Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48918 |
Resumo: | A evolução tecnológica está a moldar as escolhas futuras dos jovens, despertando maior interesse nas disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). No entanto, a desigualdade de género continua a ser uma preocupação, manifestando-se em estereótipos e perceções de género. Assegurar igualdade de oportunidades é crucial. Neste estudo, procurou-se responder às seguintes questões: “Qual o impacto da revolução tecnológica nas escolhas e perspetivas dos jovens acerca das áreas STEM?” e “De que forma a desigualdade de género se manifesta nesse contexto, diferenciando as respostas de públicos masculinos e femininos?” A metodologia utilizada envolve uma revisão abrangente da literatura, baseada na metodologia PRISMA. Esta revisão estabelece o enquadramento temático da pesquisa. Posteriormente, foi aplicado um questionário online é feita uma análise dos dados obtidos. Os resultados sublinham a importância de promover ativamente a diversidade de género em todas as áreas STEM. Incentivar mais mulheres a considerar carreiras em STEM e desenvolver programas de sensibilização para desafiar estereótipos de género são medidas necessárias. Apesar do progresso alcançado, persiste a perceção de que algumas profissões permanecem associadas ao género masculino, sublinhando a necessidade contínua de educação e sensibilização sobre igualdade de género nas áreas STEM. Este estudo contribui para a compreensão do impacto das novas Tecnologias nas escolhas dos jovens nas áreas STEM e na persistente desigualdade de género. Enfatiza a necessidade de promover igualdade de género e criar ambientes inclusivos no campo STEM. Este estudo pode orientar futuras iniciativas e políticas voltadas para a redução da disparidade de género nesse domínio e incentivar mais jovens a estudar esta temática |
id |
RCAP_8e78f9866c3cdcf1ee1f6a3ef923aee1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48918 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEMAnálise EstatísticaComunidade AcadémicaDashboardsDesigualdade de GéneroGéneroLimeSurveyPower BIPower QueryQuestionárioRecolha de DadosSegregação de GéneroSTEMTecnologiaValores CulturaisA evolução tecnológica está a moldar as escolhas futuras dos jovens, despertando maior interesse nas disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). No entanto, a desigualdade de género continua a ser uma preocupação, manifestando-se em estereótipos e perceções de género. Assegurar igualdade de oportunidades é crucial. Neste estudo, procurou-se responder às seguintes questões: “Qual o impacto da revolução tecnológica nas escolhas e perspetivas dos jovens acerca das áreas STEM?” e “De que forma a desigualdade de género se manifesta nesse contexto, diferenciando as respostas de públicos masculinos e femininos?” A metodologia utilizada envolve uma revisão abrangente da literatura, baseada na metodologia PRISMA. Esta revisão estabelece o enquadramento temático da pesquisa. Posteriormente, foi aplicado um questionário online é feita uma análise dos dados obtidos. Os resultados sublinham a importância de promover ativamente a diversidade de género em todas as áreas STEM. Incentivar mais mulheres a considerar carreiras em STEM e desenvolver programas de sensibilização para desafiar estereótipos de género são medidas necessárias. Apesar do progresso alcançado, persiste a perceção de que algumas profissões permanecem associadas ao género masculino, sublinhando a necessidade contínua de educação e sensibilização sobre igualdade de género nas áreas STEM. Este estudo contribui para a compreensão do impacto das novas Tecnologias nas escolhas dos jovens nas áreas STEM e na persistente desigualdade de género. Enfatiza a necessidade de promover igualdade de género e criar ambientes inclusivos no campo STEM. Este estudo pode orientar futuras iniciativas e políticas voltadas para a redução da disparidade de género nesse domínio e incentivar mais jovens a estudar esta temáticaPedrosa, Isabel Maria MendesHolanda, MaristelaRepositório ComumElias, Helena Isabel Esteves20232024-12-15T00:00:00Z2023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48918TID:203464699porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T02:15:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:54.521275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM |
title |
Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM |
spellingShingle |
Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM Elias, Helena Isabel Esteves Análise Estatística Comunidade Académica Dashboards Desigualdade de Género Género LimeSurvey Power BI Power Query Questionário Recolha de Dados Segregação de Género STEM Tecnologia Valores Culturais |
title_short |
Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM |
title_full |
Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM |
title_fullStr |
Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM |
title_full_unstemmed |
Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM |
title_sort |
Desigualdade de género na tecnologia: perceção dos jovens relativamente a STEM |
author |
Elias, Helena Isabel Esteves |
author_facet |
Elias, Helena Isabel Esteves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedrosa, Isabel Maria Mendes Holanda, Maristela Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elias, Helena Isabel Esteves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Estatística Comunidade Académica Dashboards Desigualdade de Género Género LimeSurvey Power BI Power Query Questionário Recolha de Dados Segregação de Género STEM Tecnologia Valores Culturais |
topic |
Análise Estatística Comunidade Académica Dashboards Desigualdade de Género Género LimeSurvey Power BI Power Query Questionário Recolha de Dados Segregação de Género STEM Tecnologia Valores Culturais |
description |
A evolução tecnológica está a moldar as escolhas futuras dos jovens, despertando maior interesse nas disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). No entanto, a desigualdade de género continua a ser uma preocupação, manifestando-se em estereótipos e perceções de género. Assegurar igualdade de oportunidades é crucial. Neste estudo, procurou-se responder às seguintes questões: “Qual o impacto da revolução tecnológica nas escolhas e perspetivas dos jovens acerca das áreas STEM?” e “De que forma a desigualdade de género se manifesta nesse contexto, diferenciando as respostas de públicos masculinos e femininos?” A metodologia utilizada envolve uma revisão abrangente da literatura, baseada na metodologia PRISMA. Esta revisão estabelece o enquadramento temático da pesquisa. Posteriormente, foi aplicado um questionário online é feita uma análise dos dados obtidos. Os resultados sublinham a importância de promover ativamente a diversidade de género em todas as áreas STEM. Incentivar mais mulheres a considerar carreiras em STEM e desenvolver programas de sensibilização para desafiar estereótipos de género são medidas necessárias. Apesar do progresso alcançado, persiste a perceção de que algumas profissões permanecem associadas ao género masculino, sublinhando a necessidade contínua de educação e sensibilização sobre igualdade de género nas áreas STEM. Este estudo contribui para a compreensão do impacto das novas Tecnologias nas escolhas dos jovens nas áreas STEM e na persistente desigualdade de género. Enfatiza a necessidade de promover igualdade de género e criar ambientes inclusivos no campo STEM. Este estudo pode orientar futuras iniciativas e políticas voltadas para a redução da disparidade de género nesse domínio e incentivar mais jovens a estudar esta temática |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-12-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48918 TID:203464699 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48918 |
identifier_str_mv |
TID:203464699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137009530306560 |