Análise numérica das condições de operação de um motor de baixa cilindrada para competição de eficiência energética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comandolli, Guilherme da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157242
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaComandolli, Guilherme da CostaCancino, Leonel Rincon2015-12-18T11:06:44Z2015-12-18T11:06:44Z2015-12-18https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157242TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.Esse trabalho tem como foco a análise computacional de um motor de 4 tempo, monocilíndrico, de 35cc. Com o intuito de determinar o ponto ótimo para o início da combustão da mistura dentro da câmara de combustão, averiguando a otimização do ponto de ignição para aumento de potência. Com a motivação de aumentar a eficiência energética do motor em questão, visto que com a mesma quantidade de combustível é possível desenvolver uma maior potência. Inicialmente é realizada a validação do modelo desenvolvido dentro do software de simulação fluido dinâmica, AVL BOOST, obtendo valores que representam as características reais do funcionamento do motor. Com a utilização de combustível gasolina pura do tipo C é avaliado a fenomenologia do processo de combustão no motor para obter os resultados desejados. Após validação é encontrado o ponto ótimo de início da combustão e possíveis melhorias na performance do motor.This project focuses on the computational analysis of a monocilyndric 4-time-motor, 35cc. In order to determine the best point for the beginning of the combustion of the mixture inside the combustion camera, verifying the ignition point optimization for the potency increasing. With the motivation the motor energetic efficiency increasing, as with the same quantity of fuel is possible to develop a higher potency. First, the model validation is done through the dynamic fluid simulation software AVL BOOST getting values that represent the real traits of the motor work. With the using of C type pure fuel, the phenomenology of the motor combustion process is assessed to obtain the desired results. After the validation, the best point from the beginning of the combustion and future motor improvements are found.61 f.PotênciaSimulaçãoAVL BOOSTAnálise numérica das condições de operação de um motor de baixa cilindrada para competição de eficiência energéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANÁLISE NUMÉRICA DE UM MOTOR DE BAIXA CILINDRADA.pdfANÁLISE NUMÉRICA DE UM MOTOR DE BAIXA CILINDRADA.pdfTrabalho completoapplication/pdf1126099https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/157242/1/AN%c3%81LISE%20NUM%c3%89RICA%20DE%20UM%20MOTOR%20DE%20BAIXA%20CILINDRADA.pdf5f588123858faa68545f17500397aa64MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/157242/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1572422015-12-18 09:06:44.494oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-18T11:06:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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