A revitalização dos mercados municipais e do espaço público na cidade contemporânea: três casos de estudo no contexto português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Pedro Miguel Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15712
Resumo: O mercado representa um lugar determinante na construção da cidade. A sua origem está, intrinsecamente, ligada à condição de subsistência da população, quer no abastecimento, quer na troca de produtos. Por outro lado, também desempenha um papel determinante na vida social da população, sendo um polo na cidade, que privilegia o encontro de pessoas. Desde a origem das primeiras cidades, até aos dias de hoje, o mercado toma diferentes formas. Caracteriza-se por ser um espaço em constante adaptação, dados os diferentes usos e necessidades que a sociedade estabelece, ao longo do tempo. Na segunda metade do século XX, mais significativamente após 1985, decorre uma transição nos hábitos de consumo em Portugal. Passa-se do comércio local e de proximidade para as grandes superfícies e centros comerciais que agregam novos tipos de comércio, serviços e lazer. Inerentes a este processo, os mercados municipais tornam-se equipamentos desajustados das exigências de consumo. A intenção deste trabalho é repensar o papel dos mercados na cidade contemporânea, identificar diferentes modos de reabilitação, novos usos aplicados ao programa arquitetónico e a relação destas conceções, ditas modernas, para com o comércio tradicional. Este trabalho teórico desenvolveu-se, em conjunto com a componente prática de projeto final de arquitetura, fundamentando uma proposta de reabilitação para o Mercado Municipal de Alenquer. Na primeira parte do trabalho, identificaram-se várias formas de mercado ao longo do tempo. Numa segunda parte, realizou-se um enquadramento de projetos de reabilitação de mercados, prosseguido por dois casos de estudo, o Mercado Time Out Lisboa, e o Mercado de Campo de Ourique. Ambos os edifícios resultam de várias modificações ao longo do tempo e foram, recentemente, reabilitados. As propostas conjugam o comércio tradicional com novos usos, porém diferenciam-se no modo como materializam e organizam a sua intervenção e na opinião e recetividade que têm os seus comerciantes. Numa terceira fase, foi abordado o processo de trabalho realizado para a proposta de reabilitação do Mercado Municipal de Alenquer (Parte II – vertente prática).
id RCAP_8e7e2d6a32d93c890486878bee36b52b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15712
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A revitalização dos mercados municipais e do espaço público na cidade contemporânea: três casos de estudo no contexto portuguêsArquiteturaReabilitação urbanaMercados públicosCidadePortugalAlenquerLisboaMercadoCidadeEspaço públicoRevitalizaçãoReabilitaçãoCityPublic placeRevitalizationO mercado representa um lugar determinante na construção da cidade. A sua origem está, intrinsecamente, ligada à condição de subsistência da população, quer no abastecimento, quer na troca de produtos. Por outro lado, também desempenha um papel determinante na vida social da população, sendo um polo na cidade, que privilegia o encontro de pessoas. Desde a origem das primeiras cidades, até aos dias de hoje, o mercado toma diferentes formas. Caracteriza-se por ser um espaço em constante adaptação, dados os diferentes usos e necessidades que a sociedade estabelece, ao longo do tempo. Na segunda metade do século XX, mais significativamente após 1985, decorre uma transição nos hábitos de consumo em Portugal. Passa-se do comércio local e de proximidade para as grandes superfícies e centros comerciais que agregam novos tipos de comércio, serviços e lazer. Inerentes a este processo, os mercados municipais tornam-se equipamentos desajustados das exigências de consumo. A intenção deste trabalho é repensar o papel dos mercados na cidade contemporânea, identificar diferentes modos de reabilitação, novos usos aplicados ao programa arquitetónico e a relação destas conceções, ditas modernas, para com o comércio tradicional. Este trabalho teórico desenvolveu-se, em conjunto com a componente prática de projeto final de arquitetura, fundamentando uma proposta de reabilitação para o Mercado Municipal de Alenquer. Na primeira parte do trabalho, identificaram-se várias formas de mercado ao longo do tempo. Numa segunda parte, realizou-se um enquadramento de projetos de reabilitação de mercados, prosseguido por dois casos de estudo, o Mercado Time Out Lisboa, e o Mercado de Campo de Ourique. Ambos os edifícios resultam de várias modificações ao longo do tempo e foram, recentemente, reabilitados. As propostas conjugam o comércio tradicional com novos usos, porém diferenciam-se no modo como materializam e organizam a sua intervenção e na opinião e recetividade que têm os seus comerciantes. Numa terceira fase, foi abordado o processo de trabalho realizado para a proposta de reabilitação do Mercado Municipal de Alenquer (Parte II – vertente prática).The market represents a determining factor in the construction of cities. It's origin is intrinsically linked to the subsistence condition of populations, both in the supply and in the exchange of products. On the other hand plays a key role in the social life of comunities being a pole, in the city, which privileges the meeting of people. From the origin of first cities until today, the market takes different forms. It is characterized by being a space in constant adaptation, given the different uses and needs that society establishes throughout time. In the second half of the twentieth century, more significantly after 1985 there is a transition in consumer habits in Portugal. It goes from the trade and proximity to large shopping centers and new types of trade, services and leisure. Inherent in this process municipal markets becomes equipments that is out of consumption. The intention of this work is to rethink the role of markets in the city to identify different modes of rehabilitation, new uses of applied to the architectural program and the relation of these concepts, said modern, for the traditional trade. This theoretical work was developed, together with the practical componente of final architectural design, grounding a proposal of rehabilitation to the Alenquer Municipal Market. In the first part of the paper, various forms of market have been identified over time. In a second part, a framework of market rehabilitation projects was followed by two case studies, the Time Out Lisbon Market, and the Ourique Field Market. Both buildings result from several modifications over time and have recently been rehabilitated. At traditional trade with new uses, but they differ in the way they materialize and organize their intervention and in the opinion and receptivity that their merchants have. In a third phase, the work process carried out for the rehabilitation proposal of the Alenquer Municipal Market (Part II - practical side).2018-04-26T13:14:32Z2017-01-01T00:00:00Z20172017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15712TID:201762994porGomes, Pedro Miguel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:50.887912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A revitalização dos mercados municipais e do espaço público na cidade contemporânea: três casos de estudo no contexto português
title A revitalização dos mercados municipais e do espaço público na cidade contemporânea: três casos de estudo no contexto português
spellingShingle A revitalização dos mercados municipais e do espaço público na cidade contemporânea: três casos de estudo no contexto português
Gomes, Pedro Miguel Fernandes
Arquitetura
Reabilitação urbana
Mercados públicos
Cidade
Portugal
Alenquer
Lisboa
Mercado
Cidade
Espaço público
Revitalização
Reabilitação
City
Public place
Revitalization
title_short A revitalização dos mercados municipais e do espaço público na cidade contemporânea: três casos de estudo no contexto português
title_full A revitalização dos mercados municipais e do espaço público na cidade contemporânea: três casos de estudo no contexto português
title_fullStr A revitalização dos mercados municipais e do espaço público na cidade contemporânea: três casos de estudo no contexto português
title_full_unstemmed A revitalização dos mercados municipais e do espaço público na cidade contemporânea: três casos de estudo no contexto português
title_sort A revitalização dos mercados municipais e do espaço público na cidade contemporânea: três casos de estudo no contexto português
author Gomes, Pedro Miguel Fernandes
author_facet Gomes, Pedro Miguel Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Pedro Miguel Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Reabilitação urbana
Mercados públicos
Cidade
Portugal
Alenquer
Lisboa
Mercado
Cidade
Espaço público
Revitalização
Reabilitação
City
Public place
Revitalization
topic Arquitetura
Reabilitação urbana
Mercados públicos
Cidade
Portugal
Alenquer
Lisboa
Mercado
Cidade
Espaço público
Revitalização
Reabilitação
City
Public place
Revitalization
description O mercado representa um lugar determinante na construção da cidade. A sua origem está, intrinsecamente, ligada à condição de subsistência da população, quer no abastecimento, quer na troca de produtos. Por outro lado, também desempenha um papel determinante na vida social da população, sendo um polo na cidade, que privilegia o encontro de pessoas. Desde a origem das primeiras cidades, até aos dias de hoje, o mercado toma diferentes formas. Caracteriza-se por ser um espaço em constante adaptação, dados os diferentes usos e necessidades que a sociedade estabelece, ao longo do tempo. Na segunda metade do século XX, mais significativamente após 1985, decorre uma transição nos hábitos de consumo em Portugal. Passa-se do comércio local e de proximidade para as grandes superfícies e centros comerciais que agregam novos tipos de comércio, serviços e lazer. Inerentes a este processo, os mercados municipais tornam-se equipamentos desajustados das exigências de consumo. A intenção deste trabalho é repensar o papel dos mercados na cidade contemporânea, identificar diferentes modos de reabilitação, novos usos aplicados ao programa arquitetónico e a relação destas conceções, ditas modernas, para com o comércio tradicional. Este trabalho teórico desenvolveu-se, em conjunto com a componente prática de projeto final de arquitetura, fundamentando uma proposta de reabilitação para o Mercado Municipal de Alenquer. Na primeira parte do trabalho, identificaram-se várias formas de mercado ao longo do tempo. Numa segunda parte, realizou-se um enquadramento de projetos de reabilitação de mercados, prosseguido por dois casos de estudo, o Mercado Time Out Lisboa, e o Mercado de Campo de Ourique. Ambos os edifícios resultam de várias modificações ao longo do tempo e foram, recentemente, reabilitados. As propostas conjugam o comércio tradicional com novos usos, porém diferenciam-se no modo como materializam e organizam a sua intervenção e na opinião e recetividade que têm os seus comerciantes. Numa terceira fase, foi abordado o processo de trabalho realizado para a proposta de reabilitação do Mercado Municipal de Alenquer (Parte II – vertente prática).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2017-10
2018-04-26T13:14:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15712
TID:201762994
url http://hdl.handle.net/10071/15712
identifier_str_mv TID:201762994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134900074315776