Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-se

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.456
Resumo: Este número da revista Interacções organiza-se em torno do tema “narrativas” como forma de pesquisa e de formação de professores. Aqui se reúnem um conjunto que trabalhos de pesquisadores portugueses e brasileiros atestando a expansão da temática. Ainda que os autores tenham se ocupado de questões investigativas diversificadas, com aportes teóricos diversos, os textos se aproximam e dão sentido às preocupações comuns sobre a formação e de desenvolvimento profissional de professores. Os resultados das investigações que neste número se reúnem demonstram que a centralidade nas narrativas é muito significativa tanto nos contextos de formação inicial como nos de formação contínua ou como ainda na compreensão do sucesso de professoras que atuam nos anos iniciais. Procuramos agrupar a produção a partir dos seguintes eixos: práticas bem sucedidas, memória e histórias de vida; narrativas de professores, memória e desenvolvimento profissional; narrativas de formação e iniciação a docência; e, narrativas de formação e memória da formação matemática.
id RCAP_8ec5d2a15b3ec52e6a9616002e001e79
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/456
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-seNúmero 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.Este número da revista Interacções organiza-se em torno do tema “narrativas” como forma de pesquisa e de formação de professores. Aqui se reúnem um conjunto que trabalhos de pesquisadores portugueses e brasileiros atestando a expansão da temática. Ainda que os autores tenham se ocupado de questões investigativas diversificadas, com aportes teóricos diversos, os textos se aproximam e dão sentido às preocupações comuns sobre a formação e de desenvolvimento profissional de professores. Os resultados das investigações que neste número se reúnem demonstram que a centralidade nas narrativas é muito significativa tanto nos contextos de formação inicial como nos de formação contínua ou como ainda na compreensão do sucesso de professoras que atuam nos anos iniciais. Procuramos agrupar a produção a partir dos seguintes eixos: práticas bem sucedidas, memória e histórias de vida; narrativas de professores, memória e desenvolvimento profissional; narrativas de formação e iniciação a docência; e, narrativas de formação e memória da formação matemática.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2011-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.456por1646-2335Passos, Cármen Lúcia Brancaglioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:39.702313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-se
title Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-se
spellingShingle Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-se
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.
title_short Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-se
title_full Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-se
title_fullStr Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-se
title_full_unstemmed Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-se
title_sort Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-se
author Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
author_facet Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
dc.subject.por.fl_str_mv Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.
topic Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.
description Este número da revista Interacções organiza-se em torno do tema “narrativas” como forma de pesquisa e de formação de professores. Aqui se reúnem um conjunto que trabalhos de pesquisadores portugueses e brasileiros atestando a expansão da temática. Ainda que os autores tenham se ocupado de questões investigativas diversificadas, com aportes teóricos diversos, os textos se aproximam e dão sentido às preocupações comuns sobre a formação e de desenvolvimento profissional de professores. Os resultados das investigações que neste número se reúnem demonstram que a centralidade nas narrativas é muito significativa tanto nos contextos de formação inicial como nos de formação contínua ou como ainda na compreensão do sucesso de professoras que atuam nos anos iniciais. Procuramos agrupar a produção a partir dos seguintes eixos: práticas bem sucedidas, memória e histórias de vida; narrativas de professores, memória e desenvolvimento profissional; narrativas de formação e iniciação a docência; e, narrativas de formação e memória da formação matemática.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.456
url https://doi.org/10.25755/int.456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130947453452288