Um modelo de design educacional para ambientes mistos e EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casanova, Diogo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pessoa, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10632
Resumo: Este artigo debruça-se sobre a importância da inovação pedagógica no desenho de coreografias de aprendizagem em ambientes mistos e a distância. Apresentamos um modelo pedagógico desenvolvido com o objetivo de ajudar o professor no desenho de atividades de aprendizagem em ambientes mistos e em EaD. O modelo 4As: Apresentação, Abertura, Aprofundamento e Apropriação, procura ajudar o professor a desenhar atividades online centradas no estudante ao mesmo tempo que procura ajudar a refletir sobre a componente presencial e sobre as diversas tipologias de aprendizagem. Procuramos ainda refletir sobre o papel da formação pedagógica de professores, nomeadamente a importância que modelos como o TPACK têm para ajudar a perceber as sinergias, em cenários de formação, existentes entre a tecnologia, a pedagogia, o contexto e o conteúdo. O artigo termina com uma reflexão sobre a formação pedagógica de professores.
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