Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: Uma análise com base nas perceções dos diplomados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000200049 |
Resumo: | Resumo Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional. |
id |
RCAP_73b38549eea22e28b385962bc7736182 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0872-83802020000200049 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: Uma análise com base nas perceções dos diplomadosempregabilidadegraduados do ensino superiorperfis e competênciasResumo Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais2020-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000200049Forum Sociológico n.37 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000200049Henriques,SusanaNeves,CláudiaSilva,Ana PaulaAbrantes,PedroBäckström,BárbaraFalé,IsabelJacquinet,MarcMagano,OlgaRamos,Maria do Rosárioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:09:25Zoai:scielo:S0872-83802020000200049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:21:25.081366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: Uma análise com base nas perceções dos diplomados |
title |
Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: Uma análise com base nas perceções dos diplomados |
spellingShingle |
Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: Uma análise com base nas perceções dos diplomados Henriques,Susana empregabilidade graduados do ensino superior perfis e competências |
title_short |
Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: Uma análise com base nas perceções dos diplomados |
title_full |
Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: Uma análise com base nas perceções dos diplomados |
title_fullStr |
Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: Uma análise com base nas perceções dos diplomados |
title_full_unstemmed |
Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: Uma análise com base nas perceções dos diplomados |
title_sort |
Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: Uma análise com base nas perceções dos diplomados |
author |
Henriques,Susana |
author_facet |
Henriques,Susana Neves,Cláudia Silva,Ana Paula Abrantes,Pedro Bäckström,Bárbara Falé,Isabel Jacquinet,Marc Magano,Olga Ramos,Maria do Rosário |
author_role |
author |
author2 |
Neves,Cláudia Silva,Ana Paula Abrantes,Pedro Bäckström,Bárbara Falé,Isabel Jacquinet,Marc Magano,Olga Ramos,Maria do Rosário |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques,Susana Neves,Cláudia Silva,Ana Paula Abrantes,Pedro Bäckström,Bárbara Falé,Isabel Jacquinet,Marc Magano,Olga Ramos,Maria do Rosário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
empregabilidade graduados do ensino superior perfis e competências |
topic |
empregabilidade graduados do ensino superior perfis e competências |
description |
Resumo Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000200049 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000200049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000200049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Forum Sociológico n.37 2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137300073938944 |