As dimensões da tutoria em disciplinas híbridas no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53337 |
Resumo: | O presente trabalho busca apresentar a exitosa experiência de inserção da função de tutoria em disciplinas híbridas em cursos de nível superior ofertados presencialmente. De forma específica objetiva caracterizar o papel da tutoria em disciplinas híbridas, compreender as mediações pedagógicas e tecnológicas da tutoria e reconhecer as dimensões da tutoria em disciplinas híbridas do ensino superior. Trata-se de um relato de experiência inovadora de abordagem qualitativa, de característica descritiva e analítica com base nos pressupostos teóricos de Freire (1996), Lévy (1999), Horn e Staker (2015), Moran (2015);(2018), Bacich, Neto e Trevisani (2015) e Behan (2013). Através deste estudo foi possível analisar a práxis mobilizada pela tutoria na modalidade híbrida e demonstrar que a existência de dimensões de atuação dessa função tem a capacidade de desenvolver e qualificar a inserção de processos híbridos em cursos superiores na modalidade presencial. |
id |
Krot_cb067f153cfc3b8aeb8fdd60f50c9053 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53337 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
As dimensões da tutoria em disciplinas híbridas no Ensino SuperiorEnsino HíbridoTutoriaEnsino SuperiorO presente trabalho busca apresentar a exitosa experiência de inserção da função de tutoria em disciplinas híbridas em cursos de nível superior ofertados presencialmente. De forma específica objetiva caracterizar o papel da tutoria em disciplinas híbridas, compreender as mediações pedagógicas e tecnológicas da tutoria e reconhecer as dimensões da tutoria em disciplinas híbridas do ensino superior. Trata-se de um relato de experiência inovadora de abordagem qualitativa, de característica descritiva e analítica com base nos pressupostos teóricos de Freire (1996), Lévy (1999), Horn e Staker (2015), Moran (2015);(2018), Bacich, Neto e Trevisani (2015) e Behan (2013). Através deste estudo foi possível analisar a práxis mobilizada pela tutoria na modalidade híbrida e demonstrar que a existência de dimensões de atuação dessa função tem a capacidade de desenvolver e qualificar a inserção de processos híbridos em cursos superiores na modalidade presencial.ABED2023-05-07T16:19:22Z2023-05-07T16:19:22Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53337SALVADOR, Anarita de SouzaSOUSA, Josiane Carla Medeiros deBARRETO, Andrea Geruza Macielporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-07T16:19:22Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53337Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-07T16:19:22falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-07T16:19:22Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dimensões da tutoria em disciplinas híbridas no Ensino Superior |
title |
As dimensões da tutoria em disciplinas híbridas no Ensino Superior |
spellingShingle |
As dimensões da tutoria em disciplinas híbridas no Ensino Superior SALVADOR, Anarita de Souza Ensino Híbrido Tutoria Ensino Superior |
title_short |
As dimensões da tutoria em disciplinas híbridas no Ensino Superior |
title_full |
As dimensões da tutoria em disciplinas híbridas no Ensino Superior |
title_fullStr |
As dimensões da tutoria em disciplinas híbridas no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
As dimensões da tutoria em disciplinas híbridas no Ensino Superior |
title_sort |
As dimensões da tutoria em disciplinas híbridas no Ensino Superior |
author |
SALVADOR, Anarita de Souza |
author_facet |
SALVADOR, Anarita de Souza SOUSA, Josiane Carla Medeiros de BARRETO, Andrea Geruza Maciel |
author_role |
author |
author2 |
SOUSA, Josiane Carla Medeiros de BARRETO, Andrea Geruza Maciel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SALVADOR, Anarita de Souza SOUSA, Josiane Carla Medeiros de BARRETO, Andrea Geruza Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Híbrido Tutoria Ensino Superior |
topic |
Ensino Híbrido Tutoria Ensino Superior |
description |
O presente trabalho busca apresentar a exitosa experiência de inserção da função de tutoria em disciplinas híbridas em cursos de nível superior ofertados presencialmente. De forma específica objetiva caracterizar o papel da tutoria em disciplinas híbridas, compreender as mediações pedagógicas e tecnológicas da tutoria e reconhecer as dimensões da tutoria em disciplinas híbridas do ensino superior. Trata-se de um relato de experiência inovadora de abordagem qualitativa, de característica descritiva e analítica com base nos pressupostos teóricos de Freire (1996), Lévy (1999), Horn e Staker (2015), Moran (2015);(2018), Bacich, Neto e Trevisani (2015) e Behan (2013). Através deste estudo foi possível analisar a práxis mobilizada pela tutoria na modalidade híbrida e demonstrar que a existência de dimensões de atuação dessa função tem a capacidade de desenvolver e qualificar a inserção de processos híbridos em cursos superiores na modalidade presencial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-05-07T16:19:22Z 2023-05-07T16:19:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53337 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672897138458624 |