Ensino de física: material didático adaptado para alunos com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Larissa da Silva Portella Mota
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26761
Resumo: O propósito central deste trabalho é desenvolver material didático especializado para alunos cegos e com baixa visão. A Física é disciplina essencial na formação dos alunos, sendo encarada por muitos como algo complexo, o que se agrava ao se tratar de alunos com deficiência visual, principalmente pela ausência de material adaptado para sua aprendizagem. Buscamos, pois, analisar o conceito de deficiência visual, dados e estatísticas, a fim de elaborar um material adaptado para alunos com baixa visão abordando o conteúdo: Movimento Retilíneo Uniforme. A metodologia é baseada na pesquisa bibliográfica, por meio de livros e artigos que abordam o tema. Nesse sentido, o presente trabalho vislumbra contribuir com o ensino da Física para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, facilitando o cotidiano de docentes e criando oportunidades para alunos com deficiência visual.
id UFF-2_b00938b4ab0a46daa75c0059c9f4cccb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26761
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino de física: material didático adaptado para alunos com deficiência visualMaterial adaptadoFísicaDeficiência VisualAdapted MaterialPhysicsVisual ImpairmentO propósito central deste trabalho é desenvolver material didático especializado para alunos cegos e com baixa visão. A Física é disciplina essencial na formação dos alunos, sendo encarada por muitos como algo complexo, o que se agrava ao se tratar de alunos com deficiência visual, principalmente pela ausência de material adaptado para sua aprendizagem. Buscamos, pois, analisar o conceito de deficiência visual, dados e estatísticas, a fim de elaborar um material adaptado para alunos com baixa visão abordando o conteúdo: Movimento Retilíneo Uniforme. A metodologia é baseada na pesquisa bibliográfica, por meio de livros e artigos que abordam o tema. Nesse sentido, o presente trabalho vislumbra contribuir com o ensino da Física para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, facilitando o cotidiano de docentes e criando oportunidades para alunos com deficiência visual.The main purpose of this work is to develop specialized teaching material for blind and low vision students. Physics is an essential discipline in the training of students, being seen by many as something complex, which is aggravated when dealing with students with visual impairment, mainly due to the absence of material adapted for their learning. Therefore, we seek to analyze the concept of visual impairment, data and statistics, in order to develop a material adapted for students with low vision, addressing the content: Uniform Straight Movement. The methodology is based on bibliographic research, through books and articles that address the theme. In this sense, the present work aims to contribute to the teaching of Physics to all involved in the teaching and learning process, facilitating the daily lives of teachers and creating opportunities for students with visual impairments.Nogueira, Erica CristinaPontes, Larissa da Silva Portella Mota2022-11-01T21:26:56Z2022-11-01T21:26:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26761http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T05:02:54Zoai:app.uff.br:1/26761Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-07T05:02:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de física: material didático adaptado para alunos com deficiência visual
title Ensino de física: material didático adaptado para alunos com deficiência visual
spellingShingle Ensino de física: material didático adaptado para alunos com deficiência visual
Pontes, Larissa da Silva Portella Mota
Material adaptado
Física
Deficiência Visual
Adapted Material
Physics
Visual Impairment
title_short Ensino de física: material didático adaptado para alunos com deficiência visual
title_full Ensino de física: material didático adaptado para alunos com deficiência visual
title_fullStr Ensino de física: material didático adaptado para alunos com deficiência visual
title_full_unstemmed Ensino de física: material didático adaptado para alunos com deficiência visual
title_sort Ensino de física: material didático adaptado para alunos com deficiência visual
author Pontes, Larissa da Silva Portella Mota
author_facet Pontes, Larissa da Silva Portella Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Erica Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Larissa da Silva Portella Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Material adaptado
Física
Deficiência Visual
Adapted Material
Physics
Visual Impairment
topic Material adaptado
Física
Deficiência Visual
Adapted Material
Physics
Visual Impairment
description O propósito central deste trabalho é desenvolver material didático especializado para alunos cegos e com baixa visão. A Física é disciplina essencial na formação dos alunos, sendo encarada por muitos como algo complexo, o que se agrava ao se tratar de alunos com deficiência visual, principalmente pela ausência de material adaptado para sua aprendizagem. Buscamos, pois, analisar o conceito de deficiência visual, dados e estatísticas, a fim de elaborar um material adaptado para alunos com baixa visão abordando o conteúdo: Movimento Retilíneo Uniforme. A metodologia é baseada na pesquisa bibliográfica, por meio de livros e artigos que abordam o tema. Nesse sentido, o presente trabalho vislumbra contribuir com o ensino da Física para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, facilitando o cotidiano de docentes e criando oportunidades para alunos com deficiência visual.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-01T21:26:56Z
2022-11-01T21:26:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/26761
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838688339558400