Sobrequalificação académica, intenções de saída, envolvimento, satisfação e desempenho no trabalho – um estudo empírico com Servidores Técnico-Administrativos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dierings, Geverson Luiz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17665
Resumo: Versão final (Esta versão não contém as críticas e sugestões dos elementos do júri).
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spelling Sobrequalificação académica, intenções de saída, envolvimento, satisfação e desempenho no trabalho – um estudo empírico com Servidores Técnico-Administrativos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), BrasilServidor públicoSobrequalificação académicaIntenção de saídaEnvolvimentoSatisfação e desempenho laboralPublic serverJob satisfaction and performanceAcademic overqualificationExit intentionInvolvementGestãoVersão final (Esta versão não contém as críticas e sugestões dos elementos do júri).Objetivo – Analisar e medir possíveis relações, entre a sobrequalificação académica, intenções de saída, envolvimento, satisfação e desempenho no trabalho de Servidores técnico-administrativos do IFMS (Mato Grosso do Sul, Brasil). Metodologia – Estudo empírico de corte transversal, com pesquisa descritiva de natureza quantitativa confirmatória, a partir da identificação de um modelo teórico, suportado pela revisão da literatura, suscetível de estudar relações entre variáveis. A recolha dos dados, realizada por questionário online, permitiu obter uma amostra não probabilística de 255 respostas válidas. As hipóteses foram testadas por um modelo de equações estruturais. Resultados e conclusões – A sobrequalificação académica contribui em 3,5% para a diminuição do envolvimento; a satisfação laboral do servidor é influenciada em 37,1% pelo seu maior envolvimento. O envolvimento contribui em 7,5% para a diminuição da intenção de saída. Não foi assegurada a validade convergente em todas escalas de medida. Existem diferentes níveis de correlação e capacidades preditivas entre as variáveis. O estudo confirma parte das relações e hipóteses identificadas. Originalidade/valor – Este estudo produz algum conhecimento sobre as relações e modelo global analisados, inexplorado anteriormente no Brasil, em especial, no setor educativo da administração pública federal brasileira que procura excelência laboral. Limitações/ Implicações – Os resultados carecem de ser analisados com precaução, face à utilização de uma amostra não probabilística. A escolha de certas variáveis de estudo como explicativas pode constituir outra limitação, bem como os poucos trabalhos similares no setor em análise, para efeitos comparativos. Quanto às implicações teóricas o estudo permitiu observar a pertinência, influência e relação de certas variáveis organizacionais no ambiente laboral. As implicações práticas do estudo permitem sugerir recomendações aos gestores em termos de estratégias de gestão e marketing pública(o).Purpose - Analyze and measure possible relationships between academic overqualification, exit intentions, involvement, satisfaction and performance in the work of IFMS technical-administrative Servers (Mato Grosso do Sul, Brazil). Methodology - Empirical cross-sectional study, with descriptive research of a confirmatory quantitative nature, based on the identification of a theoretical model, supported by the literature review, susceptible to study relations between variables. The data collection, carried out by online questionnaire, allowed to obtain a non-probabilistic sample of 255 valid answers. The hypotheses were tested by a model of structural equations. Findings and conclusions - Academic overqualification contributes 3.5% to the decrease in involvement; the job satisfaction of the Server is influenced 37.1% by its greater involvement. The involvement contributes in 7.5% to the decrease of the intention to leave. The convergent validity was not guaranteed in all measurement scales. There are different levels of correlation and predictive capabilities between variables. The study confirms part of the identified relationships and hypotheses. Originality/Value - This study produces some knowledge about the relationships and global model analyzed, previously unexplored in Brazil, especially in the educational sector of the Brazilian federal public administration that seeks labor excellence. Limitations/ Implications - The results need to be analyzed with caution, given the use of a non-probabilistic sample. The choice of certain study variables as explanatory may constitute another limitation, as well as the few similar works, in the sector under analysis, for comparative purposes. As for the theoretical implications, the study allowed observing the relevance, influence and relationship of certain organizational variables in the work environment. The practical implications of the study allow us to suggest recommendations to managers in terms of management and public marketing strategies.Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroRodrigues, Maria Antónia GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDierings, Geverson Luiz2021-03-26T09:47:43Z2021-01-282021-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17665TID:202655776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:45Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:16.819333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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