As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lozano, Emilia Smolak
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Balonas, Sara, Ruão, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/66203
Resumo: English version: Lozano, E. S., Balonas, S. & Ruão, T. (2020). Public relations strategies in social media: analysis of campaigns for social change in the education sector in Spain and Portugal. Comunicação e Sociedade [Vol. Especial], 175-196.
id RCAP_8e9687f84e5353fd930c7ca0ee195088
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66203
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e PortugalPublic relations strategies in social media: analysis of campaigns for social change in the education sector in Spain and PortugalRelações públicasRedes sociaisOrganizações sem fins lucrativosCampanhas de educaçãoDesenvolvimento socialMudançaPublic relationsSocial mediaNonprofit organizationsEducation campaignsSocial developmentChangeCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEnglish version: Lozano, E. S., Balonas, S. & Ruão, T. (2020). Public relations strategies in social media: analysis of campaigns for social change in the education sector in Spain and Portugal. Comunicação e Sociedade [Vol. Especial], 175-196.O presente artigo discute o uso dos média sociais nas campanhas que visam promover a mudança social no setor da educação. O principal foco de análise é as estratégias de relações públicas utilizadas: a partilha de depoimentos reais e o desenvolvimento do storytelling, como conteúdos que aumentam a afinidade e o envolvimento com vista à mudança social. Para este trabalho foram desenvolvidos dois estudos de caso que debatem as campanhas de duas organizações não-governamentais do setor da educação, realizadas através de média sociais: #LeonorDejaLaEscuela da Fundación Secretariado Gitano, em Espanha, em 2015, e #Amigo-Bagos- -Douro da Bagos d’Ouro, em Portugal, em 2017. A primeira foi implementada, principalmente, no Twitter – uma das redes sociais mais conhecidas e usadas atualmente –, enquanto a segunda utilizou o WhatsApp – o sistema de mensagens móveis mais popular nos dias de hoje –, como meios de campanha para promover um acesso mais amplo à educação. Este estudo tem como objetivo responder à seguinte questão de partida: qual é o papel dos média sociais nas estratégias de relações públicas das organizações sem fins lucrativos? Trata-se de uma questão que exprime dois objetivos de pesquisa: (1.º) aprofundar o conhecimento sobre a capacidade das redes sociais produzirem interação comunicativa; e (2.º) (re)enquadrar as relações públicas nas estratégias da comunicação para o desenvolvimento. A análise demonstra como as redes sociais têm contribuído significativamente para alterar o modo como as estratégias de relações públicas são usadas no terceiro setor. Na verdade, os média sociais podem desempenhar um papel fundamental na comunicação sem fins lucrativos, nomeadamente cumprindo alguns propósitos: fazendo lobbying por causas sociais, criando alianças, angariando financiamento, mobilizando voluntários, envolvendo os média tradicionais e a comunidade, ou advogando pela reforma de políticas.The present paper discusses the use of social media when campaigning for social change in the education sector. The main focus is the analysis of the public relation strategies in use: the disclosure of real testimonials and the development of storytelling, as contents that enhance affinity and engagement towards social change. For the purpose of the analysis, two case studies were developed that discuss the campaigns of two non-governmental organizations in the educational sector, via social media: #LeonorDejaLaEscuela by Fundación Secretariado Gitano in Spain, from 2015, and #Amigo-Bagos-Douro by Bagos d’Ouro in Portugal, from 2017. The first one was implemented mainly on Twitter – one of the most well-known social network in use today –, while the other one used WhatsApp – the most popular mobile messenger –, as means of campaigning for broader access to education. The study aimed to answer the following research question: what is the role of social media in nonprofit organizations public relations strategies? This equation expressed two scientific objectives: (1st) to deepen the knowledge on the ability of social media to produce communicative interaction; and (2nd) to (re)frame public relations within communication for development strategies. The analysis demonstrates that social media have greatly contributed to change the way public relations strategies within the third sector are conducted. In fact, social media may play a key role in nonprofit communication: by lobbying for social causes, creating alliances, raising money, mobilizing volunteers, engaging traditional media and community relations, or by advocating for policy reform.FCT -Fundació Catalana de Trasplantament(UIDB/00736/2020)Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoLozano, Emilia SmolakBalonas, SaraRuão, Teresa2020-072020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66203porLozano, E. S., Balonas, S. & Ruão, T. (2020). As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal. Comunicação e Sociedade [Vol. Especial], 175-196.1645-20892183-357510.17231/comsoc.0(2020).2746https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2020).2746info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:45.165909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal
Public relations strategies in social media: analysis of campaigns for social change in the education sector in Spain and Portugal
title As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal
spellingShingle As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal
Lozano, Emilia Smolak
Relações públicas
Redes sociais
Organizações sem fins lucrativos
Campanhas de educação
Desenvolvimento social
Mudança
Public relations
Social media
Nonprofit organizations
Education campaigns
Social development
Change
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal
title_full As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal
title_fullStr As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal
title_full_unstemmed As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal
title_sort As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal
author Lozano, Emilia Smolak
author_facet Lozano, Emilia Smolak
Balonas, Sara
Ruão, Teresa
author_role author
author2 Balonas, Sara
Ruão, Teresa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lozano, Emilia Smolak
Balonas, Sara
Ruão, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Redes sociais
Organizações sem fins lucrativos
Campanhas de educação
Desenvolvimento social
Mudança
Public relations
Social media
Nonprofit organizations
Education campaigns
Social development
Change
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Relações públicas
Redes sociais
Organizações sem fins lucrativos
Campanhas de educação
Desenvolvimento social
Mudança
Public relations
Social media
Nonprofit organizations
Education campaigns
Social development
Change
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description English version: Lozano, E. S., Balonas, S. & Ruão, T. (2020). Public relations strategies in social media: analysis of campaigns for social change in the education sector in Spain and Portugal. Comunicação e Sociedade [Vol. Especial], 175-196.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07
2020-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/66203
url http://hdl.handle.net/1822/66203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lozano, E. S., Balonas, S. & Ruão, T. (2020). As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal. Comunicação e Sociedade [Vol. Especial], 175-196.
1645-2089
2183-3575
10.17231/comsoc.0(2020).2746
https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2020).2746
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132699727757312