Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-se
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.456 |
Resumo: | Este número da revista Interacções organiza-se em torno do tema “narrativas” como forma de pesquisa e de formação de professores. Aqui se reúnem um conjunto que trabalhos de pesquisadores portugueses e brasileiros atestando a expansão da temática. Ainda que os autores tenham se ocupado de questões investigativas diversificadas, com aportes teóricos diversos, os textos se aproximam e dão sentido às preocupações comuns sobre a formação e de desenvolvimento profissional de professores. Os resultados das investigações que neste número se reúnem demonstram que a centralidade nas narrativas é muito significativa tanto nos contextos de formação inicial como nos de formação contínua ou como ainda na compreensão do sucesso de professoras que atuam nos anos iniciais. Procuramos agrupar a produção a partir dos seguintes eixos: práticas bem sucedidas, memória e histórias de vida; narrativas de professores, memória e desenvolvimento profissional; narrativas de formação e iniciação a docência; e, narrativas de formação e memória da formação matemática. |
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Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-seNúmero 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.Este número da revista Interacções organiza-se em torno do tema “narrativas” como forma de pesquisa e de formação de professores. Aqui se reúnem um conjunto que trabalhos de pesquisadores portugueses e brasileiros atestando a expansão da temática. Ainda que os autores tenham se ocupado de questões investigativas diversificadas, com aportes teóricos diversos, os textos se aproximam e dão sentido às preocupações comuns sobre a formação e de desenvolvimento profissional de professores. Os resultados das investigações que neste número se reúnem demonstram que a centralidade nas narrativas é muito significativa tanto nos contextos de formação inicial como nos de formação contínua ou como ainda na compreensão do sucesso de professoras que atuam nos anos iniciais. Procuramos agrupar a produção a partir dos seguintes eixos: práticas bem sucedidas, memória e histórias de vida; narrativas de professores, memória e desenvolvimento profissional; narrativas de formação e iniciação a docência; e, narrativas de formação e memória da formação matemática.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2011-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.456por1646-2335Passos, Cármen Lúcia Brancaglioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:39.702313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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