Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Susana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neves, Claudia, Silva, Ana Paula, Abrantes, Pedro, Bäckström, Bárbara, Falé, Isabel, Jacquinet, Marc, Magano, Olga, Ramos, Maria do Rosário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10340
Resumo: Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância ? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade ? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb ? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também, de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.
id RCAP_8ed0ea7c3b492b4bcb95e1887c5b58a4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomadosDistance Learning and professional competences development : analysis based on graduates’ perceptionEmpregabilidadeGraduados do ensino superiorPerfis e competênciasODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesQuem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância ? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade ? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb ? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também, de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.Repositório AbertoHenriques, SusanaNeves, ClaudiaSilva, Ana PaulaAbrantes, PedroBäckström, BárbaraFalé, IsabelJacquinet, MarcMagano, OlgaRamos, Maria do Rosário2021-01-06T13:08:02Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10340porHenriques, S., Neves, C., Silva, A. P., Abrantes, P., Bäckström, B., Falé, I., Jacquinet, M., Magano, O., Ramos, M. R. (2020). Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados, Fórum Sociológico. 37, 49-620872-8380https://doi.org/10.4000/sociologico.95112182-7427info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:47Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:56.534504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados
Distance Learning and professional competences development : analysis based on graduates’ perception
title Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados
spellingShingle Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados
Henriques, Susana
Empregabilidade
Graduados do ensino superior
Perfis e competências
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados
title_full Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados
title_fullStr Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados
title_full_unstemmed Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados
title_sort Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados
author Henriques, Susana
author_facet Henriques, Susana
Neves, Claudia
Silva, Ana Paula
Abrantes, Pedro
Bäckström, Bárbara
Falé, Isabel
Jacquinet, Marc
Magano, Olga
Ramos, Maria do Rosário
author_role author
author2 Neves, Claudia
Silva, Ana Paula
Abrantes, Pedro
Bäckström, Bárbara
Falé, Isabel
Jacquinet, Marc
Magano, Olga
Ramos, Maria do Rosário
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Susana
Neves, Claudia
Silva, Ana Paula
Abrantes, Pedro
Bäckström, Bárbara
Falé, Isabel
Jacquinet, Marc
Magano, Olga
Ramos, Maria do Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv Empregabilidade
Graduados do ensino superior
Perfis e competências
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Empregabilidade
Graduados do ensino superior
Perfis e competências
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância ? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade ? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb ? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também, de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-06T13:08:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10340
url http://hdl.handle.net/10400.2/10340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Henriques, S., Neves, C., Silva, A. P., Abrantes, P., Bäckström, B., Falé, I., Jacquinet, M., Magano, O., Ramos, M. R. (2020). Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados, Fórum Sociológico. 37, 49-62
0872-8380
https://doi.org/10.4000/sociologico.9511
2182-7427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135085695336448