Música de conjunto no 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolau, Alice Maria Lopes Loureiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17142
Resumo: O trabalho que se apresenta tem como base um projeto que se desenvolve em duas vertentes: Educativa e de Investigação. Este irá centrar-se no âmbito musical sendo abordada, sobretudo, a interpretação vocal e instrumental e uma maneira de podermos potenciar a sua aprendizagem no Conservatório de Música D. Dinis. O projeto apresentado foi desenvolvido, como já referido, no Conservatório de Música D. Dinis em Odivelas, numa turma denominada “Classe de Conjunto”, criada para o propósito, composta por 17 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, e com 10 sessões. O projeto foi realizado com início em meados de Setembro e finalizou em meados de Dezembro de 2014. Durante o processo foram ensinadas canções tradicionais natalícias e instrumentais, na sua maioria desconhecidas para os alunos, para um concerto final que foi apresentado no auditório do próprio Conservatório, para os familiares dos educandos, com duração de cerca de 30 minutos. O projeto foi desenvolvido utilizando técnicas para uma simultânea investigação, tendo por base a “investigação-ação”. Assim foi possível explorar a forma como os alunos encaram como são ensinados e como reagem a um tipo de ensino diferente, que proporciona uma colaboração com os outros. Verificámos, através dos dados recolhidos pela investigação (exercida através da observação, entrevistas, notas de campo e gravações audiovisuais), as aprendizagens sociais, musicais e as respetivas perceções adquiridas. A nível conclusivo, foi possível entender que este tipo de aprendizagem é benéfico não apenas ao nível educacional e técnico, mas também social e cultural, tanto das crianças como dos próprios docentes. Foi possível a exploração de novas técnicas e domínios de execução, bem como a perceção dos efeitos que surgirão a longo prazo.
id RCAP_8eca2602b5bf3a6f9f7fa5985b7fdb0f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música de conjunto no 1º cicloaprendizagens artístico-musicais e sociaisEducação musicalAlunoProfessorMúsica de conjuntoAprendizagens musicaisAprendizagens sociaisPerceçõesRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioMusical educationStudentTeacherGroup classMusic learningsSocial learningsPerceptionsO trabalho que se apresenta tem como base um projeto que se desenvolve em duas vertentes: Educativa e de Investigação. Este irá centrar-se no âmbito musical sendo abordada, sobretudo, a interpretação vocal e instrumental e uma maneira de podermos potenciar a sua aprendizagem no Conservatório de Música D. Dinis. O projeto apresentado foi desenvolvido, como já referido, no Conservatório de Música D. Dinis em Odivelas, numa turma denominada “Classe de Conjunto”, criada para o propósito, composta por 17 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, e com 10 sessões. O projeto foi realizado com início em meados de Setembro e finalizou em meados de Dezembro de 2014. Durante o processo foram ensinadas canções tradicionais natalícias e instrumentais, na sua maioria desconhecidas para os alunos, para um concerto final que foi apresentado no auditório do próprio Conservatório, para os familiares dos educandos, com duração de cerca de 30 minutos. O projeto foi desenvolvido utilizando técnicas para uma simultânea investigação, tendo por base a “investigação-ação”. Assim foi possível explorar a forma como os alunos encaram como são ensinados e como reagem a um tipo de ensino diferente, que proporciona uma colaboração com os outros. Verificámos, através dos dados recolhidos pela investigação (exercida através da observação, entrevistas, notas de campo e gravações audiovisuais), as aprendizagens sociais, musicais e as respetivas perceções adquiridas. A nível conclusivo, foi possível entender que este tipo de aprendizagem é benéfico não apenas ao nível educacional e técnico, mas também social e cultural, tanto das crianças como dos próprios docentes. Foi possível a exploração de novas técnicas e domínios de execução, bem como a perceção dos efeitos que surgirão a longo prazo.The work that will be spoken about during this dissertation has, as its basis, a project that develops two different lines: Education and Investigation. This will be focused on a musical scope, specially, around instrumental and vocal interpretation and ways that we can stimulate the schooling in Conservatório de Música D. Dinis. This project was developed, as it was said before, on Conservatório de Música D. Dinis in Odivelas, in a class called “Classe de Conjunto” (Group Class), created to this purpose, composed by 17 students, aged between 6 and 10 years old, and with 10 sessions. The project was also made between the end of September and the beginning of December of 2014. During the process were taught Christmas traditional songs, mostly unknown by the students, for a final concert that was presented in Conservatório’s auditorium, for students’ families, with 30minutes duration. The project was also developed using techniques in order to be able to make a simultaneous investigation, using, as basis, the “Investigation-Action” method. This way it was possible to explore the way as students face de way as they are taught and how they react to a different type of teaching that provides a collaboration with the others. Thus, we could verify, through the investigation’s collected data (prosecuted through observation, interviews, field notes and audiovisual recordings), the social and musical learning, plus the respective acquired perceptions. In a conclusive level, it was possible to understand that this kind of schooling brings benefits not just at an educational and technical level, but also in a social and cultural one, for children and their teacher. It was also possible to explore new techniques and performance dominions, as well as a perception the long future effects this project will have.Vasconcelos, António ÂngeloRepositório ComumNicolau, Alice Maria Lopes Loureiro2016-12-28T11:02:32Z2016-122016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfimage/x-ms-bmpimage/x-ms-bmpimage/x-ms-bmpimage/x-ms-bmpimage/x-ms-bmpimage/x-ms-bmpimage/x-ms-bmpimage/x-ms-bmpimage/x-ms-bmpapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.26/17142TID:201604078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:26.916329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música de conjunto no 1º ciclo
aprendizagens artístico-musicais e sociais
title Música de conjunto no 1º ciclo
spellingShingle Música de conjunto no 1º ciclo
Nicolau, Alice Maria Lopes Loureiro
Educação musical
Aluno
Professor
Música de conjunto
Aprendizagens musicais
Aprendizagens sociais
Perceções
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Musical education
Student
Teacher
Group class
Music learnings
Social learnings
Perceptions
title_short Música de conjunto no 1º ciclo
title_full Música de conjunto no 1º ciclo
title_fullStr Música de conjunto no 1º ciclo
title_full_unstemmed Música de conjunto no 1º ciclo
title_sort Música de conjunto no 1º ciclo
author Nicolau, Alice Maria Lopes Loureiro
author_facet Nicolau, Alice Maria Lopes Loureiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, António Ângelo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolau, Alice Maria Lopes Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Aluno
Professor
Música de conjunto
Aprendizagens musicais
Aprendizagens sociais
Perceções
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Musical education
Student
Teacher
Group class
Music learnings
Social learnings
Perceptions
topic Educação musical
Aluno
Professor
Música de conjunto
Aprendizagens musicais
Aprendizagens sociais
Perceções
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Musical education
Student
Teacher
Group class
Music learnings
Social learnings
Perceptions
description O trabalho que se apresenta tem como base um projeto que se desenvolve em duas vertentes: Educativa e de Investigação. Este irá centrar-se no âmbito musical sendo abordada, sobretudo, a interpretação vocal e instrumental e uma maneira de podermos potenciar a sua aprendizagem no Conservatório de Música D. Dinis. O projeto apresentado foi desenvolvido, como já referido, no Conservatório de Música D. Dinis em Odivelas, numa turma denominada “Classe de Conjunto”, criada para o propósito, composta por 17 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, e com 10 sessões. O projeto foi realizado com início em meados de Setembro e finalizou em meados de Dezembro de 2014. Durante o processo foram ensinadas canções tradicionais natalícias e instrumentais, na sua maioria desconhecidas para os alunos, para um concerto final que foi apresentado no auditório do próprio Conservatório, para os familiares dos educandos, com duração de cerca de 30 minutos. O projeto foi desenvolvido utilizando técnicas para uma simultânea investigação, tendo por base a “investigação-ação”. Assim foi possível explorar a forma como os alunos encaram como são ensinados e como reagem a um tipo de ensino diferente, que proporciona uma colaboração com os outros. Verificámos, através dos dados recolhidos pela investigação (exercida através da observação, entrevistas, notas de campo e gravações audiovisuais), as aprendizagens sociais, musicais e as respetivas perceções adquiridas. A nível conclusivo, foi possível entender que este tipo de aprendizagem é benéfico não apenas ao nível educacional e técnico, mas também social e cultural, tanto das crianças como dos próprios docentes. Foi possível a exploração de novas técnicas e domínios de execução, bem como a perceção dos efeitos que surgirão a longo prazo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-28T11:02:32Z
2016-12
2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17142
TID:201604078
url http://hdl.handle.net/10400.26/17142
identifier_str_mv TID:201604078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/x-ms-bmp
image/x-ms-bmp
image/x-ms-bmp
image/x-ms-bmp
image/x-ms-bmp
image/x-ms-bmp
image/x-ms-bmp
image/x-ms-bmp
image/x-ms-bmp
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135343455240192