Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7678 |
Resumo: | O facto de hoje vivermos numa era de informação e tecnologia torna a aprendizagem da leitura e da escrita indispensável para que haja uma integração eficaz de cidadãos ativos na sociedade. Desta forma, é essencial a formação de leitores que sejam capazes de compreender, analisar e refletir sobre aquilo que leem. Os resultados das investigações e das estatísticas nacionais e internacionais evidenciam, de forma repetida, a necessidade de se transformar o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Deste modo, ao longo da minha prática profissional, tenho procurado integrar na minha ação pedagógica estratégias didáticas diversificadas que permitam o alcance de objetivos traçados com vista à promoção das aprendizagens, nomeadamente da leitura e da escrita. Com o presente relatório de experiência profissional, pretendo refletir acerca da aprendizagem da leitura e da escrita, assim como descrever a minha experiência profissional, dando especial destaque aos anos em que usei a estratégia do storytelling como promotora do desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendo, assim, comprovar a importância do recurso às histórias no desenvolvimento global de uma criança e, em particular, na aquisição das competências de leitura e de escrita. |
id |
RCAP_a1289b7b4517ff0c9f5302873f60ab21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7678 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino BásicoLeituraEnsino/aprendizagemEscritaHistóriasEnsino básico 1º cicloO facto de hoje vivermos numa era de informação e tecnologia torna a aprendizagem da leitura e da escrita indispensável para que haja uma integração eficaz de cidadãos ativos na sociedade. Desta forma, é essencial a formação de leitores que sejam capazes de compreender, analisar e refletir sobre aquilo que leem. Os resultados das investigações e das estatísticas nacionais e internacionais evidenciam, de forma repetida, a necessidade de se transformar o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Deste modo, ao longo da minha prática profissional, tenho procurado integrar na minha ação pedagógica estratégias didáticas diversificadas que permitam o alcance de objetivos traçados com vista à promoção das aprendizagens, nomeadamente da leitura e da escrita. Com o presente relatório de experiência profissional, pretendo refletir acerca da aprendizagem da leitura e da escrita, assim como descrever a minha experiência profissional, dando especial destaque aos anos em que usei a estratégia do storytelling como promotora do desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendo, assim, comprovar a importância do recurso às histórias no desenvolvimento global de uma criança e, em particular, na aquisição das competências de leitura e de escrita.The fact that we now live in an age of information and technology makes the learning of reading and writing indispensable, for an effective integration of active citizens into society. In this way, it is essential the formation of readers that can be able to understand, analyze and reflect on what they read. The results of the investigations and of national and international statistics have repeatedly highligthted, the need to transform the teaching and learning process of reading and writing. Therefore, throughout my professional practice, I have sought to incorporate in my pedagogical action diversified didactic strategies, that allow the achievement of objectives, designed to promote the learning, especially reading and writing. With this report of professional experience I intend to reflect about the learning of reading and writing, as well as to describe my professional experience, giving special emphasis to the years in which I used the strategy of storytelling as a promoter of the development of reading and writing learning in the 1st cycle of elemantary school. That’s why, I want to prove the importance of using stories in the global development of a child and, in particular, in the acquisition of reading and writing skills.2017-05-25T14:16:20Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7678TID:202031411porCosta, Cátia Maria Dinisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:54.878063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico |
title |
Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico Costa, Cátia Maria Dinis Leitura Ensino/aprendizagem Escrita Histórias Ensino básico 1º ciclo |
title_short |
Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico |
author |
Costa, Cátia Maria Dinis |
author_facet |
Costa, Cátia Maria Dinis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cátia Maria Dinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino/aprendizagem Escrita Histórias Ensino básico 1º ciclo |
topic |
Leitura Ensino/aprendizagem Escrita Histórias Ensino básico 1º ciclo |
description |
O facto de hoje vivermos numa era de informação e tecnologia torna a aprendizagem da leitura e da escrita indispensável para que haja uma integração eficaz de cidadãos ativos na sociedade. Desta forma, é essencial a formação de leitores que sejam capazes de compreender, analisar e refletir sobre aquilo que leem. Os resultados das investigações e das estatísticas nacionais e internacionais evidenciam, de forma repetida, a necessidade de se transformar o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Deste modo, ao longo da minha prática profissional, tenho procurado integrar na minha ação pedagógica estratégias didáticas diversificadas que permitam o alcance de objetivos traçados com vista à promoção das aprendizagens, nomeadamente da leitura e da escrita. Com o presente relatório de experiência profissional, pretendo refletir acerca da aprendizagem da leitura e da escrita, assim como descrever a minha experiência profissional, dando especial destaque aos anos em que usei a estratégia do storytelling como promotora do desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendo, assim, comprovar a importância do recurso às histórias no desenvolvimento global de uma criança e, em particular, na aquisição das competências de leitura e de escrita. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-25T14:16:20Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7678 TID:202031411 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7678 |
identifier_str_mv |
TID:202031411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137135978086400 |