Quotidianos sob o impacto da 1ª Grande Guerra: alguns aspetos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/100814 |
Resumo: | Nesta comunicação analisam-se alguns aspetos das condições materiais da vida quotidiana da população portuguesa no período da Primeira Grande Guerra e nos anos imediatamente a seguir ao seu temo. Caracterizam-se algumas evoluções mais significativas decorrentes dos impactos económicos e sociais causados pelo conflito: carestia, aumento dos preços, alterações dos regimes alimentares, emergência dos novos pobres e dos novos ricos.... No pós-Guerra a carestia dá lugar à abundância e a uma esfusiante alegria de viver, assistindo-se a mudanças significativas nos padrões do gosto e da beleza feminina, da vida boémia e elegante, expressos, entre outros aspetos, na apropriação da noite, na multiplicação de clubes noturnos e de casinos, em novos consumos, na emergência da garçonne, a “cabelos à Joãozinho” na terminologia portuguesa, símbolo da modernidade e indicador simbólico dos années folles, a qual rompe com o conceito tradicional de feminilidade identificado pelo estereótipo da mãe, esposa e dona-de-casa. |
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Quotidianos sob o impacto da 1ª Grande Guerra: alguns aspetos1ª Grande GuerraQuotidianoAlta dos preçosAnos loucosFirst World WarDaily lifePrice risesRoaring TwentiesNesta comunicação analisam-se alguns aspetos das condições materiais da vida quotidiana da população portuguesa no período da Primeira Grande Guerra e nos anos imediatamente a seguir ao seu temo. Caracterizam-se algumas evoluções mais significativas decorrentes dos impactos económicos e sociais causados pelo conflito: carestia, aumento dos preços, alterações dos regimes alimentares, emergência dos novos pobres e dos novos ricos.... No pós-Guerra a carestia dá lugar à abundância e a uma esfusiante alegria de viver, assistindo-se a mudanças significativas nos padrões do gosto e da beleza feminina, da vida boémia e elegante, expressos, entre outros aspetos, na apropriação da noite, na multiplicação de clubes noturnos e de casinos, em novos consumos, na emergência da garçonne, a “cabelos à Joãozinho” na terminologia portuguesa, símbolo da modernidade e indicador simbólico dos années folles, a qual rompe com o conceito tradicional de feminilidade identificado pelo estereótipo da mãe, esposa e dona-de-casa.This paper analyses certain aspects of the material conditions affecting the everyday life of Portuguese people during and immediately after the First World War. It identifies some of the more important developments resulting from the economic and social impacts of the war, such as shortages, rising prices, changes in diet and the emergence of the new poor and new rich. Subsequently, in the post-war period, scarcity gave way to plenty and an effusive joie de vivre, evident in significant changes in female taste, ideas of beauty and bohemian and elegant lifestyles, reflected in the interest in nightlife, the growing number of nightclubs and casinos, new forms of consumerism and the arrival of the garçonne with bobbed hair, the symbol of modernity and the Roaring Twenties who rejected traditional notions of femininity associated with the stereotype of the wife, mother and homemaker.Centro e Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão2022-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/100814http://hdl.handle.net/10316/100814por2182-6544Vaquinhas, Ireneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-15T15:12:57Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:07.421480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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