Podcasts e uso de dispositivos móveis no contexto do ensino de música no 2º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Paulo Rogério de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1403
Resumo: Hoje em dia os alunos transportam, naturalmente, para dentro da sala de aula, todo um manancial de tecnologia móvel. A facilidade com que ficheiros multimédia são transferidos para estes dispositivos, aliada à possibilidade destes serem reproduzidos em qualquer lugar e momento, surge como um excelente recurso a explorar no contexto educativo. Este modelo de aprendizagem, vulgarmente conhecido por m- Learning, impõe uma nova postura e mentalidade por parte dos professores nestes contextos, fruto da promoção e da dinamização de ambientes de aprendizagem diferentes dos reconhecidos como sendo mais tradicionais. A presente dissertação apresenta os resultados obtidos num estudo de caso que incidiu na implementação de podcasts, suportados por dispositivos móveis, nos processos de ensinoaprendizagem na disciplina de Educação Musical. Os objectivos do mesmo incidiram essencialmente em perceber de que forma é que os podcasts e os dispositivos móveis poderiam ser utilizados no ensino de música no 2º Ciclo. Participaram neste estudo vinte e quatro alunos do 6º ano de escolaridade, de uma escola pública, situada no Concelho de Santa Maria da Feira. A recolha dos dados foi realizada com base em observações directas e participantes, questionários e entrevistas individuais. Os resultados deste estudo fornecem indicadores sobre a potencialidade dos podcasts como recurso no suporte de actividades musicais, nomeadamente no desenvolvimento dos trabalhos de casa, como complemento para reforçar a compreensão dos conteúdos, bem como para o aperfeiçoamento da execução musical. Com a presente investigação, pretende-se, portanto, contribuir para o estudo da utilização de dispositivos móveis, aplicados para a audição de podcasts, como uma oportunidade para os professores transformarem a sala de aula, diversificando estratégias, possibilitando ambientes educativos criativos e inovadores. ABSTRACT: Today, students bring into the classroom, a considerable variety of mobile technology. The ease with which multimedia files are transferred to and between these devices, combined with the possibility of playing them in any place and time, turns these mobile devices into an excellent resource worth being looked into from an educational point of view. This model of learning, commonly known as m-Learning, requires however the need for a attitude and mentality shift of teachers involved in these contexts. This is understandable if considered that these new activities oblige the teachers to promote and stimulate learning environments different from those commonly recognized as being more traditional. This dissertation presents the results of a case study that focused on the implementation of podcasts, supported by mobile devices, in the processes of teaching and learning in the class of Music Education. Its objectives focused mainly on the understanding of how podcasts and mobile devices could be used in music education in the 2nd stage. In this study participated twenty-four students from the 6th grade, in a public school, located in the municipality of Santa Maria da Feira. The results of this study suggest that podcasts can be quite interesting resource in the support of musical activities, including the development of homework, a complement for enhancing the understanding of content as well as for the improvement of musical performance. The present dissertation aims to contribute to the study of the use of mobile devices, and their use as Podcast players, as an opportunity for teachers to transform the classroom, by diversifying strategies and enabling creative and innovative learning environments.
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