Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquesin, Denise Filomena Bagne
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nacarato, Adair Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.459
Resumo: O presente texto refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com cinco professoras pertencentes a uma mesma escola situada na zona rural de Jundiaí – Estado de São Paulo, Brasil, tendo como cenário o grupo de trabalho colaborativo. Tem como objetivo narrar a experiência de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo formativo no grupo foi mediado pela produção de narrativas pelas professoras e pela formadora, tomadas como objeto de análise. Tais narrativas foram compartilhadas no grupo, possibilitando a constituição profissional dessa professora e a inserção da geometria na sua prática docente. Trata-se de uma narrativa construída a partir das vozes das professoras e dos teóricos com os quais se dialogou, buscando  a produção de sentidos para o uso de narrativas como estratégias de (trans)formação.
id RCAP_60a9fdb76e89da7dc1038a39c669b860
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/459
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometriaNúmero 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.O presente texto refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com cinco professoras pertencentes a uma mesma escola situada na zona rural de Jundiaí – Estado de São Paulo, Brasil, tendo como cenário o grupo de trabalho colaborativo. Tem como objetivo narrar a experiência de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo formativo no grupo foi mediado pela produção de narrativas pelas professoras e pela formadora, tomadas como objeto de análise. Tais narrativas foram compartilhadas no grupo, possibilitando a constituição profissional dessa professora e a inserção da geometria na sua prática docente. Trata-se de uma narrativa construída a partir das vozes das professoras e dos teóricos com os quais se dialogou, buscando  a produção de sentidos para o uso de narrativas como estratégias de (trans)formação.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2011-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.459por1646-2335Marquesin, Denise Filomena BagneNacarato, Adair Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:39.829282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria
title Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria
spellingShingle Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria
Marquesin, Denise Filomena Bagne
Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.
title_short Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria
title_full Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria
title_fullStr Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria
title_full_unstemmed Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria
title_sort Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria
author Marquesin, Denise Filomena Bagne
author_facet Marquesin, Denise Filomena Bagne
Nacarato, Adair Mendes
author_role author
author2 Nacarato, Adair Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquesin, Denise Filomena Bagne
Nacarato, Adair Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.
topic Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.
description O presente texto refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com cinco professoras pertencentes a uma mesma escola situada na zona rural de Jundiaí – Estado de São Paulo, Brasil, tendo como cenário o grupo de trabalho colaborativo. Tem como objetivo narrar a experiência de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo formativo no grupo foi mediado pela produção de narrativas pelas professoras e pela formadora, tomadas como objeto de análise. Tais narrativas foram compartilhadas no grupo, possibilitando a constituição profissional dessa professora e a inserção da geometria na sua prática docente. Trata-se de uma narrativa construída a partir das vozes das professoras e dos teóricos com os quais se dialogou, buscando  a produção de sentidos para o uso de narrativas como estratégias de (trans)formação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.459
url https://doi.org/10.25755/int.459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130947457646592