As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/66203 |
Resumo: | English version: Lozano, E. S., Balonas, S. & Ruão, T. (2020). Public relations strategies in social media: analysis of campaigns for social change in the education sector in Spain and Portugal. Comunicação e Sociedade [Vol. Especial], 175-196. |
id |
RCAP_8e9687f84e5353fd930c7ca0ee195088 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66203 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e PortugalPublic relations strategies in social media: analysis of campaigns for social change in the education sector in Spain and PortugalRelações públicasRedes sociaisOrganizações sem fins lucrativosCampanhas de educaçãoDesenvolvimento socialMudançaPublic relationsSocial mediaNonprofit organizationsEducation campaignsSocial developmentChangeCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEnglish version: Lozano, E. S., Balonas, S. & Ruão, T. (2020). Public relations strategies in social media: analysis of campaigns for social change in the education sector in Spain and Portugal. Comunicação e Sociedade [Vol. Especial], 175-196.O presente artigo discute o uso dos média sociais nas campanhas que visam promover a mudança social no setor da educação. O principal foco de análise é as estratégias de relações públicas utilizadas: a partilha de depoimentos reais e o desenvolvimento do storytelling, como conteúdos que aumentam a afinidade e o envolvimento com vista à mudança social. Para este trabalho foram desenvolvidos dois estudos de caso que debatem as campanhas de duas organizações não-governamentais do setor da educação, realizadas através de média sociais: #LeonorDejaLaEscuela da Fundación Secretariado Gitano, em Espanha, em 2015, e #Amigo-Bagos- -Douro da Bagos d’Ouro, em Portugal, em 2017. A primeira foi implementada, principalmente, no Twitter – uma das redes sociais mais conhecidas e usadas atualmente –, enquanto a segunda utilizou o WhatsApp – o sistema de mensagens móveis mais popular nos dias de hoje –, como meios de campanha para promover um acesso mais amplo à educação. Este estudo tem como objetivo responder à seguinte questão de partida: qual é o papel dos média sociais nas estratégias de relações públicas das organizações sem fins lucrativos? Trata-se de uma questão que exprime dois objetivos de pesquisa: (1.º) aprofundar o conhecimento sobre a capacidade das redes sociais produzirem interação comunicativa; e (2.º) (re)enquadrar as relações públicas nas estratégias da comunicação para o desenvolvimento. A análise demonstra como as redes sociais têm contribuído significativamente para alterar o modo como as estratégias de relações públicas são usadas no terceiro setor. Na verdade, os média sociais podem desempenhar um papel fundamental na comunicação sem fins lucrativos, nomeadamente cumprindo alguns propósitos: fazendo lobbying por causas sociais, criando alianças, angariando financiamento, mobilizando voluntários, envolvendo os média tradicionais e a comunidade, ou advogando pela reforma de políticas.The present paper discusses the use of social media when campaigning for social change in the education sector. The main focus is the analysis of the public relation strategies in use: the disclosure of real testimonials and the development of storytelling, as contents that enhance affinity and engagement towards social change. For the purpose of the analysis, two case studies were developed that discuss the campaigns of two non-governmental organizations in the educational sector, via social media: #LeonorDejaLaEscuela by Fundación Secretariado Gitano in Spain, from 2015, and #Amigo-Bagos-Douro by Bagos d’Ouro in Portugal, from 2017. The first one was implemented mainly on Twitter – one of the most well-known social network in use today –, while the other one used WhatsApp – the most popular mobile messenger –, as means of campaigning for broader access to education. The study aimed to answer the following research question: what is the role of social media in nonprofit organizations public relations strategies? This equation expressed two scientific objectives: (1st) to deepen the knowledge on the ability of social media to produce communicative interaction; and (2nd) to (re)frame public relations within communication for development strategies. The analysis demonstrates that social media have greatly contributed to change the way public relations strategies within the third sector are conducted. In fact, social media may play a key role in nonprofit communication: by lobbying for social causes, creating alliances, raising money, mobilizing volunteers, engaging traditional media and community relations, or by advocating for policy reform.FCT -Fundació Catalana de Trasplantament(UIDB/00736/2020)Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoLozano, Emilia SmolakBalonas, SaraRuão, Teresa2020-072020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66203porLozano, E. S., Balonas, S. & Ruão, T. (2020). As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal. Comunicação e Sociedade [Vol. Especial], 175-196.1645-20892183-357510.17231/comsoc.0(2020).2746https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2020).2746info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:45.165909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal Public relations strategies in social media: analysis of campaigns for social change in the education sector in Spain and Portugal |
title |
As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal |
spellingShingle |
As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal Lozano, Emilia Smolak Relações públicas Redes sociais Organizações sem fins lucrativos Campanhas de educação Desenvolvimento social Mudança Public relations Social media Nonprofit organizations Education campaigns Social development Change Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal |
title_full |
As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal |
title_fullStr |
As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal |
title_full_unstemmed |
As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal |
title_sort |
As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal |
author |
Lozano, Emilia Smolak |
author_facet |
Lozano, Emilia Smolak Balonas, Sara Ruão, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Balonas, Sara Ruão, Teresa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lozano, Emilia Smolak Balonas, Sara Ruão, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações públicas Redes sociais Organizações sem fins lucrativos Campanhas de educação Desenvolvimento social Mudança Public relations Social media Nonprofit organizations Education campaigns Social development Change Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Relações públicas Redes sociais Organizações sem fins lucrativos Campanhas de educação Desenvolvimento social Mudança Public relations Social media Nonprofit organizations Education campaigns Social development Change Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
English version: Lozano, E. S., Balonas, S. & Ruão, T. (2020). Public relations strategies in social media: analysis of campaigns for social change in the education sector in Spain and Portugal. Comunicação e Sociedade [Vol. Especial], 175-196. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07 2020-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/66203 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/66203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lozano, E. S., Balonas, S. & Ruão, T. (2020). As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal. Comunicação e Sociedade [Vol. Especial], 175-196. 1645-2089 2183-3575 10.17231/comsoc.0(2020).2746 https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2020).2746 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132699727757312 |