Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaleta, Elisa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9727
Resumo: Resumo - A interacção entre estudantes no ensino superior, tanto estruturada formalmente como espontânea, pode enriquecer os resultados da aprendizagem (Johnson & Johnson, 1990; Topping, 1996). As investigações realizadas neste âmbito mostram que a interacção eficaz leva ao desenvolvimento de competências sobre os conteúdos, à elaboração de normas para julgar as melhores e as piores interpretações e ao desenvolvimento da consciência metacognitiva. Para além dos aspectos metacognitivos, esta aprendizagem horizontal produz ainda resultados motivacionais e sociais dado que resulta interessante para os tutorados aprender com os colegas e para os tutores desenvolver competências para ensinar (Entwistle, 2009; Kyndt, Dochy, Struyven, K. & Cascallar, 2011; Ramsden, 2006). Inscreveram-se voluntariamente no programa de tutoria por pares cerca de 535 estudantes dos cerca de 1090 que ingressassem nesse ano na Universidade de Évora. A análise dos dados que se apresentam refere-se à estrutura do programa, à organização da tutoria por pares e à avaliação produzida pelos estudantes do primeiro ano. Abstract - Interaction between students of higher education, both planned and unplanned, can enrich learning results (Johnson & Johnson, 1990; Topping, 1996). Research produced on this subject shows that effective interaction develops skills on known contents, creates rules for judging the best and the worst interpretations and develops he metacognitive conscience. Besides the metacognitive aspects, this horizontal learning also produces motivational and social results, since it is appealing for the mentored students to learn from their colleagues and for the mentors to develop teaching skills (Entwistle, 2009; Kyndt, Dochy, Struyven, K. & Cascallar, 2011; Ramsden, 2006). Voluntarily attended at the peer tutoring program 535 of the approximately 1090 students entered that year at the University of Évora. We present the organization of peer tutoring and the assessment produced by the students of the first year.
id RCAP_8e6f9195e0ac110ab9ba5b138c22ee73
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9727
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSAEnsino superiorAdaptaçãoAprendizageTutoria por paresResumo - A interacção entre estudantes no ensino superior, tanto estruturada formalmente como espontânea, pode enriquecer os resultados da aprendizagem (Johnson & Johnson, 1990; Topping, 1996). As investigações realizadas neste âmbito mostram que a interacção eficaz leva ao desenvolvimento de competências sobre os conteúdos, à elaboração de normas para julgar as melhores e as piores interpretações e ao desenvolvimento da consciência metacognitiva. Para além dos aspectos metacognitivos, esta aprendizagem horizontal produz ainda resultados motivacionais e sociais dado que resulta interessante para os tutorados aprender com os colegas e para os tutores desenvolver competências para ensinar (Entwistle, 2009; Kyndt, Dochy, Struyven, K. & Cascallar, 2011; Ramsden, 2006). Inscreveram-se voluntariamente no programa de tutoria por pares cerca de 535 estudantes dos cerca de 1090 que ingressassem nesse ano na Universidade de Évora. A análise dos dados que se apresentam refere-se à estrutura do programa, à organização da tutoria por pares e à avaliação produzida pelos estudantes do primeiro ano. Abstract - Interaction between students of higher education, both planned and unplanned, can enrich learning results (Johnson & Johnson, 1990; Topping, 1996). Research produced on this subject shows that effective interaction develops skills on known contents, creates rules for judging the best and the worst interpretations and develops he metacognitive conscience. Besides the metacognitive aspects, this horizontal learning also produces motivational and social results, since it is appealing for the mentored students to learn from their colleagues and for the mentors to develop teaching skills (Entwistle, 2009; Kyndt, Dochy, Struyven, K. & Cascallar, 2011; Ramsden, 2006). Voluntarily attended at the peer tutoring program 535 of the approximately 1090 students entered that year at the University of Évora. We present the organization of peer tutoring and the assessment produced by the students of the first year.Pedago2014-01-17T14:46:12Z2014-01-172011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9727http://hdl.handle.net/10174/9727porChaleta, E. (2011). Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA. Educação-Temas e Problemas, 9, 67-78.67-781646-2831Educação – Temas e Problemas9mec@uevora.pt681Chaleta, Elisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:24.046728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA
title Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA
spellingShingle Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA
Chaleta, Elisa
Ensino superior
Adaptação
Aprendizage
Tutoria por pares
title_short Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA
title_full Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA
title_fullStr Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA
title_full_unstemmed Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA
title_sort Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA
author Chaleta, Elisa
author_facet Chaleta, Elisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaleta, Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Adaptação
Aprendizage
Tutoria por pares
topic Ensino superior
Adaptação
Aprendizage
Tutoria por pares
description Resumo - A interacção entre estudantes no ensino superior, tanto estruturada formalmente como espontânea, pode enriquecer os resultados da aprendizagem (Johnson & Johnson, 1990; Topping, 1996). As investigações realizadas neste âmbito mostram que a interacção eficaz leva ao desenvolvimento de competências sobre os conteúdos, à elaboração de normas para julgar as melhores e as piores interpretações e ao desenvolvimento da consciência metacognitiva. Para além dos aspectos metacognitivos, esta aprendizagem horizontal produz ainda resultados motivacionais e sociais dado que resulta interessante para os tutorados aprender com os colegas e para os tutores desenvolver competências para ensinar (Entwistle, 2009; Kyndt, Dochy, Struyven, K. & Cascallar, 2011; Ramsden, 2006). Inscreveram-se voluntariamente no programa de tutoria por pares cerca de 535 estudantes dos cerca de 1090 que ingressassem nesse ano na Universidade de Évora. A análise dos dados que se apresentam refere-se à estrutura do programa, à organização da tutoria por pares e à avaliação produzida pelos estudantes do primeiro ano. Abstract - Interaction between students of higher education, both planned and unplanned, can enrich learning results (Johnson & Johnson, 1990; Topping, 1996). Research produced on this subject shows that effective interaction develops skills on known contents, creates rules for judging the best and the worst interpretations and develops he metacognitive conscience. Besides the metacognitive aspects, this horizontal learning also produces motivational and social results, since it is appealing for the mentored students to learn from their colleagues and for the mentors to develop teaching skills (Entwistle, 2009; Kyndt, Dochy, Struyven, K. & Cascallar, 2011; Ramsden, 2006). Voluntarily attended at the peer tutoring program 535 of the approximately 1090 students entered that year at the University of Évora. We present the organization of peer tutoring and the assessment produced by the students of the first year.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-01-17T14:46:12Z
2014-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9727
http://hdl.handle.net/10174/9727
url http://hdl.handle.net/10174/9727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Chaleta, E. (2011). Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA. Educação-Temas e Problemas, 9, 67-78.
67-78
1646-2831
Educação – Temas e Problemas
9
mec@uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pedago
publisher.none.fl_str_mv Pedago
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136518173884416