A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barros, Daniela Melaré Vieira, Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya, Garcia Perez, Daniela Jordão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11648
Resumo: Nossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso on-line, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abor- dagem metodológica quanti-qualitativa, a análise de conteúdo realizada por Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo.
id RCAP_8f887243804fdb4ed34f66c54b1e1d6b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11648
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitaisInteraction and collaboration in training digital pedagogical mediatorsInteraçãoColaboraçãoFormação de mediadores pedagógicosEaDInteractionCollaborationTraining of pedagogical mediatorsDistance educationNossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso on-line, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abor- dagem metodológica quanti-qualitativa, a análise de conteúdo realizada por Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo.Our research was developed in one of the classes of the on-line course, as a result of a partnership between the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the Open University of Portugal (UAb) and the Paulista State University (UNESP), for the training of 1500 students. This study presents the experience of one of the authors in the training course of digital pedagogical mediators for distance education, emphasizing the importance of interaction and collaborative work in the construction of knowledge. Engeström’s (1994) concept of expansive learning and SCHLÜNZEN’s (2015) Constructive, Contextualized, and Meaningful (CCS) approach form the basis of this study. A quantitative and qualitative methodological approach was adopted through content analysis by Bardin (2009), from which observations are made on the nature of interaction in proposed activities in the virtual learning environment (VLE) and in a group using the WhatsApp application. We can affirm that communication processes were fundamental to form the mediator teacher, an essential condition for promoting interaction and collaborative work.Repositório AbertoCzeszak, Wanderlucy A. Alves CorrêaBarros, Daniela Melaré VieiraSchlünzen, Elisa Tomoe MoriyaGarcia Perez, Daniela Jordão2022-01-19T16:07:49Z2020-04-112020-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11648por2177-8110https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1941info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:40:10Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:01.920268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais
Interaction and collaboration in training digital pedagogical mediators
title A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais
spellingShingle A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais
Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa
Interação
Colaboração
Formação de mediadores pedagógicos
EaD
Interaction
Collaboration
Training of pedagogical mediators
Distance education
title_short A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais
title_full A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais
title_fullStr A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais
title_full_unstemmed A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais
title_sort A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais
author Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa
author_facet Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa
Barros, Daniela Melaré Vieira
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
Garcia Perez, Daniela Jordão
author_role author
author2 Barros, Daniela Melaré Vieira
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
Garcia Perez, Daniela Jordão
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa
Barros, Daniela Melaré Vieira
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
Garcia Perez, Daniela Jordão
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Colaboração
Formação de mediadores pedagógicos
EaD
Interaction
Collaboration
Training of pedagogical mediators
Distance education
topic Interação
Colaboração
Formação de mediadores pedagógicos
EaD
Interaction
Collaboration
Training of pedagogical mediators
Distance education
description Nossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso on-line, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abor- dagem metodológica quanti-qualitativa, a análise de conteúdo realizada por Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-11
2020-04-11T00:00:00Z
2022-01-19T16:07:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11648
url http://hdl.handle.net/10400.2/11648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2177-8110
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135099759886336