Materialidade e Materialismo em Scenes from the Class Struggle in Portugal (1977-79), de Robert Kramer e Philip Spinelli

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schefer, Raquel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/124578
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spelling Materialidade e Materialismo em Scenes from the Class Struggle in Portugal (1977-79), de Robert Kramer e Philip SpinelliRobert KramerCinema políticoCinema revolucionárioRevolução e cinemaMaterialidade e materialismo no cinemaJean-Paul FargierRevolução Portuguesa (1974-1975)UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020Realizado por Robert Kramer e Philip Spinelli, Scenes from the Class Struggle in Portugal (1977-79) é um dos mais importantes filmes sobre a Revolução Portuguesa de 1974-75. Se a obra de Kramer se inscreve e participa da viragem autorreferencial do cinema militante e engajado nas décadas de sessenta e setenta, Scenes from the Class Struggle, filme de produção norte-americana, integra-se plenamente na história do cinema português, a tal ponto nele se imbricam uma representação crítica, analítica, materialista e dialética da Revolução e uma proposta formal e material em linha com as principais tendências do cinema da Revolução de 1974-75, particularmente no que respeita à tensão entre engajamento político e experimentação formal que atravessa uma parte significativa do seu corpus. Este artigo procura indagar de que maneira o filme de Kramer e Spinelli é atravessado por questões que se prendem com a materialidade e o materialismo do cinema. Estes aspetos fazem de Scenes from the Class Struggle um filme que não só se debruça sobre a Revolução de 1974-75 e as suas figurações no cinema, mas também questiona crítica e ativamente a possibilidade de representação cinematográfica de um processo revolucionário e a própria possibilidade de representação. Em primeiro lugar, o artigo reconstitui brevemente a complexa história material do filme. Em seguida, argumenta que Scenes from the Class Struggle releva de um cinema materialista e dialético, de acordo com a aceção de Jean-Paul Fargier, retomada por Dominique Noguez: é um filme que não procura refletir o “real”, nem tão-pouco produzir uma impressão de realidade, mas que, ao tomar como ponto de partida a sua materialidade fílmica e a materialidade do mundo, dá a ver essa dupla materialidade num mesmo movimento, servindo-se, para tal, de estratégias autorreflexivas e autorreferenciais.Instituto de História Contemporânea (IHC)RUNSchefer, Raquel2021-09-15T00:30:34Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article24application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/124578por2183-1750PURE: 32820800https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.791info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:05:54Zoai:run.unl.pt:10362/124578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:45:31.167242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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