Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cátia Maria Dinis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7678
Resumo: O facto de hoje vivermos numa era de informação e tecnologia torna a aprendizagem da leitura e da escrita indispensável para que haja uma integração eficaz de cidadãos ativos na sociedade. Desta forma, é essencial a formação de leitores que sejam capazes de compreender, analisar e refletir sobre aquilo que leem. Os resultados das investigações e das estatísticas nacionais e internacionais evidenciam, de forma repetida, a necessidade de se transformar o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Deste modo, ao longo da minha prática profissional, tenho procurado integrar na minha ação pedagógica estratégias didáticas diversificadas que permitam o alcance de objetivos traçados com vista à promoção das aprendizagens, nomeadamente da leitura e da escrita. Com o presente relatório de experiência profissional, pretendo refletir acerca da aprendizagem da leitura e da escrita, assim como descrever a minha experiência profissional, dando especial destaque aos anos em que usei a estratégia do storytelling como promotora do desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendo, assim, comprovar a importância do recurso às histórias no desenvolvimento global de uma criança e, em particular, na aquisição das competências de leitura e de escrita.
id RCAP_a1289b7b4517ff0c9f5302873f60ab21
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino BásicoLeituraEnsino/aprendizagemEscritaHistóriasEnsino básico 1º cicloO facto de hoje vivermos numa era de informação e tecnologia torna a aprendizagem da leitura e da escrita indispensável para que haja uma integração eficaz de cidadãos ativos na sociedade. Desta forma, é essencial a formação de leitores que sejam capazes de compreender, analisar e refletir sobre aquilo que leem. Os resultados das investigações e das estatísticas nacionais e internacionais evidenciam, de forma repetida, a necessidade de se transformar o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Deste modo, ao longo da minha prática profissional, tenho procurado integrar na minha ação pedagógica estratégias didáticas diversificadas que permitam o alcance de objetivos traçados com vista à promoção das aprendizagens, nomeadamente da leitura e da escrita. Com o presente relatório de experiência profissional, pretendo refletir acerca da aprendizagem da leitura e da escrita, assim como descrever a minha experiência profissional, dando especial destaque aos anos em que usei a estratégia do storytelling como promotora do desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendo, assim, comprovar a importância do recurso às histórias no desenvolvimento global de uma criança e, em particular, na aquisição das competências de leitura e de escrita.The fact that we now live in an age of information and technology makes the learning of reading and writing indispensable, for an effective integration of active citizens into society. In this way, it is essential the formation of readers that can be able to understand, analyze and reflect on what they read. The results of the investigations and of national and international statistics have repeatedly highligthted, the need to transform the teaching and learning process of reading and writing. Therefore, throughout my professional practice, I have sought to incorporate in my pedagogical action diversified didactic strategies, that allow the achievement of objectives, designed to promote the learning, especially reading and writing. With this report of professional experience I intend to reflect about the learning of reading and writing, as well as to describe my professional experience, giving special emphasis to the years in which I used the strategy of storytelling as a promoter of the development of reading and writing learning in the 1st cycle of elemantary school. That’s why, I want to prove the importance of using stories in the global development of a child and, in particular, in the acquisition of reading and writing skills.2017-05-25T14:16:20Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7678TID:202031411porCosta, Cátia Maria Dinisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:54.878063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico
title Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico
Costa, Cátia Maria Dinis
Leitura
Ensino/aprendizagem
Escrita
Histórias
Ensino básico 1º ciclo
title_short Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Storytelling: estratégia promotora da aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Básico
author Costa, Cátia Maria Dinis
author_facet Costa, Cátia Maria Dinis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cátia Maria Dinis
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ensino/aprendizagem
Escrita
Histórias
Ensino básico 1º ciclo
topic Leitura
Ensino/aprendizagem
Escrita
Histórias
Ensino básico 1º ciclo
description O facto de hoje vivermos numa era de informação e tecnologia torna a aprendizagem da leitura e da escrita indispensável para que haja uma integração eficaz de cidadãos ativos na sociedade. Desta forma, é essencial a formação de leitores que sejam capazes de compreender, analisar e refletir sobre aquilo que leem. Os resultados das investigações e das estatísticas nacionais e internacionais evidenciam, de forma repetida, a necessidade de se transformar o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Deste modo, ao longo da minha prática profissional, tenho procurado integrar na minha ação pedagógica estratégias didáticas diversificadas que permitam o alcance de objetivos traçados com vista à promoção das aprendizagens, nomeadamente da leitura e da escrita. Com o presente relatório de experiência profissional, pretendo refletir acerca da aprendizagem da leitura e da escrita, assim como descrever a minha experiência profissional, dando especial destaque aos anos em que usei a estratégia do storytelling como promotora do desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendo, assim, comprovar a importância do recurso às histórias no desenvolvimento global de uma criança e, em particular, na aquisição das competências de leitura e de escrita.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-25T14:16:20Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7678
TID:202031411
url http://hdl.handle.net/10348/7678
identifier_str_mv TID:202031411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137135978086400