A gestão da identidade nas organizações: comunicar a música: o caso INET-MD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Ana Marques da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17810
Resumo: O presente estudo tem como ponto de partida uma reflexão pessoal sobre o papel que o designer e a comunicação podem desempenhar atualmente nas organizações. Atendendo à importância do designer, enquanto agente de criação de valor aplicado à estratégia e comunicação das organizações, nem sempre é tida em conta, sendo este muitas vezes considerado como um profissional que apenas responde a desafios pontuais e isolados, pretende-se com este estudo destacar o seu papel como interventor ativo na construção da própria instituição. Para isso, iremos abordar conceitos que abrangem as áreas do design, da comunicação e da gestão, sendo efetuadas considerações acerca da relação entre estas, a identidade, a estratégia e as organizações, de forma a que futuros designers possam construir e consolidar a sua posição dentro das instituições a que se venham a vincular. A aplicação/experimentação desta estratégia foi executada tendo por base o trabalho desenvolvido junto da Unidade de Investigação INET-MD (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança), tendo tido como objetivo observar, recolher e analisar a instituição de forma a reunir condições para projetar e gerir a diversidade da sua identidade. Procurou-se assim valorizar, através do desenho, uma identidade coerente com o discurso visual que lhe está associado, capaz de acrescentar valor e contribuir para o reconhecimento do seu papel.
id RCAP_8eeb0e9b23883396e27b2ec5af91a04e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17810
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão da identidade nas organizações: comunicar a música: o caso INET-MDIdentidade organizacionalGestão - DesignO presente estudo tem como ponto de partida uma reflexão pessoal sobre o papel que o designer e a comunicação podem desempenhar atualmente nas organizações. Atendendo à importância do designer, enquanto agente de criação de valor aplicado à estratégia e comunicação das organizações, nem sempre é tida em conta, sendo este muitas vezes considerado como um profissional que apenas responde a desafios pontuais e isolados, pretende-se com este estudo destacar o seu papel como interventor ativo na construção da própria instituição. Para isso, iremos abordar conceitos que abrangem as áreas do design, da comunicação e da gestão, sendo efetuadas considerações acerca da relação entre estas, a identidade, a estratégia e as organizações, de forma a que futuros designers possam construir e consolidar a sua posição dentro das instituições a que se venham a vincular. A aplicação/experimentação desta estratégia foi executada tendo por base o trabalho desenvolvido junto da Unidade de Investigação INET-MD (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança), tendo tido como objetivo observar, recolher e analisar a instituição de forma a reunir condições para projetar e gerir a diversidade da sua identidade. Procurou-se assim valorizar, através do desenho, uma identidade coerente com o discurso visual que lhe está associado, capaz de acrescentar valor e contribuir para o reconhecimento do seu papel.This study has as its starting point a personal reflection on the role that the designer and communication can currently play in organizations. Given the importance of the designer, while value creation agent applied to the strategy and communication of organizations, it is not always taken into account, which is often regarded as a professional that only responds to specific and isolated challenges, it is intended with this study highlight its role as an active intervenor in the construction of the institution. For this, we will address concepts that cover the areas of design, communication and management considerations being made about the relationship between these, identity, strategy and organizations, so that future designers can build and consolidate its position within the institutions to which it may link. Application/testing of this strategy was performed based on the work with the INET-MD Research Unit (Ethnomusicology Institute - Centre for Studies in Music and Dance), having had intended to observe, collect and analyze the institution in order to meet conditions to design and manage the diversity of their identity. I tried to enable is value through design, a coherent identity with the visual discourse associated with it, can add value and contribute to the recognition of their role.Universidade de Aveiro2017-06-13T12:38:23Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17810TID:201934248porLuz, Ana Marques dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:56Zoai:ria.ua.pt:10773/17810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:46.897430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da identidade nas organizações: comunicar a música: o caso INET-MD
title A gestão da identidade nas organizações: comunicar a música: o caso INET-MD
spellingShingle A gestão da identidade nas organizações: comunicar a música: o caso INET-MD
Luz, Ana Marques da
Identidade organizacional
Gestão - Design
title_short A gestão da identidade nas organizações: comunicar a música: o caso INET-MD
title_full A gestão da identidade nas organizações: comunicar a música: o caso INET-MD
title_fullStr A gestão da identidade nas organizações: comunicar a música: o caso INET-MD
title_full_unstemmed A gestão da identidade nas organizações: comunicar a música: o caso INET-MD
title_sort A gestão da identidade nas organizações: comunicar a música: o caso INET-MD
author Luz, Ana Marques da
author_facet Luz, Ana Marques da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Ana Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade organizacional
Gestão - Design
topic Identidade organizacional
Gestão - Design
description O presente estudo tem como ponto de partida uma reflexão pessoal sobre o papel que o designer e a comunicação podem desempenhar atualmente nas organizações. Atendendo à importância do designer, enquanto agente de criação de valor aplicado à estratégia e comunicação das organizações, nem sempre é tida em conta, sendo este muitas vezes considerado como um profissional que apenas responde a desafios pontuais e isolados, pretende-se com este estudo destacar o seu papel como interventor ativo na construção da própria instituição. Para isso, iremos abordar conceitos que abrangem as áreas do design, da comunicação e da gestão, sendo efetuadas considerações acerca da relação entre estas, a identidade, a estratégia e as organizações, de forma a que futuros designers possam construir e consolidar a sua posição dentro das instituições a que se venham a vincular. A aplicação/experimentação desta estratégia foi executada tendo por base o trabalho desenvolvido junto da Unidade de Investigação INET-MD (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança), tendo tido como objetivo observar, recolher e analisar a instituição de forma a reunir condições para projetar e gerir a diversidade da sua identidade. Procurou-se assim valorizar, através do desenho, uma identidade coerente com o discurso visual que lhe está associado, capaz de acrescentar valor e contribuir para o reconhecimento do seu papel.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-06-13T12:38:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17810
TID:201934248
url http://hdl.handle.net/10773/17810
identifier_str_mv TID:201934248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137578109108224