Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damas Beites,Patrícia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Andrade Ferreira Peel,Misleine, Pereira Peixoto da Costa,Maria Cecília Rosas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000100216
Resumo: RESUMO Consideram-se produções de estudantes, do ensino universitário, para uma tarefa de demonstração num momento de avaliação individual. Atendendo aos conceitos matemáticos associados à avaliação, pretende-se classificar os erros nas produções e, com base nestes, construir tarefas para a sala de aula. Neste sentido, a investigação qualitativa recorre a análise de conteúdo com critérios novos de categorização de erros. Identificam-se erros relacionados com a compreensão de consequências da definição de módulo de número complexo e de estratégias de demonstração em matemática. As propostas, para os estudantes explicarem e darem sentido a erros com números complexos, são: questões conceptuais; exemplos erróneos; tarefas de completamento; tarefas de modificação do enunciado.
id RCAP_b164f748a0b842d9ff1e360e455630f6
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872023000100216
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho de tarefas baseado em erros com números complexosErroDemonstração em matemáticaMódulo de um número complexoTarefa.RESUMO Consideram-se produções de estudantes, do ensino universitário, para uma tarefa de demonstração num momento de avaliação individual. Atendendo aos conceitos matemáticos associados à avaliação, pretende-se classificar os erros nas produções e, com base nestes, construir tarefas para a sala de aula. Neste sentido, a investigação qualitativa recorre a análise de conteúdo com critérios novos de categorização de erros. Identificam-se erros relacionados com a compreensão de consequências da definição de módulo de número complexo e de estratégias de demonstração em matemática. As propostas, para os estudantes explicarem e darem sentido a erros com números complexos, são: questões conceptuais; exemplos erróneos; tarefas de completamento; tarefas de modificação do enunciado.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2023-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000100216Revista Portuguesa de Educação v.36 n.1 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000100216Damas Beites,PatríciaAndrade Ferreira Peel,MisleinePereira Peixoto da Costa,Maria Cecília Rosasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:15Zoai:scielo:S0871-91872023000100216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:33.902096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
title Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
spellingShingle Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
Damas Beites,Patrícia
Erro
Demonstração em matemática
Módulo de um número complexo
Tarefa.
title_short Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
title_full Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
title_fullStr Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
title_full_unstemmed Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
title_sort Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos
author Damas Beites,Patrícia
author_facet Damas Beites,Patrícia
Andrade Ferreira Peel,Misleine
Pereira Peixoto da Costa,Maria Cecília Rosas
author_role author
author2 Andrade Ferreira Peel,Misleine
Pereira Peixoto da Costa,Maria Cecília Rosas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damas Beites,Patrícia
Andrade Ferreira Peel,Misleine
Pereira Peixoto da Costa,Maria Cecília Rosas
dc.subject.por.fl_str_mv Erro
Demonstração em matemática
Módulo de um número complexo
Tarefa.
topic Erro
Demonstração em matemática
Módulo de um número complexo
Tarefa.
description RESUMO Consideram-se produções de estudantes, do ensino universitário, para uma tarefa de demonstração num momento de avaliação individual. Atendendo aos conceitos matemáticos associados à avaliação, pretende-se classificar os erros nas produções e, com base nestes, construir tarefas para a sala de aula. Neste sentido, a investigação qualitativa recorre a análise de conteúdo com critérios novos de categorização de erros. Identificam-se erros relacionados com a compreensão de consequências da definição de módulo de número complexo e de estratégias de demonstração em matemática. As propostas, para os estudantes explicarem e darem sentido a erros com números complexos, são: questões conceptuais; exemplos erróneos; tarefas de completamento; tarefas de modificação do enunciado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000100216
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000100216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000100216
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.36 n.1 2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137276350955520