Síndrome de Asperger: Estudo de Caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2538 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação aborda a Síndrome de Asperger, que é, em linhas gerais, caracterizada por Autismo de elevado funcionamento, manifestando-se por dificuldades de interação social, de empatia, de mudanças, por uma interpretação muito literal da linguagem, bem como, uma certa obsessão por determinados comportamentos e/ou interessestem. O objetivo desta investigação procura compreender, através da metodologia de estudo de caso, as caraterísticas de um aluno com Síndrome de Asperger e a sua interação com os seus pares, uma vez que o aluno em causa está inserido numa turma de ensino regular e também pelo fato de que a socialização/interação é uma das características primordiais desta patologia. Para a realização deste trabalho foram construídos e aplicados alguns instrumentos de recolha de informações, tais como: fichas de levantamento meio/escola/turma; grelhas de avaliação das áreas de desenvolvimento e de comportamento; teste sociométrico ao grupo, bem como, uma consulta exaustiva ao processo do aluno. Os resultados desta investigação foram de encontro ao que está descrito na literatura para a patologia em estudo. |
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