Prática de Ensino Supervisionada e Estratégias Inclusivas com Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo em Contexto de Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6035 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se o seguinte Relatório Final de Estágio, no qual se procura evidenciar o percurso efetuado nas práticas supervisionadas abrangendo, ainda, o trabalho de investigação. O presente trabalho está organizado em duas partes: a primeira, designada por “Reflexão crítica sobre as práticas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educação-Pré Escolar”, contém uma reflexão crítica sobre os contextos educativos nos níveis de escolaridade de 1.º Ciclo de Ensino Básico (1.º CEB) e Educação PréEscolar. Os estágios curriculares foram proporcionados pela Escola Superior de Educação de Viseu, no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II no 1.º Ciclo do Ensino Básico e Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar (PESEPE) I e II, patente no Plano de Estudos do 1.º e 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. A segunda parte é composta pelo trabalho de investigação, sendo que aborda as estratégias inclusivas utilizadas em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) em contexto pré-escolar. Tem como objetivos: i) compreender como funciona o ensino estruturado no jardim-de-infância; ii) perceber quais as estratégias educativas e atividades que o educador proporciona para a inclusão das crianças com PEA; iii) analisar a participação das crianças com PEA nas atividades curriculares; iv) perceber o nível de inclusão de crianças com PEA no contexto escolar. A metodologia utilizada envolve um estudo de caso múltiplo e tem como instrumentos de recolha de dados a observação naturalista, entrevista semiestruturada e o teste sociométrico. Os participantes envolvidos na investigação são duas crianças com PEA, do sexo masculino e feminino, com idades compreendidas entre 5 e 7 anos; a educadora do ensino regular e duas professoras de educação especial. Os resultados apontam que as crianças têm iniciativa própria em participar nas atividades individuais. Em relação às estratégias mais utilizadas pelas professoras de educação especial e da educadora de ensino regular estas recaem em incluir as crianças em todas as atividades, ter sempre presente as medidas recomendadas no Programa Educativo Individual, na utilização de materiais estruturados e diversificados que se adaptem às necessidades destas e possam ser utilizados por todos. No teste sociométrico, as crianças do estudo não foram mencionadas pelos colegas, ou seja, não foram escolhidas nem rejeitadas. É fundamental que as estratégias sejam inclusivas, para que todas as crianças se sintam integradas e parte da comunidade educativa. |
id |
RCAP_8f566fe1409192360c05fa59fbf82556 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6035 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de Ensino Supervisionada e Estratégias Inclusivas com Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo em Contexto de Educação Pré-EscolarEducação inclusivaPerturbação do Espetro do AutismoEstratégias inclusivasColaboraçãoInclusive educationAutism Spectrum DisorderInclusive strategiesEducomunidade educativaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se o seguinte Relatório Final de Estágio, no qual se procura evidenciar o percurso efetuado nas práticas supervisionadas abrangendo, ainda, o trabalho de investigação. O presente trabalho está organizado em duas partes: a primeira, designada por “Reflexão crítica sobre as práticas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educação-Pré Escolar”, contém uma reflexão crítica sobre os contextos educativos nos níveis de escolaridade de 1.º Ciclo de Ensino Básico (1.º CEB) e Educação PréEscolar. Os estágios curriculares foram proporcionados pela Escola Superior de Educação de Viseu, no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II no 1.º Ciclo do Ensino Básico e Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar (PESEPE) I e II, patente no Plano de Estudos do 1.º e 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. A segunda parte é composta pelo trabalho de investigação, sendo que aborda as estratégias inclusivas utilizadas em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) em contexto pré-escolar. Tem como objetivos: i) compreender como funciona o ensino estruturado no jardim-de-infância; ii) perceber quais as estratégias educativas e atividades que o educador proporciona para a inclusão das crianças com PEA; iii) analisar a participação das crianças com PEA nas atividades curriculares; iv) perceber o nível de inclusão de crianças com PEA no contexto escolar. A metodologia utilizada envolve um estudo de caso múltiplo e tem como instrumentos de recolha de dados a observação naturalista, entrevista semiestruturada e o teste sociométrico. Os participantes envolvidos na investigação são duas crianças com PEA, do sexo masculino e feminino, com idades compreendidas entre 5 e 7 anos; a educadora do ensino regular e duas professoras de educação especial. Os resultados apontam que as crianças têm iniciativa própria em participar nas atividades individuais. Em relação às estratégias mais utilizadas pelas professoras de educação especial e da educadora de ensino regular estas recaem em incluir as crianças em todas as atividades, ter sempre presente as medidas recomendadas no Programa Educativo Individual, na utilização de materiais estruturados e diversificados que se adaptem às necessidades destas e possam ser utilizados por todos. No teste sociométrico, as crianças do estudo não foram mencionadas pelos colegas, ou seja, não foram escolhidas nem rejeitadas. É fundamental que as estratégias sejam inclusivas, para que todas as crianças se sintam integradas e parte da comunidade educativa.In the scope of the Master's Degree in Pre-School and Secondary Education, the following Final Stage Report is presented, which seeks to highlight the course carried out in the supervised practices, also encompassing the research work. This paper is organized in two parts: the first one, called "Critical reflection on the practices of the 1st Cycle of Basic Education and Pre-School Education", contains a critical reflection on the educational contexts in the educational levels of 1. 1st Cycle of Basic Education (1st CEB) and Pre-School Education. The curricular stages were provided by the Escola Superior de Educação de Viseu, within the scope of the Curricular Units of Supervised Teaching Practice (PES) I and II in the 1st Cycle of Basic Education and Practice of Supervised Education in Pre-School Education (PESEPE) I and II, as shown in the 1st and 2nd year study plan of the Master's Degree in Pre-School Education and 1st CEB Teaching. The second part is composed by the research work, which addresses the inclusion strategies in children with Autism Spectrum Disorders (PEA) in a pre-school context. Its objectives are: i) to understand how structured education works in kindergarten; ii) to understand what educational strategies and activities the educator provides for the inclusion of children with PEA; iii) to analyze the participation of children with Autism Spectrum Disorders in curricular activities; iv) perceive the level of inclusion of children with EAP in the school context. The methodology used involves a multiple case study and has as instruments of data collection the naturalistic observation, semistructured interview and the sociometric test. The participants of the present investigation are two children with PEA, male and female, these are between the ages of 5 and 7 years; the regular educator and two special education teachers. The results show that children have their own initiative in participating in individual activities. In relation to the strategies most used by the Special Education and Edcucadora teachers, these include the inclusion of children in all activities, always taking into account the measures recommended in the Individual Education Plan, the use of structured and diversified materials that adapt to the needs of these and can be used by all. The children in the study were not mentioned by their colleagues, that is, they were not chosen or rejected. It is crucial that strategies are inclusive, so that all children feel integrated and part of the educational community.Felizardo, Sara,Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPedro, Andreia Filipa Marques,2021-07-19T00:30:18Z2019-07-192019-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6035TID:202340619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:19Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:01.794114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada e Estratégias Inclusivas com Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo em Contexto de Educação Pré-Escolar |
title |
Prática de Ensino Supervisionada e Estratégias Inclusivas com Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo em Contexto de Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Prática de Ensino Supervisionada e Estratégias Inclusivas com Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo em Contexto de Educação Pré-Escolar Pedro, Andreia Filipa Marques, Educação inclusiva Perturbação do Espetro do Autismo Estratégias inclusivas Colaboração Inclusive education Autism Spectrum Disorder Inclusive strategies Educomunidade educativa |
title_short |
Prática de Ensino Supervisionada e Estratégias Inclusivas com Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo em Contexto de Educação Pré-Escolar |
title_full |
Prática de Ensino Supervisionada e Estratégias Inclusivas com Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo em Contexto de Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Prática de Ensino Supervisionada e Estratégias Inclusivas com Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo em Contexto de Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de Ensino Supervisionada e Estratégias Inclusivas com Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo em Contexto de Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Prática de Ensino Supervisionada e Estratégias Inclusivas com Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo em Contexto de Educação Pré-Escolar |
author |
Pedro, Andreia Filipa Marques, |
author_facet |
Pedro, Andreia Filipa Marques, |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Felizardo, Sara, Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro, Andreia Filipa Marques, |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Perturbação do Espetro do Autismo Estratégias inclusivas Colaboração Inclusive education Autism Spectrum Disorder Inclusive strategies Educomunidade educativa |
topic |
Educação inclusiva Perturbação do Espetro do Autismo Estratégias inclusivas Colaboração Inclusive education Autism Spectrum Disorder Inclusive strategies Educomunidade educativa |
description |
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se o seguinte Relatório Final de Estágio, no qual se procura evidenciar o percurso efetuado nas práticas supervisionadas abrangendo, ainda, o trabalho de investigação. O presente trabalho está organizado em duas partes: a primeira, designada por “Reflexão crítica sobre as práticas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educação-Pré Escolar”, contém uma reflexão crítica sobre os contextos educativos nos níveis de escolaridade de 1.º Ciclo de Ensino Básico (1.º CEB) e Educação PréEscolar. Os estágios curriculares foram proporcionados pela Escola Superior de Educação de Viseu, no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II no 1.º Ciclo do Ensino Básico e Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar (PESEPE) I e II, patente no Plano de Estudos do 1.º e 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. A segunda parte é composta pelo trabalho de investigação, sendo que aborda as estratégias inclusivas utilizadas em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) em contexto pré-escolar. Tem como objetivos: i) compreender como funciona o ensino estruturado no jardim-de-infância; ii) perceber quais as estratégias educativas e atividades que o educador proporciona para a inclusão das crianças com PEA; iii) analisar a participação das crianças com PEA nas atividades curriculares; iv) perceber o nível de inclusão de crianças com PEA no contexto escolar. A metodologia utilizada envolve um estudo de caso múltiplo e tem como instrumentos de recolha de dados a observação naturalista, entrevista semiestruturada e o teste sociométrico. Os participantes envolvidos na investigação são duas crianças com PEA, do sexo masculino e feminino, com idades compreendidas entre 5 e 7 anos; a educadora do ensino regular e duas professoras de educação especial. Os resultados apontam que as crianças têm iniciativa própria em participar nas atividades individuais. Em relação às estratégias mais utilizadas pelas professoras de educação especial e da educadora de ensino regular estas recaem em incluir as crianças em todas as atividades, ter sempre presente as medidas recomendadas no Programa Educativo Individual, na utilização de materiais estruturados e diversificados que se adaptem às necessidades destas e possam ser utilizados por todos. No teste sociométrico, as crianças do estudo não foram mencionadas pelos colegas, ou seja, não foram escolhidas nem rejeitadas. É fundamental que as estratégias sejam inclusivas, para que todas as crianças se sintam integradas e parte da comunidade educativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-19 2019-07-19T00:00:00Z 2021-07-19T00:30:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6035 TID:202340619 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6035 |
identifier_str_mv |
TID:202340619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130910477516800 |