Proposta metodológica para construção de simuladores experimentais baseados em hipervídeos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bozzi, Lígia D'Ávila
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46136/tde-07052019-115912/
Resumo: Este trabalho apresenta uma metodologia para a concepção, produção e aplicação de simuladores de experimentos baseados em hipervídeos sobre o tema pilhas. A eletroquímica é fundamental na química e está presente nas propostas curriculares em todos os níveis em que a disciplina é ministrada. Porém, inúmeras dificuldades de ensino e aprendizagem são reportadas na literatura sobre o tema pilhas, isto da educação básica ao ensino superior. Isso tem motivado a proposição de diversos recursos didáticos e abordagens metodológicas nos últimos 90 anos. Dentre estes recursos, para este projeto, destacam-se a simulação via softwares e a utilização de vídeos. Sendo assim, propomos uma metodologia para o desenvolvimento de um simulador baseado em hipervídeos que articula as seguintes ideias: representação múltipla dos conceitos químicos; competências representacionais; grau de abertura de atividades experimentais e uso de registro audiovisual no lugar de representações icônicas dos experimentos simulados. O papel instrucional do simulador foi avaliado em atividade com 56 estudantes do ensino médio. Os resultados apontam que o seu uso contribuiu para o desenvolvimento das competências representacionais dos estudantes, sobretudo em relação aos conceitos de pilhas associados às dimensões fenomenológica e simbólica.
id USP_f53e52515cdca6d808eb9d3fcc736cb2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07052019-115912
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Proposta metodológica para construção de simuladores experimentais baseados em hipervídeosMethodological Proposal to Construction of Experimental Simulators Based on hypervideosChemistry teachingCompetência representacionalElectrochemistryEletroquímicaEnsino de químicaHipervídeosHypervideosRepresentational competencesSimuladoresSimulatorsEste trabalho apresenta uma metodologia para a concepção, produção e aplicação de simuladores de experimentos baseados em hipervídeos sobre o tema pilhas. A eletroquímica é fundamental na química e está presente nas propostas curriculares em todos os níveis em que a disciplina é ministrada. Porém, inúmeras dificuldades de ensino e aprendizagem são reportadas na literatura sobre o tema pilhas, isto da educação básica ao ensino superior. Isso tem motivado a proposição de diversos recursos didáticos e abordagens metodológicas nos últimos 90 anos. Dentre estes recursos, para este projeto, destacam-se a simulação via softwares e a utilização de vídeos. Sendo assim, propomos uma metodologia para o desenvolvimento de um simulador baseado em hipervídeos que articula as seguintes ideias: representação múltipla dos conceitos químicos; competências representacionais; grau de abertura de atividades experimentais e uso de registro audiovisual no lugar de representações icônicas dos experimentos simulados. O papel instrucional do simulador foi avaliado em atividade com 56 estudantes do ensino médio. Os resultados apontam que o seu uso contribuiu para o desenvolvimento das competências representacionais dos estudantes, sobretudo em relação aos conceitos de pilhas associados às dimensões fenomenológica e simbólica.This work presents a methodology for design, production and application of simulators of experiments based on hypervideos on the topic of cells. Electrochemistry is a fundamental Field of chemistry. Indeed, it is present in the curricular proposals at all levels in which chemistry is taught. Several teaching and learning difficulties are reported in the literature regarding the batteries in basic education and higher education. This has motivated the proposal of different didactic resources and methodological approaches in the past 90 years. In this work we highlight the simulation via software and the use of videos. We propose a methodology for the development of a simulator based on hypervideos that articulates the following ideas: multiple representation of chemical concepts; representational competences; openness level of experimental activities; use of audio-visual registration in place of iconic representations of simulated experiments. We evaluated the instructional role of simulator in an activity with 56 high school students. The results show that the use of the simulator based on hypervideo contributed to the development of students\' representational competences, especially in relation to the concepts of batteries associated with the phenomenological and symbolic dimensions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarson, Guilherme AndradeBozzi, Lígia D'Ávila2018-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46136/tde-07052019-115912/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T17:43:31Zoai:teses.usp.br:tde-07052019-115912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T17:43:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta metodológica para construção de simuladores experimentais baseados em hipervídeos
Methodological Proposal to Construction of Experimental Simulators Based on hypervideos
title Proposta metodológica para construção de simuladores experimentais baseados em hipervídeos
spellingShingle Proposta metodológica para construção de simuladores experimentais baseados em hipervídeos
Bozzi, Lígia D'Ávila
Chemistry teaching
Competência representacional
Electrochemistry
Eletroquímica
Ensino de química
Hipervídeos
Hypervideos
Representational competences
Simuladores
Simulators
title_short Proposta metodológica para construção de simuladores experimentais baseados em hipervídeos
title_full Proposta metodológica para construção de simuladores experimentais baseados em hipervídeos
title_fullStr Proposta metodológica para construção de simuladores experimentais baseados em hipervídeos
title_full_unstemmed Proposta metodológica para construção de simuladores experimentais baseados em hipervídeos
title_sort Proposta metodológica para construção de simuladores experimentais baseados em hipervídeos
author Bozzi, Lígia D'Ávila
author_facet Bozzi, Lígia D'Ávila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marson, Guilherme Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Bozzi, Lígia D'Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv Chemistry teaching
Competência representacional
Electrochemistry
Eletroquímica
Ensino de química
Hipervídeos
Hypervideos
Representational competences
Simuladores
Simulators
topic Chemistry teaching
Competência representacional
Electrochemistry
Eletroquímica
Ensino de química
Hipervídeos
Hypervideos
Representational competences
Simuladores
Simulators
description Este trabalho apresenta uma metodologia para a concepção, produção e aplicação de simuladores de experimentos baseados em hipervídeos sobre o tema pilhas. A eletroquímica é fundamental na química e está presente nas propostas curriculares em todos os níveis em que a disciplina é ministrada. Porém, inúmeras dificuldades de ensino e aprendizagem são reportadas na literatura sobre o tema pilhas, isto da educação básica ao ensino superior. Isso tem motivado a proposição de diversos recursos didáticos e abordagens metodológicas nos últimos 90 anos. Dentre estes recursos, para este projeto, destacam-se a simulação via softwares e a utilização de vídeos. Sendo assim, propomos uma metodologia para o desenvolvimento de um simulador baseado em hipervídeos que articula as seguintes ideias: representação múltipla dos conceitos químicos; competências representacionais; grau de abertura de atividades experimentais e uso de registro audiovisual no lugar de representações icônicas dos experimentos simulados. O papel instrucional do simulador foi avaliado em atividade com 56 estudantes do ensino médio. Os resultados apontam que o seu uso contribuiu para o desenvolvimento das competências representacionais dos estudantes, sobretudo em relação aos conceitos de pilhas associados às dimensões fenomenológica e simbólica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46136/tde-07052019-115912/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46136/tde-07052019-115912/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256783269134336