Sensory Processing Measure (SPM) - Forma sala de aula: fiabilidade, validade discriminativa e validade de construto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48423 |
Resumo: | O presente estudo de investigação teve como objetivo estudar as propriedades psicométricas da Sensory Processing Measure (SPM) – Forma Sala de Aula, contribuindo para a validação para a população portuguesa. Este instrumento de avaliação permite avaliar o processamento sensorial, a práxis e a participação social, em contexto de sala de aula, de crianças com idades compreendidas entre os cinco e os doze anos. Este estudo pretendeu dar continuidade aos estudos iniciados por Moreira (2019) e Marques (2020), contribuindo não só para o aumento da amostra, como também para colmatar as limitações sentidas nos mesmos. Recolheu-se uma amostra de 71 participantes para reforçar as amostras dos estudos anteriores (194 participantes de Moreira, 2019; e 332 participantes de Marques, 2020), findando assim o presente estudo com uma amostra total de 597 participantes, de várias regiões de Portugal Continental e Ilhas (Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viseu e arquipélago dos Açores). Os 597 participantes foram divididos em dois grupos: 1) 531 participantes constituíram o grupo com desenvolvimento típico, de forma a estudar a fiabilidade (consistência interna) e a validade de construto do instrumento; 2) 66 participantes formaram o grupo com desenvolvimento atípico, nomeadamente, com Perturbação do Espetro do Autismo, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Trissomia 21, Atraso Global do Desenvolvimento, Paralisia Cerebral, Défice Cognitivo, Hidrocefalia, Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, outras alterações genéticas e com dificuldades de aprendizagem, a fim de estudar a validade discriminativa. Obteve-se um Alpha de Cronbach de 0,96, constatando-se que a SPM – Forma Sala de Aula apresenta uma consistência interna muito elevada. Quanto à validade discriminativa, confirmou-se que o instrumento, discrimina grupos com desenvolvimento atípico de grupos com desenvolvimento típico, com resultados bastante distintos, nas suas diversas dimensões. Constatou-se ainda que a SPM – Forma Sala de Aula revela boa validade de construto, confirmando-se que a sua estrutura fatorial ajusta-se à população portuguesa. Este estudo foi um importante contributo para a validação portuguesa da SPM – Forma Sala de Aula, contribuindo para a prática baseada na evidência dos terapeutas ocupacionais portugueses, bem como para futuros estudos de investigação na área da Integração Sensorial. |
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