Stresse e saúde : contextualização teórica e intervenção em educação para a saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41865 |
Resumo: | O estudo das relações entre o Stresse e a Saúde tem sido objeto de extensa investigação, que tem contribuído para uma maior compreensão das variáveis envolvidas, permitindo o desenvolvimento de intervenções mais eficazes. De acordo com a literatura das últimas décadas, as repercussões do stresse na saúde ocorrem em consequência do processo de ativação que envolve todo o organismo, surgindo alterações a nível emocional, cognitivo, comportamental e biológico. Apesar dessas mudanças serem tanto mais acentuadas, quanto mais intenso e prolongado for o stresse, alguns fatores interatuam com os acontecimentos de vida intensificando ou amortecendo os efeitos do stresse, por exemplo, a personalidade, o suporte social e a ocorrência de trauma precoce (Lovallo, 2015; Schiller, Hammen & Shahar, 2016). Numa perspetiva salutogénica, os stressores são entendidos como potenciais estímulos de construção de saúde e os fatores moderadores (por exemplo, a personalidade e o apoio social) como condições de resiliência (Mittelmark et al., 2017). Consoante as estratégias de coping utilizadas, os indivíduos podem promover o seu bem-estar ou aumentar o risco de adoecer. Neste contexto, a aprendizagem de estratégias de gestão de stresse constitui uma importante ferramenta no âmbito da prevenção da doença e da promoção da saúde. Variados estudos têm evidenciado que níveis elevados de stresse estão associados a uma maior vulnerabilidade à depressão e às perturbações mediadas pela ansiedade, assumindo, também, um papel determinante na hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças autoimunes, entre tantas outras (por exemplo, Cooper & Marshall, 2013; Howe et al., 2016). A capacitação dos indivíduos relativamente às estratégias de gestão do stresse é, então, fundamental em termos de saúde, e pode ocorrer em abordagens individuais ou em grupo, beneficiando, neste último caso, se for integrada em intervenções de educação para a saúde. A psicologia da saúde tem contribuído para uma maior compreensão da influência de um conjunto vasto de fatores (por exemplo, cognitivo-comportamentais, sociais, ambientais e da personalidade) na saúde e na doença e para o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis, numa lógica de participação ativa e consciente dos indivíduos e populações. Ao longo do presente livro, são inúmeras as pontes que encontraremos entre a Psicologia da Saúde, a Promoção da Saúde e a Educação para a Saúde. Esta obra destina-se a todos os que se interessam sobre a temática do stresse e da sua relação com a saúde, mas também, sobre a importância da intervenção, que visa a capacitação dos indivíduos e das comunidades para serem agentes ativos, na promoção da sua saúde. Aborda conceitos que consideramos essenciais para os estudantes das áreas da saúde, no âmbito do ensino da Psicologia da Saúde e da Educação para a Saúde. |
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