A utilização do Photovoice como estratégia pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira dos Santos, Maria Anabela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sotto-Mayor, Luísa, Oliveira, Madalena, Soares, Irene, Serra, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.312-321
Resumo: O presente artigo visa dar a conhecer o projeto em curso sobre aquisição de competências dos estudantes da Pós-Licenciatura e do Mestrado em Saúde Materna e Obstétrica e assim contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas da unidade curricular Estágio com Relatório. Compreender o fenómeno do desenvolvimento de competências específicas do futuro Enfermeiro Especialista de Saúde Materna e Obstétrica. Estudo exploratório, qualitativo, utilizando o método Photovoice para a colheita e análise de dados (colheita de fotos e entrevistas) e posterior análise de conteúdo segundo Bardin com recurso ao WebQDA. Foram obtidas até ao momento, 29 fotos de 9 participantes, ainda em fase de análise. O método Photovoice permite aceder à perspetiva de desenvolvimento de competências dos estudantes, apreendendo a sua experiência do fenómeno através da captura de fotos significativas para o processo e da sua narrativa.