A (re)escrita através do currículo: aprender a língua por projectos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Maria Elisabete da Cruz
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4686
Resumo: O presente estudo procura compreender os efeitos que uma organização curricular baseada em projectos de (re)escrita de textos pode ter nas representações e nas atitudes dos alunos de primeiro ciclo de escolaridade do ensino básico face à aprendizagem, em geral, e à aprendizagem da língua escrita, em particular. Assim, no enquadramento teórico, faz-se uma reflexão em torno de dois campos fundamentais: o da gestão curricular e o do ensino da produção textual por escrito, procurando-se discernir os referenciais centrais que estruturam, actualmente, estas duas áreas. O desenho do projecto de investigação-acção e o processo da sua implementação, bem como os procedimentos de recolha e tratamento da informação, serão objecto de reflexão no capítulo relativo à Metodologia. Darse- á particular ênfase a três instrumentos investigativos: os diários de aprendizagem e as entrevistas aos alunos, accionados no início e no final do processo e, ainda, a produção escrita de um texto (convite), nas suas diferentes fases, inserido numa lógica de projecto. Os resultados apontam para uma mudança na representação dos alunos relativamente ao acto de ler e de escrever na escola e para uma maior consciencialização do (seu) próprio processo de (re)escrita. Por outro lado, os dados sugerem, ainda, um maior envolvimento dos alunos neste modelo de gestão curricular repercutindo-se, positivamente, na expressão escrita.
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spelling A (re)escrita através do currículo: aprender a língua por projectosGestão curricularTrabalho de projectoAprendizagem da leituraAprendizagem da escritaProcessos de aprendizagemEstratégias da aprendizagemEnsino básico 1º cicloO presente estudo procura compreender os efeitos que uma organização curricular baseada em projectos de (re)escrita de textos pode ter nas representações e nas atitudes dos alunos de primeiro ciclo de escolaridade do ensino básico face à aprendizagem, em geral, e à aprendizagem da língua escrita, em particular. Assim, no enquadramento teórico, faz-se uma reflexão em torno de dois campos fundamentais: o da gestão curricular e o do ensino da produção textual por escrito, procurando-se discernir os referenciais centrais que estruturam, actualmente, estas duas áreas. O desenho do projecto de investigação-acção e o processo da sua implementação, bem como os procedimentos de recolha e tratamento da informação, serão objecto de reflexão no capítulo relativo à Metodologia. Darse- á particular ênfase a três instrumentos investigativos: os diários de aprendizagem e as entrevistas aos alunos, accionados no início e no final do processo e, ainda, a produção escrita de um texto (convite), nas suas diferentes fases, inserido numa lógica de projecto. Os resultados apontam para uma mudança na representação dos alunos relativamente ao acto de ler e de escrever na escola e para uma maior consciencialização do (seu) próprio processo de (re)escrita. Por outro lado, os dados sugerem, ainda, um maior envolvimento dos alunos neste modelo de gestão curricular repercutindo-se, positivamente, na expressão escrita.It is the purpose of this study to understand the effects that curriculum management based on (re) writing tests may have on primary school pupils’ concepts and attitudes towards learning in general and writing in particular. The theoretical framework of the study is a reflection based on two mains fields: the curriculum management and the teaching of writing texts in order to find the relevant aspects that support these two areas. The design of this research project and its implementation as well as procedures related to gathering and analysing information are presented in the chapter on methodology. Here there are three significant research aspects: learning diaries and interviews to students after a thorough comparison in the beginning and at the end of this process as well as the written work (invitation) according to its different stages, included in a project. The results point to an alteration of the pupils’ conceptions concerning reading and writing at school and to a higher understanding of (their) own learning process of (re) writing. On the other hand, the results show that pupils become more involved with this type of curriculum management which has a positive impact in the written work.Universidade de Aveiro2011-12-21T12:52:53Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4686porCardoso, Maria Elisabete da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:37Zoai:ria.ua.pt:10773/4686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:34.938535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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