Proposta de ensino-aprendizagem de natação a crianças cegas: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/152 |
Resumo: | Perspectivando a deficiência visual, em particular a cegueira e as limitações que deste problema decorrem no desenvolvimento da criança, destacamos a importância da prática da natação como um exercício físico fundamental e completo para a estimulação e exploração dos sentidos remanescentes. Desta forma, através da aprendizagem da natação, a criança cega pode beneficiar ampla e integralmente do seu desenvolvimento. O presente estudo tem como objectivo geral conceber uma proposta de ensino- aprendizagem de natação dirigida a crianças cegas na faixa etária dos 5 anos, partindo do estudo de um caso de um aluno cego. Para a sua concretização recorremos, então, a uma investigação qualitativa. A estratégia de recolha de dados utilizada é a observação não participante. Quanto à operacionalização desta, criamos como instrumento de recolha de informação grelhas de observação. Os resultados obtidos com o presente estudo demonstram que do processo de ensino-aprendizagem da natação advêm vários benefícios para a criança cega, como por exemplo, aquisição do controlo esfincteriano, da lateralidade, da coordenação motora, do equilíbrio e do conhecimento corporal. Looking ahead to visual impairment, blindness, and in particular the limitations that this problem arises in child development, we high light the importance the sport of swimming as an exercise for the fundamental and complete stimulation and exploitation of remaining senses. Thus, through the teaching of swimming, the blind child can benefit fully from the wide and its development. This study aims to develop a proposal for a general teaching-learning swimming addressed to blind children aged 5 years, starting with a case study of a blind student. To achieve them resorted then to qualitative research. The data collection strategy used is the non-participant observation. Regarding the operationalization of this, we have created as a tool for gathering information observation grids. The results of the present study demonstrate that the process of teaching and learning to swim blind child come to several benefits, such as acquisition of sphincter control, laterality, motor coordination, balance, and bodily knowledge. |
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