O cinema e a televisão sob o signo da identidade: bollywood e as fronteiras da modernidade indiana, na cidade de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ricardo Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4986
Resumo: Jigna Desai declara o cinema como a mais importante e popular forma e produto cultural, num contexto de economia cultural e política transnacional, do sudoeste asiático (Desai, 2004:35). Neste trabalho, traçam-se algumas das linhas de formação histórica do cinema indiano, de língua hindi; e de como, através de novas plataformas tecnológicas, os filmes da industria de Mumbai criam audiências, num contexto marcado pela diáspora indiana. Em segundo lugar, dar-se-á a conhecer de que modo o conhecimento antropológico contemporâneo perspectiva estas dinâmicas culturais, e como estas se relacionam com a consolidação da modernidade indiana, nomeadamente como o cinema e a televisão ocupam um espaço de mediação na construção de noções de identidade cultural. Filmes como Taare Zameen Par ou Dirty Picture são êxitos consagrados pela indústria do cinema popular de língua hindi. Como chegam essas narrativas a um bairro de Lisboa e que leituras permitem sobre as realidades indianas? Qual a expressão de uma loja de produtos asiáticos, que vende também DVD de filmes bollywood, em Lisboa? Quais os destaques de um blogue de cinema bollywood, escrito e mantido por um grupo de amigos que utiliza a língua portuguesa como forma alargar um público?
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