O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Susana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Azevedo, Liliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11446
Resumo: A preocupação existente em suprir as lacunas identificadas no ensino tradicional da Contabilidade e Administração levou à criação de uma nova forma de estar no Ensino Superior, nestas áreas do conhecimento, na sala de aula, denominada por Ambiente Empresarial, e traduziu-se na implementação de duas unidades curriculares designadas de Projeto de Simulação Empresarial (PSEI e PSEII), no terceiro ano do Curso Superior de Contabilidade e Administração do ISCAP. De destacar que o Simulador do Ambiente Empresarial é de base unicamente tecnológica. O objeto desta investigação prende-se com a particularidade deste processo de formação, centrado no desenvolvimento de competências, modelador de metodologias de ensino-aprendizagem e portador de um novo modelo de avaliação. O presente artigo tem como objetivo estudar não só as potencialidades, mas também os constrangimentos da metodologia inovadora do processo de ensino-aprendizagem e da avaliação utilizada nestas unidades curriculares. Pretendemos, em particular, analisar em que medida o Simulador do Ambiente Empresarial beneficia o sucesso escolar, em resultado de uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento das competências dos estudantes. Nos anos letivos de 2008 a 2010, foram recolhidos os dados qualitativos e quantitativos através de inquérito por questionário aos estudantes e entrevistas aos docentes e coordenador das unidades curriculares. Em Fevereiro de 2015, foram enviados cerca de 6.000 questionários aos estudantes que já frequentaram a Simulação Empresarial. Como metodologia de investigação foram utilizadas a análise estatística/fatorial, com recurso a um software estatístico, a análise de conteúdo e a técnica de triangulação dos dados. Os resultados do estudo levantaram uma série de questões relacionadas com a metodologia de ensino-aprendizagem tradicionalmente utilizada e a metodologia do Simulador do Ambiente Empresarial, bem como com a avaliação e a forma como esta desenvolve nos estudantes uma diferente postura no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem. A centralidade no estudante como foco deste Modelo possibilita a autorregulação da aprendizagem através da retroação. O trabalho individual e de grupo apresentam-se como principais fatores no desenvolvimento das competências genéricas (relacionais) e comportamentais, além das competências técnicas inerentes à profissão.
id RCAP_8ec682ea56e7bb03ac7208b0d981efc4
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11446
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professorSimuladorProcesso ensino-aprendizagemAvaliaçãoPedagogiasCompetênciasA preocupação existente em suprir as lacunas identificadas no ensino tradicional da Contabilidade e Administração levou à criação de uma nova forma de estar no Ensino Superior, nestas áreas do conhecimento, na sala de aula, denominada por Ambiente Empresarial, e traduziu-se na implementação de duas unidades curriculares designadas de Projeto de Simulação Empresarial (PSEI e PSEII), no terceiro ano do Curso Superior de Contabilidade e Administração do ISCAP. De destacar que o Simulador do Ambiente Empresarial é de base unicamente tecnológica. O objeto desta investigação prende-se com a particularidade deste processo de formação, centrado no desenvolvimento de competências, modelador de metodologias de ensino-aprendizagem e portador de um novo modelo de avaliação. O presente artigo tem como objetivo estudar não só as potencialidades, mas também os constrangimentos da metodologia inovadora do processo de ensino-aprendizagem e da avaliação utilizada nestas unidades curriculares. Pretendemos, em particular, analisar em que medida o Simulador do Ambiente Empresarial beneficia o sucesso escolar, em resultado de uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento das competências dos estudantes. Nos anos letivos de 2008 a 2010, foram recolhidos os dados qualitativos e quantitativos através de inquérito por questionário aos estudantes e entrevistas aos docentes e coordenador das unidades curriculares. Em Fevereiro de 2015, foram enviados cerca de 6.000 questionários aos estudantes que já frequentaram a Simulação Empresarial. Como metodologia de investigação foram utilizadas a análise estatística/fatorial, com recurso a um software estatístico, a análise de conteúdo e a técnica de triangulação dos dados. Os resultados do estudo levantaram uma série de questões relacionadas com a metodologia de ensino-aprendizagem tradicionalmente utilizada e a metodologia do Simulador do Ambiente Empresarial, bem como com a avaliação e a forma como esta desenvolve nos estudantes uma diferente postura no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem. A centralidade no estudante como foco deste Modelo possibilita a autorregulação da aprendizagem através da retroação. O trabalho individual e de grupo apresentam-se como principais fatores no desenvolvimento das competências genéricas (relacionais) e comportamentais, além das competências técnicas inerentes à profissão.Colóquio AfirseRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBastos, SusanaAzevedo, Liliana2018-04-23T12:58:13Z2016-022016-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://hdl.handle.net/10400.22/11446pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:27Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:46.197500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professor
title O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professor
spellingShingle O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professor
Bastos, Susana
Simulador
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação
Pedagogias
Competências
title_short O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professor
title_full O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professor
title_fullStr O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professor
title_full_unstemmed O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professor
title_sort O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professor
author Bastos, Susana
author_facet Bastos, Susana
Azevedo, Liliana
author_role author
author2 Azevedo, Liliana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Susana
Azevedo, Liliana
dc.subject.por.fl_str_mv Simulador
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação
Pedagogias
Competências
topic Simulador
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação
Pedagogias
Competências
description A preocupação existente em suprir as lacunas identificadas no ensino tradicional da Contabilidade e Administração levou à criação de uma nova forma de estar no Ensino Superior, nestas áreas do conhecimento, na sala de aula, denominada por Ambiente Empresarial, e traduziu-se na implementação de duas unidades curriculares designadas de Projeto de Simulação Empresarial (PSEI e PSEII), no terceiro ano do Curso Superior de Contabilidade e Administração do ISCAP. De destacar que o Simulador do Ambiente Empresarial é de base unicamente tecnológica. O objeto desta investigação prende-se com a particularidade deste processo de formação, centrado no desenvolvimento de competências, modelador de metodologias de ensino-aprendizagem e portador de um novo modelo de avaliação. O presente artigo tem como objetivo estudar não só as potencialidades, mas também os constrangimentos da metodologia inovadora do processo de ensino-aprendizagem e da avaliação utilizada nestas unidades curriculares. Pretendemos, em particular, analisar em que medida o Simulador do Ambiente Empresarial beneficia o sucesso escolar, em resultado de uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento das competências dos estudantes. Nos anos letivos de 2008 a 2010, foram recolhidos os dados qualitativos e quantitativos através de inquérito por questionário aos estudantes e entrevistas aos docentes e coordenador das unidades curriculares. Em Fevereiro de 2015, foram enviados cerca de 6.000 questionários aos estudantes que já frequentaram a Simulação Empresarial. Como metodologia de investigação foram utilizadas a análise estatística/fatorial, com recurso a um software estatístico, a análise de conteúdo e a técnica de triangulação dos dados. Os resultados do estudo levantaram uma série de questões relacionadas com a metodologia de ensino-aprendizagem tradicionalmente utilizada e a metodologia do Simulador do Ambiente Empresarial, bem como com a avaliação e a forma como esta desenvolve nos estudantes uma diferente postura no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem. A centralidade no estudante como foco deste Modelo possibilita a autorregulação da aprendizagem através da retroação. O trabalho individual e de grupo apresentam-se como principais fatores no desenvolvimento das competências genéricas (relacionais) e comportamentais, além das competências técnicas inerentes à profissão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02
2016-02-01T00:00:00Z
2018-04-23T12:58:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11446
url http://hdl.handle.net/10400.22/11446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Colóquio Afirse
publisher.none.fl_str_mv Colóquio Afirse
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131411942211584