E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/738 |
Resumo: | Resumo - Neste estudo pretendeu-se verificar as vantagens da utilização dos diferentes media no ensino. A investigação procurou desenvolver e testar uma plataforma de estudo sob a forma de site na Web com o título E-músic@. O estudo incidiu sobre a utilização dos materiais multimédia, dedicados ao ensino da música, segundo o definido pelo programa da disciplina de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, averiguámos a qualidade das aprendizagens realizadas a partir de materiais multimédia de apoio, a utilizar “fora da sala de aula" pelos alunos. A motivação para este estudo deve-se essencialmente ao desenvolvimento de plataformas multimédia, cada vez mais usuais e acessíveis, e às suas possíveis potencialidades pedagógicas. Da redução da componente lectiva, motivada pela diminuição da carga horária, surge a necessidade de criar outras formas de estudo mais eficazes. Estas terão de promover uma maior interacção entre professor e alunos. O estudo baseou-se na análise dos dados recolhidos através da observação e leitura de grelhas preenchidas durante a utilização da plataforma por alunos, professores e especialistas. O sucesso na utilização da plataforma poderá levar à criação de um espaço de aprendizagem assistida por computador para todos os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, com a hipótese de alargamento da plataforma quer ao 1º quer ao 3º Ciclos do Ensino Básico |
id |
RCAP_47b088c7c28dc9b0391187947a3d117e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/738 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino BásicoEducação musicalEnsino por multimédiaElearningMateriais multimédiaProjetos de educaçãoResumo - Neste estudo pretendeu-se verificar as vantagens da utilização dos diferentes media no ensino. A investigação procurou desenvolver e testar uma plataforma de estudo sob a forma de site na Web com o título E-músic@. O estudo incidiu sobre a utilização dos materiais multimédia, dedicados ao ensino da música, segundo o definido pelo programa da disciplina de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, averiguámos a qualidade das aprendizagens realizadas a partir de materiais multimédia de apoio, a utilizar “fora da sala de aula" pelos alunos. A motivação para este estudo deve-se essencialmente ao desenvolvimento de plataformas multimédia, cada vez mais usuais e acessíveis, e às suas possíveis potencialidades pedagógicas. Da redução da componente lectiva, motivada pela diminuição da carga horária, surge a necessidade de criar outras formas de estudo mais eficazes. Estas terão de promover uma maior interacção entre professor e alunos. O estudo baseou-se na análise dos dados recolhidos através da observação e leitura de grelhas preenchidas durante a utilização da plataforma por alunos, professores e especialistas. O sucesso na utilização da plataforma poderá levar à criação de um espaço de aprendizagem assistida por computador para todos os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, com a hipótese de alargamento da plataforma quer ao 1º quer ao 3º Ciclos do Ensino BásicoAbstract - The main objective of this study was to verify the advantages of using the different media in class teaching. This dissertation developed and tested a study platform in shape of a website, under the title E-músic@. As predefined by the curriculum for the subject Musical Education (Educação Musical) of 2º Ciclo do Ensino Básico, in this study it is pondered the use of multimedia materials in music teaching. It was intended to ascertain the quality of the student’s learning through multimedia support materials, for “out of the class" use. The origin of this study is due essentially to the development of multimedia platforms, evermore used and accessible along with their pedagogical potentialities. As a result of reducing the school curriculum component, motivated by the decrease of hours in the schedule, the need to create new and more effective study forms urged. These will have to promote a greater Teacher/Students interaction. The study was based on data gathered through the observation and analysis of grids filled in by students, teachers and experts while using the study platform. Based on this experiment, a successful computer assisted space for learning could be created for all students of 2º Ciclo do Ensino Básico and possibly extended to the 1º and 3º Ciclos do Ensino BásicoBidarra, JoséRepositório AbertoLalanda, Pedro Manuel Afonso Reis2009-01-26T16:35:19Z200720072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis3255236 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/738porLalanda, Pedro Manuel Afonso Reis - E-músic@ [Em linha]: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico. - Lisboa : [s.n.], 2007. 109, lXV p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:05.838883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico |
title |
E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico |
spellingShingle |
E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis Educação musical Ensino por multimédia Elearning Materiais multimédia Projetos de educação |
title_short |
E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico |
title_full |
E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico |
title_fullStr |
E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico |
title_sort |
E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico |
author |
Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis |
author_facet |
Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bidarra, José Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Ensino por multimédia Elearning Materiais multimédia Projetos de educação |
topic |
Educação musical Ensino por multimédia Elearning Materiais multimédia Projetos de educação |
description |
Resumo - Neste estudo pretendeu-se verificar as vantagens da utilização dos diferentes media no ensino. A investigação procurou desenvolver e testar uma plataforma de estudo sob a forma de site na Web com o título E-músic@. O estudo incidiu sobre a utilização dos materiais multimédia, dedicados ao ensino da música, segundo o definido pelo programa da disciplina de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, averiguámos a qualidade das aprendizagens realizadas a partir de materiais multimédia de apoio, a utilizar “fora da sala de aula" pelos alunos. A motivação para este estudo deve-se essencialmente ao desenvolvimento de plataformas multimédia, cada vez mais usuais e acessíveis, e às suas possíveis potencialidades pedagógicas. Da redução da componente lectiva, motivada pela diminuição da carga horária, surge a necessidade de criar outras formas de estudo mais eficazes. Estas terão de promover uma maior interacção entre professor e alunos. O estudo baseou-se na análise dos dados recolhidos através da observação e leitura de grelhas preenchidas durante a utilização da plataforma por alunos, professores e especialistas. O sucesso na utilização da plataforma poderá levar à criação de um espaço de aprendizagem assistida por computador para todos os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, com a hipótese de alargamento da plataforma quer ao 1º quer ao 3º Ciclos do Ensino Básico |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007 2007-01-01T00:00:00Z 2009-01-26T16:35:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/738 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis - E-músic@ [Em linha]: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico. - Lisboa : [s.n.], 2007. 109, lXV p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
3255236 bytes application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134997291991040 |