A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11648 |
Resumo: | Nossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso on-line, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abor- dagem metodológica quanti-qualitativa, a análise de conteúdo realizada por Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo. |
id |
RCAP_8f887243804fdb4ed34f66c54b1e1d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11648 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitaisInteraction and collaboration in training digital pedagogical mediatorsInteraçãoColaboraçãoFormação de mediadores pedagógicosEaDInteractionCollaborationTraining of pedagogical mediatorsDistance educationNossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso on-line, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abor- dagem metodológica quanti-qualitativa, a análise de conteúdo realizada por Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo.Our research was developed in one of the classes of the on-line course, as a result of a partnership between the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the Open University of Portugal (UAb) and the Paulista State University (UNESP), for the training of 1500 students. This study presents the experience of one of the authors in the training course of digital pedagogical mediators for distance education, emphasizing the importance of interaction and collaborative work in the construction of knowledge. Engeström’s (1994) concept of expansive learning and SCHLÜNZEN’s (2015) Constructive, Contextualized, and Meaningful (CCS) approach form the basis of this study. A quantitative and qualitative methodological approach was adopted through content analysis by Bardin (2009), from which observations are made on the nature of interaction in proposed activities in the virtual learning environment (VLE) and in a group using the WhatsApp application. We can affirm that communication processes were fundamental to form the mediator teacher, an essential condition for promoting interaction and collaborative work.Repositório AbertoCzeszak, Wanderlucy A. Alves CorrêaBarros, Daniela Melaré VieiraSchlünzen, Elisa Tomoe MoriyaGarcia Perez, Daniela Jordão2022-01-19T16:07:49Z2020-04-112020-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11648por2177-8110https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1941info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:40:10Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:01.920268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais Interaction and collaboration in training digital pedagogical mediators |
title |
A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais |
spellingShingle |
A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa Interação Colaboração Formação de mediadores pedagógicos EaD Interaction Collaboration Training of pedagogical mediators Distance education |
title_short |
A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais |
title_full |
A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais |
title_fullStr |
A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais |
title_full_unstemmed |
A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais |
title_sort |
A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais |
author |
Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa |
author_facet |
Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa Barros, Daniela Melaré Vieira Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya Garcia Perez, Daniela Jordão |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Daniela Melaré Vieira Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya Garcia Perez, Daniela Jordão |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa Barros, Daniela Melaré Vieira Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya Garcia Perez, Daniela Jordão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação Colaboração Formação de mediadores pedagógicos EaD Interaction Collaboration Training of pedagogical mediators Distance education |
topic |
Interação Colaboração Formação de mediadores pedagógicos EaD Interaction Collaboration Training of pedagogical mediators Distance education |
description |
Nossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso on-line, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abor- dagem metodológica quanti-qualitativa, a análise de conteúdo realizada por Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-11 2020-04-11T00:00:00Z 2022-01-19T16:07:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11648 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2177-8110 https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1941 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554156789956608 |