A singularidade do intérprete contemporâneo e a natureza do corpo versátil na disciplina de Práticas Complementares de Dança do 3º ciclo do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana Mangericão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Ana Margarida Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8573
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_8e8080fd75e6839790f150b020083774
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8573
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A singularidade do intérprete contemporâneo e a natureza do corpo versátil na disciplina de Práticas Complementares de Dança do 3º ciclo do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana MangericãoTécnica de dançaComposição coreográficaIntérprete/bailarinoSingularidadeCorpo versátilDance techniqueChoreographic compositionDancer/interpreterSingularityVersatile bodyRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaA disciplina de Técnicas de Dança apresenta uma carga horária substancial no Plano de Estudos das Escolas de Ensino Artístico Especializado, o que revela a sua importância na formação de bailarinos. Estas permitem por um lado, aprofundar a capacidade de dominar o corpo e, por outro, criar novos vocabulários de movimento. O presente estudo pretende mostrar a importância e validade de várias abordagens no ensino-aprendizagem da composição coreográfica, como complemento ao sólido trabalho técnico já objetivado, no contexto do Ensino Artístico Especializado. Através da aplicação do estágio nas três turmas do 3º Ciclo do Curso de Básico de Dança procurou-se perceber se a multiplicidade de metodologias e processos democráticos da composição coreográfica, trazem mais-valias para a criação de corpos disponíveis para outras abordagens físicas, técnicas e artísticas. Para aferir resultados, recorreu-se à Metodologia de Investigação-Ação apoiada por Diários de Bordo e Grelhas de Observação elaborados no período do Estágio. A composição coreográfica promove, através de métodos e processos democráticos e de partilha, a construção de um produto final cooperativo que promove não só a formação de quem cria, mas também de quem interpreta. Pretendeu-se assim, atendendo às exigências do mercado artístico contemporâneo, conduzir à formação de um corpo disponível a novas abordagens, através da realização do estágio na disciplina de Práticas complementares de Dança, onde se insere a disciplina de composição coreográfica. Procurou-se desta forma, estimular a singularidade do intérprete/bailarino de dança contemporânea aplicando um conjunto de estratégias baseadas em algumas das metodologias de ensino de referência neste domínio, que valorizam a relação cooperativa entre coreógrafo e intérprete. Em suma, pretendeu-se conjugar os métodos e processos democráticos da composição coreográfica e o uso da singularidade com o carácter expositivo das aulas de técnicas de dança, estimulando os alunos a desenvolver a sua capacidade de resposta a novas tarefas, preparando-os para a variedade de propostas existentes no mercado artístico profissional contemporâneo.ABSTRACT - The subject of dance techniques has a heavy schedule time in the planification of specialised schools. This shows that it is very important to the formation of dancers. These allow for the one hand to increase the depth of body control and, on the other hand to build up new movement vocabulary. This study aims to show the importance and validity of various educational approaches to choreographic composition, as a complement of the solid work already supervised, in the context of the Specialised artistic education. Through the application of this internship o three 3rd cycle classes of basic dancing education, it was searched if the multiplicity of methodologies and democratic processes of choreographic compositing bring an improvement to the creation of available bodies to different physical, technical and artistic approaches. For data collection, it was used the investigation and action methodology supported by diaries and observation sheets during the internship. Using democratic and sharing methods and processes the democratic sharing the choreographic composition promotes the construction of a cooperative final product. This promotes both the learning of who create and the learning of the interpreter. Therefore, being aware of the demanding modern artistic market, it was intended to conduct the formation of a body more open of new approaches, through the internship on complementary dance practices, where the choreographic composition inserts. It was intended to stimulate the dancer’s singularity of contemporary dancing applying strategies based in some top educational methodologies in the subject that increase the cooperative relation between the interpreter and the choreographer. Overall, the objective of this internship was to conjugate the methods and democratic processes of choreographic composition as well as the use of the singularity with the expositive character of the dance techniques classes This stimulates the pupils to develop their answer to new tasks preparing them to a variety of existent job offers on the professional contemporary market.Fernandes, João Carlos Martins ParreiraRCIPLDelgado, Ana Margarida Lopes2018-06-06T10:26:40Z2017-12-152017-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8573TID:201789841por201789841info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:10Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:18.729047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A singularidade do intérprete contemporâneo e a natureza do corpo versátil na disciplina de Práticas Complementares de Dança do 3º ciclo do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
title A singularidade do intérprete contemporâneo e a natureza do corpo versátil na disciplina de Práticas Complementares de Dança do 3º ciclo do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
spellingShingle A singularidade do intérprete contemporâneo e a natureza do corpo versátil na disciplina de Práticas Complementares de Dança do 3º ciclo do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
Delgado, Ana Margarida Lopes
Técnica de dança
Composição coreográfica
Intérprete/bailarino
Singularidade
Corpo versátil
Dance technique
Choreographic composition
Dancer/interpreter
Singularity
Versatile body
title_short A singularidade do intérprete contemporâneo e a natureza do corpo versátil na disciplina de Práticas Complementares de Dança do 3º ciclo do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
title_full A singularidade do intérprete contemporâneo e a natureza do corpo versátil na disciplina de Práticas Complementares de Dança do 3º ciclo do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
title_fullStr A singularidade do intérprete contemporâneo e a natureza do corpo versátil na disciplina de Práticas Complementares de Dança do 3º ciclo do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
title_full_unstemmed A singularidade do intérprete contemporâneo e a natureza do corpo versátil na disciplina de Práticas Complementares de Dança do 3º ciclo do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
title_sort A singularidade do intérprete contemporâneo e a natureza do corpo versátil na disciplina de Práticas Complementares de Dança do 3º ciclo do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
author Delgado, Ana Margarida Lopes
author_facet Delgado, Ana Margarida Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, João Carlos Martins Parreira
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Ana Margarida Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança
Composição coreográfica
Intérprete/bailarino
Singularidade
Corpo versátil
Dance technique
Choreographic composition
Dancer/interpreter
Singularity
Versatile body
topic Técnica de dança
Composição coreográfica
Intérprete/bailarino
Singularidade
Corpo versátil
Dance technique
Choreographic composition
Dancer/interpreter
Singularity
Versatile body
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
2017-12-15T00:00:00Z
2018-06-06T10:26:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8573
TID:201789841
url http://hdl.handle.net/10400.21/8573
identifier_str_mv TID:201789841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201789841
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133435173797888