Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damas Beites, Patrícia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Andrade Ferreira Peel, Misleine, Costa, Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.25337
Resumo: Consideram-se produções de estudantes, do ensino universitário, para uma tarefa de demonstração num momento de avaliação individual. Atendendo aos conceitos matemáticos associados à avaliação, pretende-se classificar os erros nas produções e, com base nestes, construir tarefas para a sala de aula. Neste sentido, a investigação qualitativa recorre a análise de conteúdo com critérios novos de categorização de erros. Identificam-se erros relacionados com a compreensão de consequências da definição de módulo de número complexo e de estratégias de demonstração em matemática. As propostas, para os estudantes explicarem e darem sentido a erros com números complexos, são: questões conceptuais; exemplos erróneos; tarefas de completamento; tarefas de modificação do enunciado.
id RCAP_8eb9d6a9c777825d2f27aa1f632c86bb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25337
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho de tarefas baseado em erros com números complexosDiseño de tareas basado en errores con números complejosDesenho de tarefas baseado em erros com números complexosArtigosConsideram-se produções de estudantes, do ensino universitário, para uma tarefa de demonstração num momento de avaliação individual. Atendendo aos conceitos matemáticos associados à avaliação, pretende-se classificar os erros nas produções e, com base nestes, construir tarefas para a sala de aula. Neste sentido, a investigação qualitativa recorre a análise de conteúdo com critérios novos de categorização de erros. Identificam-se erros relacionados com a compreensão de consequências da definição de módulo de número complexo e de estratégias de demonstração em matemática. As propostas, para os estudantes explicarem e darem sentido a erros com números complexos, são: questões conceptuais; exemplos erróneos; tarefas de completamento; tarefas de modificação do enunciado.Productions of higher education students, for an individual assessment through a proof task, are considered. Taking into account the mathematical concepts associated with the assessment, to classify the errors in the productions and, based on these, to construct tasks for the classroom were intended objectives. In this sense, the qualitative research makes use of content analysis with new criteria of categorization of errors. Errors related to the comprehension of consequences of the definition of modulus of a complex number and proof strategies in mathematics are identified. The proposals, for the students to explain and to make sense of errors with complex numbers, are: concept questions; erroneous examples; completion tasks; tasks for modifying the statement.Se consideran producciones de estudiantes universitarios para una tarea de demostración en una evaluación individual. Teniendo en cuenta los conceptos matemáticos asociados a la evaluación, se pretende clasificar los errores en las producciones y, con estos, construir tareas para la clase. En este sentido, la investigación cualitativa recurre a análisis de contenido con criterios nuevos de categorización de errores. Se identifican errores relacionados con la comprensión de consecuencias de la definición de módulo de número complejo y de estrategias de demostración en matemáticas. Las propuestas, para que los estudiantes expliquen y den sentido a errores con números complejos, son: cuestiones conceptuales; ejemplos erróneos; tareas de completamiento; tareas de modificación del enunciado.Instituto de Educação - Universidade do Minho2023-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.25337por2183-04520871-9187Damas Beites, PatríciaAndrade Ferreira Peel, MisleineCosta, Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-05T03:31:05Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:02:19.186110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
Diseño de tareas basado en errores con números complejos
Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
title Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
spellingShingle Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
Damas Beites, Patrícia
Artigos
title_short Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
title_full Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
title_fullStr Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
title_full_unstemmed Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
title_sort Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
author Damas Beites, Patrícia
author_facet Damas Beites, Patrícia
Andrade Ferreira Peel, Misleine
Costa, Cecília
author_role author
author2 Andrade Ferreira Peel, Misleine
Costa, Cecília
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damas Beites, Patrícia
Andrade Ferreira Peel, Misleine
Costa, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Consideram-se produções de estudantes, do ensino universitário, para uma tarefa de demonstração num momento de avaliação individual. Atendendo aos conceitos matemáticos associados à avaliação, pretende-se classificar os erros nas produções e, com base nestes, construir tarefas para a sala de aula. Neste sentido, a investigação qualitativa recorre a análise de conteúdo com critérios novos de categorização de erros. Identificam-se erros relacionados com a compreensão de consequências da definição de módulo de número complexo e de estratégias de demonstração em matemática. As propostas, para os estudantes explicarem e darem sentido a erros com números complexos, são: questões conceptuais; exemplos erróneos; tarefas de completamento; tarefas de modificação do enunciado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.25337
url https://doi.org/10.21814/rpe.25337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131689380741120