Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9727 |
Resumo: | Resumo - A interacção entre estudantes no ensino superior, tanto estruturada formalmente como espontânea, pode enriquecer os resultados da aprendizagem (Johnson & Johnson, 1990; Topping, 1996). As investigações realizadas neste âmbito mostram que a interacção eficaz leva ao desenvolvimento de competências sobre os conteúdos, à elaboração de normas para julgar as melhores e as piores interpretações e ao desenvolvimento da consciência metacognitiva. Para além dos aspectos metacognitivos, esta aprendizagem horizontal produz ainda resultados motivacionais e sociais dado que resulta interessante para os tutorados aprender com os colegas e para os tutores desenvolver competências para ensinar (Entwistle, 2009; Kyndt, Dochy, Struyven, K. & Cascallar, 2011; Ramsden, 2006). Inscreveram-se voluntariamente no programa de tutoria por pares cerca de 535 estudantes dos cerca de 1090 que ingressassem nesse ano na Universidade de Évora. A análise dos dados que se apresentam refere-se à estrutura do programa, à organização da tutoria por pares e à avaliação produzida pelos estudantes do primeiro ano. Abstract - Interaction between students of higher education, both planned and unplanned, can enrich learning results (Johnson & Johnson, 1990; Topping, 1996). Research produced on this subject shows that effective interaction develops skills on known contents, creates rules for judging the best and the worst interpretations and develops he metacognitive conscience. Besides the metacognitive aspects, this horizontal learning also produces motivational and social results, since it is appealing for the mentored students to learn from their colleagues and for the mentors to develop teaching skills (Entwistle, 2009; Kyndt, Dochy, Struyven, K. & Cascallar, 2011; Ramsden, 2006). Voluntarily attended at the peer tutoring program 535 of the approximately 1090 students entered that year at the University of Évora. We present the organization of peer tutoring and the assessment produced by the students of the first year. |
id |
RCAP_8e6f9195e0ac110ab9ba5b138c22ee73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9727 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSAEnsino superiorAdaptaçãoAprendizageTutoria por paresResumo - A interacção entre estudantes no ensino superior, tanto estruturada formalmente como espontânea, pode enriquecer os resultados da aprendizagem (Johnson & Johnson, 1990; Topping, 1996). As investigações realizadas neste âmbito mostram que a interacção eficaz leva ao desenvolvimento de competências sobre os conteúdos, à elaboração de normas para julgar as melhores e as piores interpretações e ao desenvolvimento da consciência metacognitiva. Para além dos aspectos metacognitivos, esta aprendizagem horizontal produz ainda resultados motivacionais e sociais dado que resulta interessante para os tutorados aprender com os colegas e para os tutores desenvolver competências para ensinar (Entwistle, 2009; Kyndt, Dochy, Struyven, K. & Cascallar, 2011; Ramsden, 2006). Inscreveram-se voluntariamente no programa de tutoria por pares cerca de 535 estudantes dos cerca de 1090 que ingressassem nesse ano na Universidade de Évora. A análise dos dados que se apresentam refere-se à estrutura do programa, à organização da tutoria por pares e à avaliação produzida pelos estudantes do primeiro ano. Abstract - Interaction between students of higher education, both planned and unplanned, can enrich learning results (Johnson & Johnson, 1990; Topping, 1996). Research produced on this subject shows that effective interaction develops skills on known contents, creates rules for judging the best and the worst interpretations and develops he metacognitive conscience. Besides the metacognitive aspects, this horizontal learning also produces motivational and social results, since it is appealing for the mentored students to learn from their colleagues and for the mentors to develop teaching skills (Entwistle, 2009; Kyndt, Dochy, Struyven, K. & Cascallar, 2011; Ramsden, 2006). Voluntarily attended at the peer tutoring program 535 of the approximately 1090 students entered that year at the University of Évora. We present the organization of peer tutoring and the assessment produced by the students of the first year.Pedago2014-01-17T14:46:12Z2014-01-172011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9727http://hdl.handle.net/10174/9727porChaleta, E. (2011). Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA. Educação-Temas e Problemas, 9, 67-78.67-781646-2831Educação – Temas e Problemas9mec@uevora.pt681Chaleta, Elisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:24.046728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA |
title |
Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA |
spellingShingle |
Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA Chaleta, Elisa Ensino superior Adaptação Aprendizage Tutoria por pares |
title_short |
Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA |
title_full |
Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA |
title_fullStr |
Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA |
title_full_unstemmed |
Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA |
title_sort |
Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA |
author |
Chaleta, Elisa |
author_facet |
Chaleta, Elisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaleta, Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Adaptação Aprendizage Tutoria por pares |
topic |
Ensino superior Adaptação Aprendizage Tutoria por pares |
description |
Resumo - A interacção entre estudantes no ensino superior, tanto estruturada formalmente como espontânea, pode enriquecer os resultados da aprendizagem (Johnson & Johnson, 1990; Topping, 1996). As investigações realizadas neste âmbito mostram que a interacção eficaz leva ao desenvolvimento de competências sobre os conteúdos, à elaboração de normas para julgar as melhores e as piores interpretações e ao desenvolvimento da consciência metacognitiva. Para além dos aspectos metacognitivos, esta aprendizagem horizontal produz ainda resultados motivacionais e sociais dado que resulta interessante para os tutorados aprender com os colegas e para os tutores desenvolver competências para ensinar (Entwistle, 2009; Kyndt, Dochy, Struyven, K. & Cascallar, 2011; Ramsden, 2006). Inscreveram-se voluntariamente no programa de tutoria por pares cerca de 535 estudantes dos cerca de 1090 que ingressassem nesse ano na Universidade de Évora. A análise dos dados que se apresentam refere-se à estrutura do programa, à organização da tutoria por pares e à avaliação produzida pelos estudantes do primeiro ano. Abstract - Interaction between students of higher education, both planned and unplanned, can enrich learning results (Johnson & Johnson, 1990; Topping, 1996). Research produced on this subject shows that effective interaction develops skills on known contents, creates rules for judging the best and the worst interpretations and develops he metacognitive conscience. Besides the metacognitive aspects, this horizontal learning also produces motivational and social results, since it is appealing for the mentored students to learn from their colleagues and for the mentors to develop teaching skills (Entwistle, 2009; Kyndt, Dochy, Struyven, K. & Cascallar, 2011; Ramsden, 2006). Voluntarily attended at the peer tutoring program 535 of the approximately 1090 students entered that year at the University of Évora. We present the organization of peer tutoring and the assessment produced by the students of the first year. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-01-17T14:46:12Z 2014-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9727 http://hdl.handle.net/10174/9727 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Chaleta, E. (2011). Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA. Educação-Temas e Problemas, 9, 67-78. 67-78 1646-2831 Educação – Temas e Problemas 9 mec@uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pedago |
publisher.none.fl_str_mv |
Pedago |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136518173884416 |