Pedagogia Social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1922 |
Resumo: | A disciplina científica que dá pelo nome de «pedagogia social» ocupa hoje um lugar fundamental no seio das ciências da educação, respondendo por um universo conceptual específico, alicerçado num património histórico próprio e num campo de problematização-acção de confirmada relevância na nossa contemporaneidade. É justamente em torno do conceito de pedagogia social, da sua história e da sua especificidade epistemológica que procuro reflectir neste texto, tentando evidenciar a pertinência socio-política desta área de conhecimento num quadro de renovação do «espaço público da educação», em conformidade com a utopia do humano preconizada pelas Nações Unidas para a sociedade do século XXI. |
id |
RCAP_8e9413e7aa9d8d4504b1a8670d6a948a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1922 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pedagogia Social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acçãoA disciplina científica que dá pelo nome de «pedagogia social» ocupa hoje um lugar fundamental no seio das ciências da educação, respondendo por um universo conceptual específico, alicerçado num património histórico próprio e num campo de problematização-acção de confirmada relevância na nossa contemporaneidade. É justamente em torno do conceito de pedagogia social, da sua história e da sua especificidade epistemológica que procuro reflectir neste texto, tentando evidenciar a pertinência socio-política desta área de conhecimento num quadro de renovação do «espaço público da educação», em conformidade com a utopia do humano preconizada pelas Nações Unidas para a sociedade do século XXI.Universidade Católica Portuguesa2019-10-19T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1922oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1922Cadernos de Pedagogia Social; n. 2 (2008): Educação e solidariedade social; 7-301646-728010.34632/cpedagogiasocial.2008.n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1922https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1922https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1922/1843Direitos de Autor (c) 2008 Isabel Baptistahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, Isabel2022-09-20T11:11:45Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:16.642879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia Social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acção |
title |
Pedagogia Social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acção |
spellingShingle |
Pedagogia Social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acção Baptista, Isabel |
title_short |
Pedagogia Social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acção |
title_full |
Pedagogia Social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acção |
title_fullStr |
Pedagogia Social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acção |
title_full_unstemmed |
Pedagogia Social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acção |
title_sort |
Pedagogia Social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acção |
author |
Baptista, Isabel |
author_facet |
Baptista, Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Isabel |
description |
A disciplina científica que dá pelo nome de «pedagogia social» ocupa hoje um lugar fundamental no seio das ciências da educação, respondendo por um universo conceptual específico, alicerçado num património histórico próprio e num campo de problematização-acção de confirmada relevância na nossa contemporaneidade. É justamente em torno do conceito de pedagogia social, da sua história e da sua especificidade epistemológica que procuro reflectir neste texto, tentando evidenciar a pertinência socio-política desta área de conhecimento num quadro de renovação do «espaço público da educação», em conformidade com a utopia do humano preconizada pelas Nações Unidas para a sociedade do século XXI. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-19T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1922 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1922 |
url |
https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1922 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1922 https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1922 https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1922/1843 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 Isabel Baptista http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 Isabel Baptista http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pedagogia Social; n. 2 (2008): Educação e solidariedade social; 7-30 1646-7280 10.34632/cpedagogiasocial.2008.n2 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130357910470656 |