Concerto de Natal: construção social e desenvolvimento da musicalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Domingos Manuel Bonito da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6491
Resumo: Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
id RCAP_9cda09051a7bfa7b429907b3641551af
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6491
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concerto de Natal: construção social e desenvolvimento da musicalidadeAprendizagemAprendizagens musicaisMusicalidadeAprendizagens sociaisRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioLearningMusical skillsMusicalitySocial skillsMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoEste Projeto Educativo assume um carater exploratório e enquadra-se no paradigma da investigação ação. Através do mesmo, pretendeu-se escrutar o papel da educação musical em contexto escolar, como promotora de desenvolvimento de aprendizagens musicais e da musicalidade, bem como, meio facilitador do desenvolvimento de aprendizagens sociais. Ao formar um grupo vocal e instrumental Orff, constituído por alunos do quarto ano de escolaridade, do 1º ciclo do ensino básico, no âmbito da Atividade de Enriquecimento Curricular de Educação Musical, tentou-se apurar, de que modo a constituição de um grupo com estas características se poderia constituir como um catalisador positivo, adequado para potenciar as referidas aprendizagens, bem como, identificar quais as aprendizagens/competências que foram adquiridas pelas crianças. O projeto culminou com a realização de um espetáculo -“Concerto de Natal” - dirigido às comunidades educativa e local, possibilitando desta forma às crianças a oportunidade de mostrar e partilhar o seu trabalho. A adesão e o envolvimento das crianças refletiu-se através da forma como se apropriavam dos conteúdos transformando-os e (re)significando-os para si, recriando e reconstruindo as canções à medida de todos e de cada um deles. Constatou-se que, a par do desenvolvimento de conteúdos musicais, foram também desenvolvidos domínios como a cognição, socialização, comunicação, afetividade e a imaginação indo, desta forma, ao encontro da perspetiva de Swanwick, (1999), que refere o potencial da música na promoção do desenvolvimento individual, na renovação cultural, na evolução social e na mudança. As crianças compreenderam a música como algo significativo nas suas vidas, como forma de interpretação do mundo e de expressão de valores.This educational project takes an exploratory feature and fits in the action research paradigm. Through it, was intended to scrutinize the role of musical education in a scholastic context, as a promoter of development of musical skills and musicality, as well as a facilitator in the development of social skills. By forming an Orff vocal and instrumental group, constituted by students in the fourth grade, the 1st cycle of basic education within the Enrichment of Music Education Curriculum Activity, we attempted to determine, how the formation of a group with these characteristics could be as suitable for those learning potentiate positive catalyst, as well as identify which of the learning/skills were acquired by the children. The project culminated with the performance of a "Christmas Concert” show – focused on educational and local communities, thus allowing children the opportunity to display and share their work. The adherence and involvement of children was shown throughout the way of content appropriation transforming them and (re)signifying them for themselves, recreating and rebuilding the songs to each and everyone sizes. We could verify that, besides the development of musical content were also developed areas such as cognition, socialization, communication, affection and imagination, going this way to meet the Swanwick perspective, (1999), which refers to the potential of music in promoting individual development, cultural renewal, social evolution and change. So, the children understood music as something significant in their lives, as a way of interpreting the world and the expression of values.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalVasconcelos, António ÂngeloRepositório ComumSilva, Domingos Manuel Bonito da2014-06-17T10:11:54Z2014-032014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.26/6491TID:201682001porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:46.947570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concerto de Natal: construção social e desenvolvimento da musicalidade
title Concerto de Natal: construção social e desenvolvimento da musicalidade
spellingShingle Concerto de Natal: construção social e desenvolvimento da musicalidade
Silva, Domingos Manuel Bonito da
Aprendizagem
Aprendizagens musicais
Musicalidade
Aprendizagens sociais
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Learning
Musical skills
Musicality
Social skills
title_short Concerto de Natal: construção social e desenvolvimento da musicalidade
title_full Concerto de Natal: construção social e desenvolvimento da musicalidade
title_fullStr Concerto de Natal: construção social e desenvolvimento da musicalidade
title_full_unstemmed Concerto de Natal: construção social e desenvolvimento da musicalidade
title_sort Concerto de Natal: construção social e desenvolvimento da musicalidade
author Silva, Domingos Manuel Bonito da
author_facet Silva, Domingos Manuel Bonito da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, António Ângelo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Domingos Manuel Bonito da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Aprendizagens musicais
Musicalidade
Aprendizagens sociais
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Learning
Musical skills
Musicality
Social skills
topic Aprendizagem
Aprendizagens musicais
Musicalidade
Aprendizagens sociais
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Learning
Musical skills
Musicality
Social skills
description Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-17T10:11:54Z
2014-03
2014-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6491
TID:201682001
url http://hdl.handle.net/10400.26/6491
identifier_str_mv TID:201682001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135322331676672