Gestão de design aplicada à identidade cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Marcos Roberto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243846
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2022.
id UFSC_1d0b822d5980bcac5cb17417ab350c70
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243846
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gestão de design aplicada à identidade culturalDesignGestão do designIdentidade culturalPatrimônio culturalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2022.A Gestão de Design em sua abordagem ampla e multidisciplinar, contribui com o desenvolvimento de estratégias que trazem benefícios aos mais diferentes setores. Diante deste contexto, o propósito nesta tese é apropriar-se dessa capacidade em uma relação de beneficiar a promoção do conceito de Identidade Cultural. O objeto de pesquisa, é um patrimônio histórico-cultural, mais especificamente um Mercado Público Municipal, no qual as estratégias de planejamento serão utilizadas para intervenção do Design no processo de promover a valorização deste espaço a partir da promoção de seu uso, evidenciando a cultura e potencialização da Identidade Cultural com repercussões na sua capacidade de atração, em se tratando de turismo local. Assim, viu-se nesta edificação centenária e tombada pelos patrimônios municipais e estaduais, a oportunidade de aplicar o conceito de Gestão de Design na construção de uma estratégia para resgate, preservação e promoção de sua função natural de agente na relação das pessoas, primordial para a cultura da região. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios e descritivos, apropriando-se do método analítico e utilizando-se de procedimentos técnicos como pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Esta pesquisa foi organizada em três etapas, sendo a primeira destinada a construção do referencial teórico, a segunda concentrada no estudo de caso e a terceira focada na apresentação dos resultados a partir do elenco de diretrizes. Para desenvolvimento do estudo de caso utilizou-se o GODP ? Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos que organiza as etapas desenvolvimento do projeto, e para compreensão e diagnóstico das fragilidades e potencialidades do espaço, diversas ferramentas de Design e Design de serviços. Como resultado, o elenco de diretrizes para servir como um documento de referência para planejamento de ações e orientação da intervenção profissional observa que muitos dos aspectos trabalhados no Mercado Público em níveis estratégicos, táticos e operacionais podem ser repensados a partir de uma visão estratégica de Gestão de Design, com vistas valorizar a relação do mercado com a identidade cultural da região, implícita nestes espaços, para potencializar a relação entre o espaço, o município, a região no qual está inserido e os serviços que disponibiliza.Abstract: Design Management, in its broad and multidisciplinary approach, contributes to the development of strategies that bring benefits to the most different sectors. Given this context, the purpose of this thesis is to appropriate this ability in a relationship to benefit the promotion of the concept of Cultural Identity. The research object is a historical-cultural heritage, more specifically a Municipal Public Market, in which the planning strategies will be used for the intervention of Design in the process of promoting the valorization of this space from the promotion of its use, evidencing the culture and enhancement of Cultural Identity with repercussions on its attractiveness, in the case of local tourism. Thus, in this centenary building, listed by municipal and state patrimonies, we saw the opportunity to apply the concept of Design Management in the construction of a strategy for the rescue, preservation and promotion of its natural function as an agent in the relationship of people, essential for the culture of the region. To this end, an applied research was developed, with a qualitative approach and exploratory and descriptive objectives, appropriating the analytical method and using technical procedures such as bibliographic, documentary and case study research. This research was organized in three stages, the first aimed at building the theoretical framework, the second focused on the case study and the third focused on the presentation of results from the list of guidelines. For the development of the case study, the GODP - Guidance Guide for Project Development was used, which organizes the stages of project development, and for understanding and diagnosis of the weaknesses and potential of the space, various Design and Service Design tools. As a result, the list of guidelines to serve as a reference document for planning actions and guiding professional intervention observes that many of the aspects worked on in the Public Market at strategic, tactical and operational levels can be rethought from a strategic vision of Management of Design, with a view to valuing the market's relationship with the cultural identity of the region, implicit in these spaces, to enhance the relationship between the space, the municipality, the region in which it is inserted and the services it provides.Triska, RicardoUniversidade Federal de Santa CatarinaRamos, Marcos Roberto2023-01-16T23:09:14Z2023-01-16T23:09:14Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis272 p.| il., gráfs.application/pdf379961https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243846porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T23:09:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243846Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-16T23:09:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de design aplicada à identidade cultural
title Gestão de design aplicada à identidade cultural
spellingShingle Gestão de design aplicada à identidade cultural
Ramos, Marcos Roberto
Design
Gestão do design
Identidade cultural
Patrimônio cultural
title_short Gestão de design aplicada à identidade cultural
title_full Gestão de design aplicada à identidade cultural
title_fullStr Gestão de design aplicada à identidade cultural
title_full_unstemmed Gestão de design aplicada à identidade cultural
title_sort Gestão de design aplicada à identidade cultural
author Ramos, Marcos Roberto
author_facet Ramos, Marcos Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Triska, Ricardo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Marcos Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Gestão do design
Identidade cultural
Patrimônio cultural
topic Design
Gestão do design
Identidade cultural
Patrimônio cultural
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-16T23:09:14Z
2023-01-16T23:09:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 379961
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243846
identifier_str_mv 379961
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 272 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652008291303424