Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.459 |
Resumo: | O presente texto refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com cinco professoras pertencentes a uma mesma escola situada na zona rural de Jundiaí – Estado de São Paulo, Brasil, tendo como cenário o grupo de trabalho colaborativo. Tem como objetivo narrar a experiência de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo formativo no grupo foi mediado pela produção de narrativas pelas professoras e pela formadora, tomadas como objeto de análise. Tais narrativas foram compartilhadas no grupo, possibilitando a constituição profissional dessa professora e a inserção da geometria na sua prática docente. Trata-se de uma narrativa construída a partir das vozes das professoras e dos teóricos com os quais se dialogou, buscando a produção de sentidos para o uso de narrativas como estratégias de (trans)formação. |
id |
RCAP_60a9fdb76e89da7dc1038a39c669b860 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/459 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometriaNúmero 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.O presente texto refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com cinco professoras pertencentes a uma mesma escola situada na zona rural de Jundiaí – Estado de São Paulo, Brasil, tendo como cenário o grupo de trabalho colaborativo. Tem como objetivo narrar a experiência de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo formativo no grupo foi mediado pela produção de narrativas pelas professoras e pela formadora, tomadas como objeto de análise. Tais narrativas foram compartilhadas no grupo, possibilitando a constituição profissional dessa professora e a inserção da geometria na sua prática docente. Trata-se de uma narrativa construída a partir das vozes das professoras e dos teóricos com os quais se dialogou, buscando a produção de sentidos para o uso de narrativas como estratégias de (trans)formação.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2011-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.459por1646-2335Marquesin, Denise Filomena BagneNacarato, Adair Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:39.829282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria |
title |
Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria |
spellingShingle |
Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria Marquesin, Denise Filomena Bagne Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores. |
title_short |
Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria |
title_full |
Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria |
title_fullStr |
Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria |
title_full_unstemmed |
Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria |
title_sort |
Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria |
author |
Marquesin, Denise Filomena Bagne |
author_facet |
Marquesin, Denise Filomena Bagne Nacarato, Adair Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Nacarato, Adair Mendes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marquesin, Denise Filomena Bagne Nacarato, Adair Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores. |
topic |
Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores. |
description |
O presente texto refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com cinco professoras pertencentes a uma mesma escola situada na zona rural de Jundiaí – Estado de São Paulo, Brasil, tendo como cenário o grupo de trabalho colaborativo. Tem como objetivo narrar a experiência de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo formativo no grupo foi mediado pela produção de narrativas pelas professoras e pela formadora, tomadas como objeto de análise. Tais narrativas foram compartilhadas no grupo, possibilitando a constituição profissional dessa professora e a inserção da geometria na sua prática docente. Trata-se de uma narrativa construída a partir das vozes das professoras e dos teóricos com os quais se dialogou, buscando a produção de sentidos para o uso de narrativas como estratégias de (trans)formação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.459 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130947457646592 |