resultam num aumento da potência máxima em 11,8%, do binário máximo em 10.7%, do rendimento em 4,7% e numa diminuição do consumo específico em 5%, quando comparados um motor de combustão interna, sem a realização de qualquer otimização, face a um ICE com aplicação de otimizações da taxa de compressão e razão ar/combustível.
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