Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias, Helena Isabel Esteves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48918
Resumo: A evolução tecnológica está a moldar as escolhas futuras dos jovens, despertando maior interesse nas disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). No entanto, a desigualdade de género continua a ser uma preocupação, manifestando-se em estereótipos e perceções de género. Assegurar igualdade de oportunidades é crucial. Neste estudo, procurou-se responder às seguintes questões: “Qual o impacto da revolução tecnológica nas escolhas e perspetivas dos jovens acerca das áreas STEM?” e “De que forma a desigualdade de género se manifesta nesse contexto, diferenciando as respostas de públicos masculinos e femininos?” A metodologia utilizada envolve uma revisão abrangente da literatura, baseada na metodologia PRISMA. Esta revisão estabelece o enquadramento temático da pesquisa. Posteriormente, foi aplicado um questionário online é feita uma análise dos dados obtidos. Os resultados sublinham a importância de promover ativamente a diversidade de género em todas as áreas STEM. Incentivar mais mulheres a considerar carreiras em STEM e desenvolver programas de sensibilização para desafiar estereótipos de género são medidas necessárias. Apesar do progresso alcançado, persiste a perceção de que algumas profissões permanecem associadas ao género masculino, sublinhando a necessidade contínua de educação e sensibilização sobre igualdade de género nas áreas STEM. Este estudo contribui para a compreensão do impacto das novas Tecnologias nas escolhas dos jovens nas áreas STEM e na persistente desigualdade de género. Enfatiza a necessidade de promover igualdade de género e criar ambientes inclusivos no campo STEM. Este estudo pode orientar futuras iniciativas e políticas voltadas para a redução da disparidade de género nesse domínio e incentivar mais jovens a estudar esta temática
id RCAP_8e78f9866c3cdcf1ee1f6a3ef923aee1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEMAnálise EstatísticaComunidade AcadémicaDashboardsDesigualdade de GéneroGéneroLimeSurveyPower BIPower QueryQuestionárioRecolha de DadosSegregação de GéneroSTEMTecnologiaValores CulturaisA evolução tecnológica está a moldar as escolhas futuras dos jovens, despertando maior interesse nas disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). No entanto, a desigualdade de género continua a ser uma preocupação, manifestando-se em estereótipos e perceções de género. Assegurar igualdade de oportunidades é crucial. Neste estudo, procurou-se responder às seguintes questões: “Qual o impacto da revolução tecnológica nas escolhas e perspetivas dos jovens acerca das áreas STEM?” e “De que forma a desigualdade de género se manifesta nesse contexto, diferenciando as respostas de públicos masculinos e femininos?” A metodologia utilizada envolve uma revisão abrangente da literatura, baseada na metodologia PRISMA. Esta revisão estabelece o enquadramento temático da pesquisa. Posteriormente, foi aplicado um questionário online é feita uma análise dos dados obtidos. Os resultados sublinham a importância de promover ativamente a diversidade de género em todas as áreas STEM. Incentivar mais mulheres a considerar carreiras em STEM e desenvolver programas de sensibilização para desafiar estereótipos de género são medidas necessárias. Apesar do progresso alcançado, persiste a perceção de que algumas profissões permanecem associadas ao género masculino, sublinhando a necessidade contínua de educação e sensibilização sobre igualdade de género nas áreas STEM. Este estudo contribui para a compreensão do impacto das novas Tecnologias nas escolhas dos jovens nas áreas STEM e na persistente desigualdade de género. Enfatiza a necessidade de promover igualdade de género e criar ambientes inclusivos no campo STEM. Este estudo pode orientar futuras iniciativas e políticas voltadas para a redução da disparidade de género nesse domínio e incentivar mais jovens a estudar esta temáticaPedrosa, Isabel Maria MendesHolanda, MaristelaRepositório ComumElias, Helena Isabel Esteves20232024-12-15T00:00:00Z2023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48918TID:203464699porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T02:15:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:54.521275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM
title Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM
spellingShingle Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM
Elias, Helena Isabel Esteves
Análise Estatística
Comunidade Académica
Dashboards
Desigualdade de Género
Género
LimeSurvey
Power BI
Power Query
Questionário
Recolha de Dados
Segregação de Género
STEM
Tecnologia
Valores Culturais
title_short Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM
title_full Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM
title_fullStr Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM
title_full_unstemmed Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM
title_sort Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM
author Elias, Helena Isabel Esteves
author_facet Elias, Helena Isabel Esteves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedrosa, Isabel Maria Mendes
Holanda, Maristela
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Elias, Helena Isabel Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Estatística
Comunidade Académica
Dashboards
Desigualdade de Género
Género
LimeSurvey
Power BI
Power Query
Questionário
Recolha de Dados
Segregação de Género
STEM
Tecnologia
Valores Culturais
topic Análise Estatística
Comunidade Académica
Dashboards
Desigualdade de Género
Género
LimeSurvey
Power BI
Power Query
Questionário
Recolha de Dados
Segregação de Género
STEM
Tecnologia
Valores Culturais
description A evolução tecnológica está a moldar as escolhas futuras dos jovens, despertando maior interesse nas disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). No entanto, a desigualdade de género continua a ser uma preocupação, manifestando-se em estereótipos e perceções de género. Assegurar igualdade de oportunidades é crucial. Neste estudo, procurou-se responder às seguintes questões: “Qual o impacto da revolução tecnológica nas escolhas e perspetivas dos jovens acerca das áreas STEM?” e “De que forma a desigualdade de género se manifesta nesse contexto, diferenciando as respostas de públicos masculinos e femininos?” A metodologia utilizada envolve uma revisão abrangente da literatura, baseada na metodologia PRISMA. Esta revisão estabelece o enquadramento temático da pesquisa. Posteriormente, foi aplicado um questionário online é feita uma análise dos dados obtidos. Os resultados sublinham a importância de promover ativamente a diversidade de género em todas as áreas STEM. Incentivar mais mulheres a considerar carreiras em STEM e desenvolver programas de sensibilização para desafiar estereótipos de género são medidas necessárias. Apesar do progresso alcançado, persiste a perceção de que algumas profissões permanecem associadas ao género masculino, sublinhando a necessidade contínua de educação e sensibilização sobre igualdade de género nas áreas STEM. Este estudo contribui para a compreensão do impacto das novas Tecnologias nas escolhas dos jovens nas áreas STEM e na persistente desigualdade de género. Enfatiza a necessidade de promover igualdade de género e criar ambientes inclusivos no campo STEM. Este estudo pode orientar futuras iniciativas e políticas voltadas para a redução da disparidade de género nesse domínio e incentivar mais jovens a estudar esta temática
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-12-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48918
TID:203464699
url http://hdl.handle.net/10400.26/48918
identifier_str_mv TID:203464699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137009530306560