Necessidades de formação contínua de professores para inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marli de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14520
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor
id RCAP_ce2616219618217057712e42e69303a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Necessidades de formação contínua de professores para inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismoInclusãoNecessidades de formaçãoPerturbação do espetro do autismoEducação inclusivaNeed for trainingInclusionAutism spectrum disorderInclusive educationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e MotorAtualmente a Educação Inclusiva é uma realidade e um desafio, principalmente para os envolvidos no contexto escolar. A escola precisa estar apta para receber e incluir crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), garantindo aprendizagem e participação efetiva. Aos professores cabe a missão de encontrar caminhos, alternativas e possibilidades para analisar, compreender e aplicar intervenções pedagógicas eficazes e não excludentes. Este estudo apresenta como tema a Necessidade de Formação Contínua de Professores para Inclusão de crianças com PEA. O objetivo geral do estudo será conhecer as necessidades de formação contínua de professores para a inclusão de crianças com PEA nas escolas regulares. Os objetivos específicos foram estabelecidos como: conhecer as percepções dos professores sobre inclusão , identificar as dificuldades dos professores na inclusão de crianças com PEA, verificar a formação que tiveram relativas a inclusão e PEA, verificar a necessidade de formação contínua e a expectativa dos professores em relação a formação. Os resultados permitiram identificar que as docentes tendem a atribuir a fatores externos os problemas relacionados com a inclusão, ao mesmo tempo, destacam à formação contínua como fundamental para inclusão. Acrescentam que a formação deve ser direcionada para práticas pedagógicas e desenvolvidas através de modalidades centradas na troca de experiências e na análise de situações contextuais.ABSTRACT Currently, Inclusive Education is a reality and a challenge, especially for those involved in the school context. The school needs to be able to receive and include children with Autism Spectrum Disorder (AED), ensuring effective learning and participation. Teachers have the mission of finding ways, alternatives and possibilities to analyze, understand and apply effective and non-excludable pedagogical interventions. This study presents as theme the Need for Ongoing Teacher Training for the Inclusion of children with PEA. The general objective of the study will be to understand the continuing training needs of teachers for the inclusion of children with AED in regular schools. The specific objectives were established as: knowing the perceptions of teachers about inclusion, identifying the difficulties of teachers in the inclusion of children with PEA, verifying the training they had regarding inclusion and AED, verifying the need for continuous training and the expectations of teachers in relation to training. The results allowed us to identify that teachers tend to attribute problems related to inclusion to external factors, while at the same time highlighting continuing education as fundamental for inclusion. They add that training should be directed towards pedagogical practices and developed through modalities centered on the exchange of experiences and the analysis of contextual situations.Leite, TeresaRCIPLAlves, Marli de Souza2022-03-28T08:43:13Z2021-12-202021-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14520TID:202935817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:18.792266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades de formação contínua de professores para inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismo
title Necessidades de formação contínua de professores para inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismo
spellingShingle Necessidades de formação contínua de professores para inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismo
Alves, Marli de Souza
Inclusão
Necessidades de formação
Perturbação do espetro do autismo
Educação inclusiva
Need for training
Inclusion
Autism spectrum disorder
Inclusive education
title_short Necessidades de formação contínua de professores para inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismo
title_full Necessidades de formação contínua de professores para inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismo
title_fullStr Necessidades de formação contínua de professores para inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismo
title_full_unstemmed Necessidades de formação contínua de professores para inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismo
title_sort Necessidades de formação contínua de professores para inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismo
author Alves, Marli de Souza
author_facet Alves, Marli de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Marli de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Necessidades de formação
Perturbação do espetro do autismo
Educação inclusiva
Need for training
Inclusion
Autism spectrum disorder
Inclusive education
topic Inclusão
Necessidades de formação
Perturbação do espetro do autismo
Educação inclusiva
Need for training
Inclusion
Autism spectrum disorder
Inclusive education
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
2021-12-20T00:00:00Z
2022-03-28T08:43:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14520
TID:202935817
url http://hdl.handle.net/10400.21/14520
identifier_str_mv TID:202935817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494684680192